Microexclusão e estudantes imigrantes

Autores

  • Manuella Carrijo Unesp/Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p261-283

Palavras-chave:

Estudantes Imigrantes, Educação Matemática Inclusiva, Normalização, Orientalismo

Resumo

Este artigo é teoricamente conduzido por dados de pesquisa de doutorado. A correspondente pesquisa de doutorado envolveu quinze participantes residentes no Brasil: imigrantes e pais de estudantes imigrantes do Haiti e da Venezuela e professores de matemática em escolas com estudantes imigrantes em São Paulo (Brasil). A pesquisa visa considerar exclusões social e racialmente estruturadas, discutir perspectivas e abordagens e desafiar a educação matemática com estudantes imigrantes para ações inclusivas. Pensar o que pode significar a inclusão e a educação matemática inclusiva com estudantes imigrantes vai no sentido de vislumbrar as raízes do que pode obstruir tal processo, o que significa trilhar o caminho para desvendar os processos de exclusão e violência contra a população imigrante. As vozes dos imigrantes e dos professores serão ouvidas neste artigo para apoiar as discussões sobre as questões em torno da educação matemática inclusiva. Apresento situações que ilustram como o contexto inclusivo pode vir acompanhado de microexclusões em práticas sutis. As microexclusões tendem a isolar as pessoas em um determinado ambiente, mesmo naquele ambiente considerado inclusivo. Este artigo visa, em particular, discutir uma situação crucial: as barreiras à inclusão de estudantes imigrantes têm a ver com vários níveis de estruturas sociais opressoras. Identifico cinco tipos de microexclusão relacionados aos imigrantes relacionados à exotização, identificação enganosa, tratamento do cidadão de segunda classe, assimilação e desprestígio.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Manuella Carrijo, Unesp/Rio Claro

Doutora em Educação Matemática

Referências

Baber, S. (2007). Interplay of Citizenship, Education and Mathematics: Formation of Foregrounds of Pakistani Immigrants in Denmark. [Ph.D. dissertation]. Aalborg University, Department of Education, Learning and Philosophy.

Barros, D. D. (2017). Formação inicial de professores de matemática na perspectiva da educação inclusiva: contribuições da disciplina de Libras. (Pre-service training of mathematics teachers from the perspective of inclusive education: contributions from the Libras discipline). Dissertação de mestrado, São Paulo State University (Unesp), Rio Claro/SP.

Carneiro, C. (2018 a). Políticas migratórias no Brasil e a instituição dos “indesejados”: a construção histórica de um Estado de exceção para estrangeiros. Revista Opinião Jurídica, 16, pp. 56-85. doi:http://dx.doi.org/10.12662/2447-6641oj.v16i22.p56-85.2018

Civil , M. (2012). Mathematics Teaching and Learning of Immigrant Students: An Overview of The Research Field Across Multiple Settings. Em O. Skovsmose, & B. Greer (Eds.), Opening the Cage: Critique and Politics of Mathematics Education (pp. 127–142). SensePublishers Rotterdam. doi:https://doi.org/10.1007/978-94-6091-808-7_6

Faustino, A. C., Moura, A. Q., Silva, G. H., Muzinatti, J. L., & Skovsmose, O. (2018). Macroinclusion and microexclusion on education contextl. Revista Eletrônica de Educação, 12(3), pp. 898–911.

Faustino, C. A., Moura, A. Q., Silva, G. H., Muzinatti, J. L., & Skovsmose , O. (2019). Microexclusion in Inclusive Mathematics Education. Em D. Kollosche, R. Marcone, M. Knigge, M. G. Penteado, & O. Skovsmose (Eds.), Inclusive Mathematics Education: State-of-the-Art Research from Brazil and Germany (pp. 55–70). Springer. doi:https://doi.org/10.1007/978-3-030-11518-0_6

Figueiras, L., Healy, L., & Skovsmose, O. (2016). Difference, inclusion, and mathematics education: Launching a research agenda. IJSME – International Journal for Studies in Mathematics Education, 9(3), pp. 15-35. doi:https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n3p15-35

Fromm , E. (1970). Psicanálise da sociedade contemporânea (6 ed.). Rio de Janeiro: Zahar.

