Contribuições de uma abordagem linguística na formação inicial de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p092-123Palavras-chave:
Linguagem matemática, Formação de professores, Conhecimento pedagógico do conteúdo, Atividade formativaResumo
O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática e tem como objetivo analisar as contribuições de uma atividade formativa com foco em uma abordagem linguística da Matemática e do seu ensino para a formação inicial de professores de Matemática. Esse objetivo busca responder o seguinte problema de pesquisa: de que maneira uma atividade formativa com foco em uma abordagem linguística da Matemática e do seu ensino pode contribuir para a formação inicial de professores de Matemática? Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com alunos do curso de licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA). A produção dos dados ocorreu por meio de um questionário e de gravações de áudio durante o desenvolvimento da atividade formativa, que foi um minicurso sobre uma abordagem linguística do ensino de Matemática, tendo a Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia de análise dos dados produzidos. Os resultados apontam que a atividade desenvolvida contribuiu para a formação dos licenciandos no que diz respeito: i) à identificação de desafios linguísticos no ensino de Matemática; ii) às reflexões sobre a natureza do conhecimento matemático; iii) ao incentivo à pesquisa; e iv) aos estudos teóricos de diferentes áreas da Matemática. Em conclusão, têm-se que as discussões sobre a linguagem no ensino de Matemática podem apresentar diversas contribuições para a formação docente, servindo como ponto de partida preparar professores que considerem essas discussões em suas práticas profissionais, o que pode mitigar os desafios presentes em sala de aula.
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