Contribuições de uma abordagem linguística na formação inicial de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p092-123

Palavras-chave:

Linguagem matemática, Formação de professores, Conhecimento pedagógico do conteúdo, Atividade formativa

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática e tem como objetivo analisar as contribuições de uma atividade formativa com foco em uma abordagem linguística da Matemática e do seu ensino para a formação inicial de professores de Matemática. Esse objetivo busca responder o seguinte problema de pesquisa: de que maneira uma atividade formativa com foco em uma abordagem linguística da Matemática e do seu ensino pode contribuir para a formação inicial de professores de Matemática? Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com alunos do curso de licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA). A produção dos dados ocorreu por meio de um questionário e de gravações de áudio durante o desenvolvimento da atividade formativa, que foi um minicurso sobre uma abordagem linguística do ensino de Matemática, tendo a Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia de análise dos dados produzidos. Os resultados apontam que a atividade desenvolvida contribuiu para a formação dos licenciandos no que diz respeito: i) à identificação de desafios linguísticos no ensino de Matemática; ii) às reflexões sobre a natureza do conhecimento matemático; iii) ao incentivo à pesquisa; e iv) aos estudos teóricos de diferentes áreas da Matemática. Em conclusão, têm-se que as discussões sobre a linguagem no ensino de Matemática podem apresentar diversas contribuições para a formação docente, servindo como ponto de partida preparar professores que considerem essas discussões em suas práticas profissionais, o que pode mitigar os desafios presentes em sala de aula.

Biografia do Autor

Marlon Augusto das Chagas Barros, Universidade Federal do Pará

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2023). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA (2023-2024) e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (GELIM/IEMCI/UFPA). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos temas: Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Linguagem (da) Matemática e Formação de Professores que Ensinam Matemática.

 

Paulo Vilhena da Silva , Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (área de concentração: Educação Matemática) (UFPA, 2016). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (área de concentração: Educação Matemática) (UFPA, 2011). Possuo graduação em Licenciatura Plena em Matemática (UFPA, 2008). Sou professor efetivo do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (UFPA), atuando na Licenciatura em Matemática e no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA) e no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (GELIM) (IEMCI/UFPA) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Educação Matemática (GEEM) (ICEN/UFPA). Atualmente pesquisa a respeito das influências da linguagem no ensino da Matemática, tendo a filosofia da linguagem, de Ludwig Wittgenstein, como principal subsidio teórico. 

Referências

Almeida, P. C. A., & Biajone, J. (2017). Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e pesquisa, 33(1), 281-295. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200007.

Angelo, C. B. (2022). As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica. REMATEC, 17(41), 76-91. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p76-91.id437.

Barata, R. C. (2017). A compreensão de expressões algébricas sob a perspectiva da filosofia de Wittgenstein. [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará]. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13218.

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.

Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

Costa, D. E., Moraes, M. S. F., & Silveira, M. R. A. da. (2016). Um estudo sobre problemas de tradução relativos às propriedades de limites de função real de uma variável real. Educação Matemática Pesquisa: Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 18(1), 203-216. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20401.

Cunha, S., & Velasco, J. (2019). Introdução à Gramática da Linguagem Matemática. Editora Ciência Moderna.

D’Ambrosio, B. H. (1993). Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, 4(1), 35-41.

Feio, E. S. P. (2009). Matemática e linguagem: um enfoque na conversão da língua natural para a linguagem matemática. [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará]. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2664.

Fiorentini, D. (1995). Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, 3(1), 1-38. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877

Garcia, V. C. V. (2009). Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? Por que ensinar? Como se ensina e como se aprende? Educação, 32(2), 176-184. https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/5516.

Gottschalk, C. M. C. (2004). A natureza do conhecimento matemático sob a perspectiva de Wittgenstein: algumas implicações educacionais. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, 14(2), 305-334. https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/739.

Imbernón, F. (2008). Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Editora Cortez.

Jourdain, L. V., & Sharma, S. (2016). Language challenges in mathematics education: A literature review. Waikato Journal of Education, 21(2), 43–56. https://doi.org/10.15663/wje.v21i2.269.

Machado, N. J., D'Ambrosio, U., & Arantes, V. A. (2014). Ensino de Matemática: pontos e contrapontos. Editora Summus.

Marconi, M. A., & Lakatos, E, M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. Editora Atlas.

Moraes, A. M., & Fonseca, J. J. S. (2017) Metodologia da Pesquisa Científica. INTA.

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. Unijuí.

Nóvoa, A. (1992). Formação de professores e a profissão docente. In A. Nóvoa (Org.). Os professores e sua formação. (pp. 13-33). Editora Dom Quixote.

Oliveira, M. M. (2013). Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Editora Vozes.

Pimm, David. (2002). El lenguaje matemático en el aula. Editora Morata.

Radford, L., & Barwell, R. (2016). Language in Mathematics Education Research. In Á. Gutiérrez, G. C. Leder, & P. Boero (Org.). The second handbook of research on the psychology of mathematics education. (pp. 235-313). Sense.

Rojano, T. (1994). La matemática escolar como linguaje: nuevas perspectivas de investigación y enseñanza. Enseñanza de las Ciencias.. Revista de investigación y experiencias didácticas, 12(1), 45-56. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.4483.

Scheleppegrell, M. J. (2007). The linguistic challenges of mathematics teaching and learning: A research review. Reading & writing quarterly, 23(2), 139-159. https://doi.org/10.1080/10573560601158461.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, 15(2), 4-14. https://www.jstor.org/stable/1175860.

Silva, C. E. S. (2019). Alfabetização Matemática na Perspectiva da Linguagem. REMATEC, 14(31), 28–48. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p28-48.id186.

Silva, P. V., Silveira, M. R. A., & Cruz, J. V. (2019). Uma reflexão sobre a busca por uma comunicação imune a mal-entendidos nas aulas de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 8(16), 138-155. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.138-155.

Silveira, M. R. A. (2014). Tradução de textos matemáticos para a linguagem natural em situações de ensino e aprendizagem. Educação Matemática e Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 16(1), 47-73. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/15338.

Silveira, M. R. A. (2018). Aprendizagem de Conceitos Matemáticos: tradução de códigos e aplicação de regras. Perspectivas da Educação Matemática, 11(25), 162-174. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5238.

Silveira, M. R. A. (2020a). Linguagem como Ferramenta para a Compreensão de Conceitos Matemáticos. Perspectivas da Educação Matemática, 13(22), 1-14. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5238.

Silveira, M. R. A. (2020b). A ênfase da linguagem na educação matemática: das palavras incertas às palavras com sentido. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 11(1), 1-12. https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2238/1354.

Teixeira Júnior, V. P., Silva, P. V., & Melo, L. A. S. (2023). Gramática e tradução de textos matemáticos: reflexões para a Educação Matemática. Revista de Educação Matemática, 20(1), e023077. https://doi.org/10.37001/remat25269062v20id782.

Thompson, D. R., & Rubenstein, R. N. (2000). Learning mathematics vocabulary: Potential pitfalls and instructional strategies. The Mathematics Teacher, 93(7), 568-574. https://www.jstor.org/stable/27971502.

Zuchi, I. (2004). A importância da linguagem no ensino de matemática. Educação Matemática em Revista. 16(1), 49-55. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1056.

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Barros, M. A. das C., & Silva , P. V. da . (2025). Contribuições de uma abordagem linguística na formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(1), 092–123. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p092-123