O impacto provocado pela pandemia do covid-19 no sistema de recursos do professor de matemática

um estudo de caso no Amazonas

Autores

  • Francisco Eteval Silva Feitosa Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-0913-3427
  • Veronica Gitirana Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberta Rodrigues Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p206-232

Palavras-chave:

Educação Matemática, Recursos, Amazonas, Pandemia

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado que visa a analisar o impacto do cenário pandêmico da Covid-19 no sistema de recursos de professores de Matemática da Educação Básica. Trazemos aqui um estudo de caso qualitativo fenomenológico realizado com nove professores do Amazonas. Os referenciais teórico e metodológico da pesquisa são a Abordagem Documental do Didático e a investigação reflexiva. Os dados foram obtidos a partir de entrevista semiestruturada gravada em vídeo e lidos à luz da análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou que a desigualdade que há entre as escolas públicas e as particulares influenciou fortemente na forma como seus professores foram impactados pela pandemia no que tange a recursos tecnológicos, infraestrutura e suporte institucional. Observamos que, com a retomada das aulas presenciais, o sistema de recursos da maioria dos professores foi enriquecido com a inserção de aplicativos como o WhatsApp e de plataformas como o Canva. Contudo, futuras pesquisas deveriam investigar se, e de que maneira, os docentes integraram esses recursos adicionais em suas atividades pedagógicas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Eteval Silva Feitosa, Universidade Federal do Amazonas

Departamento de Matematica

Veronica Gitirana , Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica

Roberta Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Licenciatura em Matemática

Referências

Adler, J. (2000). Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, 3(3), 205-224. https://doi.org/10.1023/A:1009903206236

Andrade, A., Negrão, F., & Vilaça, A. (2021). O ensino remoto emergencial no Amazonas nas lentes dos professores: inclusão ou exclusão. Anais do VII Congresso Nacional de Educação. https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID5113_16092021114805.pdf

Bachimont, B., & Crozat, S. (2004). Instrumentation numérique des documents: pour une séparation fonds/forme. Information-Interaction-Intelligence, 4(1), 95-104.

Ball, D. L., & Cohen, D. K. (1996). Reform by the book: What is—or might be—the role of curriculum materials in teacher learning and instructional reform? Educational researcher, 25(9), 6-14. https://doi.org/10.3102/0013189X025009006.

Bardin, L. (2015). Análise de conteúdo (1. ed.; 3 reimp.). Edições 70.

Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2017). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Vozes.

Behar, P. A. (2020). O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Rev. Bras. Enfem., 14(8), 1-8.

Bellemain, F., & Trouche, L. (2016). Compreender o trabalho dos professores na concepção e utilização recursos no seu ensino. I Simpósio Latinoamericano de Didática da Matemática.

Boff, J. (2022). A BNCC e seus desafios: o discurso dos professores sobre o processo de implementação das diretrizes na prática [Tese de doutorado em Letras, Universidade de Passo Fundo]. http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2482.

Cardoso, C. A., Ferreira, V. A., & Barbosa, F. C. G. (2020). (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 7(3), 38-46.

Couto, E. S., Couto, E. S., & Cruz, I. D. M. P. (2020). # fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, 8(3), 200-217.

Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2021). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto (5. ed.). Penso.

Fioreze, L. A., Halberstadt, F. F., Bitencourt, A. L., Brandt, N., & Rambo, P. H. S. (2021). Educação matemática durante o ensino remoto emergencial: experiências docentes de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Aprendizagens e vivências no ensino de matemática em tempos de pandemia. Editora Fi.

Gil, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social (7. ed.). Atlas.

Glesne, C. (2015). Becoming qualitative researchers: an introduction (5. ed.). Pearson.

Gueudet, G., & Trouche, L. (2012). Teachers’ work with resources: Documentational geneses and professional geneses. In G. Gueudet, B. Pepin & L. Trouche. From text to'Lived'resource (pp. 23-41). https://dx.doi.org/10.1007/978-94-007-1966-8_2.

Gueudet, G., & Trouche, L. (2008). Du travail documentaire des enseignants: genèses, collectifs, communautés. Le cas des mathé-matiques. Education et didactique, 2(3), 7-33. https://doi.org/10.4000/educationdidactique.342.

Gueudet, G., & Trouche, L. (2009). Towards new documentation systems for mathematics teachers? Educational studies in mathematics, 71, 199-218.

Gueudet, G., & Trouche, L. (2015). Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. EM TEIA, 6(3), 43. https://hal.science/hal-01539475.

Hammoud, R. (2012). Le travail collectif des professeurs en chimie comme levier pour la mise en œuvre de démarches d'in-vestigation et le développement des connaissances professionnelles: contribution au développement de l'approche documentaire du didactique [Doctoral dissertation, Université Claude Bernard]. https://theses.hal.science/tel-00762964.

Hodges, C. B., Moore, S., Lockee, B. B., Trust, T., & Bond, M. A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning

Lorenzato, S. (2012). Laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis. In S. Lorenzato (Org.), O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores (pp 3-38). Autores Associados.

