Recursos utilizados pela professora Fabiana para ensinar função afim no ensino médio em uma escola do campo
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p124-144Palavras-chave:
Abordagem documental do didático, Recursos, Educação do campo, Atividades produtivas camponesas, Função afimResumo
O artigo é parte de uma dissertação de mestrado[1] inserida nos domínios da Abordagem Documental do Didático (ADD) e da Educação do Campo. Objetiva apresentar uma análise dos recursos de uma professora para ensinar função afim no Ensino Médio em uma escola do Campo, as relações entre tais recursos e deles com as atividades produtivas camponesas desenvolvidas na comunidade em que a escola está situada. Adota a Metodologia de Investigação Reflexiva, no quadro da ADD, para produzir os dados com a professora, por meio dos seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas; produção de vídeo e mapa de recursos nos quais a professora apresenta os recursos para ensinar a função afim disponíveis na escola em que atua; análise do planejamento de uma aula fornecido pela professora; e observação da aula planejada. Para caracterizar as atividades produtivas camponesas desenvolvidas no município em que está a comunidade, realizaram-se um levantamento – no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) – da produção agrícola e pecuária e entrevistas semiestruturadas com moradores(as) da comunidade. Os recursos selecionados, construídos e utilizados pela professora são em sua maioria materiais – parte são recursos digitais. confecções associadas a recursos não materiais, a exemplo da referência que ela fez aos fabricos de confecções associados às realidades dos(as) estudantes. Os resultados da pesquisa apontam para algumas necessidades relacionadas às escolas do Campo, como a necessidade de vivenciar formações – iniciais e continuadas – de professores(as) referenciadas na ADD e nos princípios da Educação do Campo, para melhor estabelecer relações entre as realidades dos(as) estudantes camponeses(as) e o ensino de Matemática.
[1] A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).
[1] A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).
Referências
Adler, J. (2000). Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal for Mathematics Teacher Education, 3(3), 205-224.
Assis, C., & Trouche, L. (2021). Unindo as peças de um quebra-cabeça: perspectivas dialéticas e a gênese documental na formação inicial de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, 23(3), 399-427.
Bellemain, F., & Trouche, L. (2019). Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 9(1), 105-144.
Bittar, M. (2011). A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista, 1, 157-171.
Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Gaudêncio, F. (Orgs.). (2012). Dicionário da educação do campo. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Expressão Popular.
Gueudet, G., & Trouche, L. (2010). Des ressources aux documents, travail du professeur et genèses documentaires. In G. Gueudet & L. Trouche (Dir.), Ressources vives. Le travail documentaire des professeurs en mathématiques (pp. 57-74). Presses Universitaires de Rennes et INRP.
Hammoud, R. (2012). Le travail collectif des professeurs en chimie comme levier pour la mise en œuvre de démarches d'investigation et le développement des connaissances professionnelles. Contribution au développement de l'approche documentaire du didactique [Thèse de doctorat en Education, Lyon 1 University]. https://theses.hal.science/tel-00762964
Lima, A. S., Lima, I. M. S., & Oliveira, H. M. (2020). Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. Educação Matemática Pesquisa, 22, 731-752. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45259/pdf_1
Lima, I. M. S, Hage, S. A. M, & Souza, D. D. L. (2021). O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo. Práxis Educativa, 16, 1-17. https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16683/209209214052
Medeiros, D. J., & Lima, I. M. S. (2021). Recursos de um professor para ensinar conteúdos estatísticos nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Educação Matemática Pesquisa, 23(3), 217-246. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56444/38389
Ministério da Educação. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf
Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (2.ª versão). Brasília, DF.
Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies : une approche cognitive des instruments contemporains. Armand Colin.
Secretaria de Educação de Pernambuco. (2012). Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Parâmetros curriculares de matemática para o ensino fundamental e médio. Secretaria de Educação de Pernambuco.
Silva, J. P. (2017). Ensino de função afim em turmas de Educação de Jovens e Adultos do Campo - EJA - Campo Ensino Médio [Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico, Universidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29550
Sousa, E. C. S., Rocha, C. A., & Lima, I. M. S. (2023). Recursos de um professor para ensinar matemática em uma Escola do Campo no período pandêmico. Revemat, 1, 1-21.
Trouche, L. (2018). Comprender el trabajo de los docentes a través de su interacción con los recursos de su enseñanza - una historia de trayectorias. Educación Matemática, 30(3), 9-40. https://doi.org/10.24844/em3003.01
Trouche, L., Gueudet, G., Pepin, B., Rocha, K., Assis, C., & Igliori, S. B. C. (2020). A abordagem documental do didático. Hall-Archives-Ouverts. https://www.academia.edu/44649416/A_abordagem_documental_do_did%C3%A1tico
Vergnaud, G. (2009). The Theory of Conceptual Fields. Human Development, 52, 83-94.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).