A análise de uma aula sobre o ensino das operações matemáticas básicas a luz da teoria dos registros de representação semiótica<br>Analysis of a class on the teaching of basic mathematical operations in the light of the theory of semiotic representation records
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p326-335Palavras-chave:
Operações Matemáticas Básicas, Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Conversão, Tratamento.Resumo
Neste trabalho são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar os processos de ensino identificados em uma aula de matemática, a partir das atividades condicionas a aprendizagem matemática, segundo os preceitos teóricos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A filmagem e transcrição da aula foram utilizadas como meios para coleta e produção de dados e, as produções de Duval (2012, 2016) para fundamentar a teoria referenciada. Com base na investigação realizada constata-se a presença de atividades cognitivas de tratamentos e conversões na aula analisada, mas essas transformações ocorrem de modo bastante limitado.
Metrics
Referências
CENTURIÓN, M.; JAKUBOVIC, J. Matemática nos dias de hoje, 6º ano: na medida certa. 1.ed. São Paulo: Editora Leya, 2015.
D’AMORE, B. Epistemologia, didática da matemática e práticas de ensino. Boletim de Educação Matemática – Bolema. v.20, n.28, p.179-205, 2007.
DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT. Florianópolis, v.7, n.2, p.266-297, 2012.
__________. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT. Florianópolis, v.11, n.2, p.02-78, 2016.
FREITAS, J. L. M.; REZENDE, V. Entrevista: Raymond Duval e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Revista Paranaense de Educação Matemática – RPEM. Paraná, v.2, n.3, p.10-34, 2013.
GÁLVEZ, G. A didática da matemática. In. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Org. PARRA, C.; SAIZ, I. Tradução Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Editora Artmed, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).