Marques, P. P. M. R., Carvalho, T. R. S., & Esquincalha, A. C. (2021). Impactos da pandemia de covid-19 na rotina profissional de professores que ensinam matemática: alguns aspectos de precarização do trabalho docente. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 11(3), 19-40. https://doi.org/10.37001/ripem.v11i3.2565

Palú, J. (2020). A crise do capitalismo, a pandemia e a educação pública brasileira: reflexões e percepções. In J. A. Schütz, L. Mayer & J. Palú (Orgs.), Desafios da educação em tempos de pandemia (pp. 87-106). Ilustração.

Pastré, P. (2005). Genèse et identité. In P. Rabardel & P. Pastré (Eds.), Modèles du sujet pour la conception: dialectiques activités développement (pp. 231-260). Octarès. https://doi.org/10.4000/activites.1885.

Pepin, B., & Gueudet, G. (2018). Curriculum resources and textbooks in mathematics education. In S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education (pp. 172-176). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-15789-0_40

Pepin, B., Gueudet, G., & Trouche, L. (2013). Re-sourcing teachers’ work and interactions: a collective perspective on resources, their use and transformation. ZDM - The International Journal on Mathematics Education, 45(7), 929-944. https://doi.org/ 10.1007/s11858-013-0534-2

Prieur, M. (2016). La conception codisciplinaire de métaressources comme appui à l’évolution des connaissances des pro-fesseurs de sciences: Les connaissances qui guident un travail de préparation pour engager les élèves dans l’élaboration d’hypothèses ou de conjectures [Doctoral dissertation, Université de Lyon]. https://hal.archives-ouvertes.fr/tel-01364778v2

Remillard, J. T. (2005). Examining key concepts in research on teachers’ use of mathematics curricula. Review of educational re-search, 75(2), 211-246. https://doi.org/10.3102/00346543075002211

Rocha, K. M. (2018). Um estudo das transformações na prática do Professor oriundas da sua interação com os recursos: o aporte do conceito da trajetória Documental. II Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática.

Rocha, K. (2021). O Aporte do Conceito de Trajetória Documental para Análise do Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: o estudo do caso de uma professora francesa. In S. B. C Igliori, L. Trouche, J. P. L. da Silva, I. M. da Silva Lima, K. Moraes Rocha, E. B. de Melo Espindola & A. de Oliveira Dias. Compreender o trabalho dos professores brasileiros do Ensino Básico: uma abordagem pelos recursos (pp. 41-63). Blucher.

Rocha, K. M., & Trouche, L. (2016). A trajetória documental: uma análise da história da integração de recursos na prática do professor de matemática. Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/40917

Rondini, C. A., Pedro, K. M., & dos Santos Duarte, C. (2020). Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, 10(1), 41-57.

Silva, R. F. (2022). O Whatsapp como uma ferramenta pedagógica: os desafios e as possibilidades da aplicação de uma sequência didática tendo como base o gênero textual digital chat na modalidade de ensino remoto. Revista Discente Planície Científica, 4(1), 251-270. https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/52032

Soares, M. (2002). Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, 23(81), 143-160.

Souza, F. M., & Nascimento, R. N. A. (2020). Linguagens hibridas na ambiência do WhatsApp. In J. C. S. Monteiro, J. Lobo, M. M. Xavier & R. N. A. Nascimento (Eds.), As tecnologias digitais no processo formativo de uma geração de alunos conectados (1. ed., pp. x-y). Mentes Abertas.

Trouche, L., Gueudet, G., & Pepin, B. (2017). The documentational approach to didactics. In S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education (pp. 1-11). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-77487-9_100011-1

Trouche, L., Gueudet, G., Pepin, B., Rocha, K., Assis, C., & Igliori, S. (2020). A abordagem documental do didático. DAD-Multilingual, 2. https://hal.science/hal-02664943v2

Verceze, R. M. A. N., & Silvino, E. F. M. (2008). O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-Mirim. Práxis Educacional, 4(4), 83-102.

Vergnaud, G. (1989) La théorie des champs conceptuels. Publications mathématiques et informatique de Rennes, 6, 47-50.

Vergnaud, G. (1993). Teoria dos campos conceituais. In L. Nasser (Ed.), Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro (pp. 1-26). UFRJ.

Vérillon P., & Rabardel P. (1995). Cognition and artifacts: A contribution to the study of thought in relation to instrument activity, European Journal of Psychology of Education, 9(3), 77-101. https://doi.org/10.1007/BF03172796

Yin, R. K. (2014). Estudo de Caso: Planejamento e métodos (5. ed.). Bookman.

Publicado

2023-10-03

Como Citar

SILVA FEITOSA, F. E.; GOMES FERREIRA, V. G. .; DOS SANTOS RODRIGUES, R. . . O impacto provocado pela pandemia do covid-19 no sistema de recursos do professor de matemática: um estudo de caso no Amazonas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 206–232, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p206-232. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62053. Acesso em: 18 nov. 2024.