O impacto provocado pela pandemia do covid-19 no sistema de recursos do professor de matemática

um estudo de caso no Amazonas

Autores

  • Francisco Eteval Silva Feitosa Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-0913-3427
  • Veronica Gitirana Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberta Rodrigues Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p206-232

Palavras-chave:

Educação Matemática, Recursos, Amazonas, Pandemia

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado que visa a analisar o impacto do cenário pandêmico da Covid-19 no sistema de recursos de professores de Matemática da Educação Básica. Trazemos aqui um estudo de caso qualitativo fenomenológico realizado com nove professores do Amazonas. Os referenciais teórico e metodológico da pesquisa são a Abordagem Documental do Didático e a investigação reflexiva. Os dados foram obtidos a partir de entrevista semiestruturada gravada em vídeo e lidos à luz da análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou que a desigualdade que há entre as escolas públicas e as particulares influenciou fortemente na forma como seus professores foram impactados pela pandemia no que tange a recursos tecnológicos, infraestrutura e suporte institucional. Observamos que, com a retomada das aulas presenciais, o sistema de recursos da maioria dos professores foi enriquecido com a inserção de aplicativos como o WhatsApp e de plataformas como o Canva. Contudo, futuras pesquisas deveriam investigar se, e de que maneira, os docentes integraram esses recursos adicionais em suas atividades pedagógicas.

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Biografia do Autor

Francisco Eteval Silva Feitosa, Universidade Federal do Amazonas

Departamento de Matematica

Veronica Gitirana , Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica

Roberta Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Licenciatura em Matemática

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

SILVA FEITOSA, F. E.; GOMES FERREIRA, V. G. .; DOS SANTOS RODRIGUES, R. . . O impacto provocado pela pandemia do covid-19 no sistema de recursos do professor de matemática: um estudo de caso no Amazonas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 206–232, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p206-232. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62053. Acesso em: 5 out. 2024.