Kalwant, B., & Preston, J. (Eds.). (2012). Intersectionality and Race in Education. London: Routledge.

Laville,C; Dionne, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.Porto Alegre : Artmed : BeloHorizonte: Editora UFMQ 1999. 339 p.

Marcone, R. (2015). Deficiencialismo: A invenção da deficiência pela normalidade. (Deficiencialism: The invention of disability by normality). Doctoral dissertation, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Marcone, R. (2019). Who Can Learn Mathematics? Em D. Kollosche, R. Marcone, M. Knigge, M. G. Penteado, & O. Skovsmose (Eds.), Inclusive Mathematics Education: State-of-the-Art Research from Brazil and Germany (pp. 41–53). Springer. doi:https://doi.org/10.1007/978-3-030-11518-0_5

Martin, D. B. (2013). Race, racial projects, and mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, 44(1), pp. 316–333. doi:https://doi.org/10.5951/jresematheduc.44.1.0316

Martin, D. B. (2019). Equity, inclusion, and antiblackness in mathematics education. Race Ethnicity and Education, 22(4), pp. 459-478. doi:https://doi.org/10.1080/13613324.2019.1592833

Martin, D. B., Price, P. G., & Moore, R. (2019). Refusing Systemic Violence Against Black Children: Toward a Black Liberatory Mathematics Education. Em Critical Race Theory in Mathematics Education (pp. 32-55). New York: Routledge. doi:https://doi.org/10.4324/9781315121192

Martin, D. B. (2021). Rethinking equity and inclusion as racial justice models in mathematics education. [Online workshop] Workshop on Mathematics and Racial Justice. Mathematical Sciences Research Institute. Chicago, United States. https://www.msri.org/workshops/1012/schedules/29801

Moura, A. Q. (2020). O encontro entre surdos e ouvintes em cenários para investigação: Das incertezas às possibilidades nas aulas de matemática (Meetings amongst deaf and hearing students in landscapes of investigation: From uncertainties to possibilities in mathematics class. Doctoral dissertation, São Paulo State University (Unesp).

Oliveira, L. (2019). Imigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulo (Immigrants, xenophobia and racism: an analysis of conflicts in municipal schools in São Paulo). Doctoral Dissertation, Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), Postgraduate Program in Education, São Paulo.

Padilha, A. M., & Oliveira, I. M. (Eds.). (2013). Universalização da educação escolar: embates, resistências e anúncios. Campinas-SP: Papirus.

Penteado, M. G., & Marcone, R. (2019). Inclusive Mathematics Education in Brazil. Em D. Kollosche, R. Marcone, M. Knigge, M. G. Penteado, & O. Skovsmose (Eds.), Inclusive Mathematics Education: State-of-the-Art Research from Brazil and Germany (pp. 7–12). Springer. doi:https://doi.org/10.1007/978-3-030-11518-0_2

Said, E. W. (2007). Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Companhia das Letras.

Silva, G. H., & Powell, A. B. (2016). Microagressoes no ensino superior nas vias da Educacão Matemática (Microaggressions in higher education occurring in mathematics education). Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 9(3), pp. 44–76.

Silva, G. H., Lautert, S. L., Carmo, J. d., Santos, E. M., & Santos, D. E. (2023). Microaggressions in the context of teaching and learning of Mathematics: a theoretical-conceptual analysis. Educação Matemática Pesquisa, 25(1), pp. 283-304. doi:http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p41-69

Skovsmose, O. (2005). Travelling through education: Uncertainty, mathematics, responsibility. Sense Publishers.

Skovsmose. O. Inclusions, Meetings and Landscapes. In: KOLLOSCHE, D; MARCONE, R; KNIGGE, M; PENTEADO, M.; SKOVSMOSE, O., (Ed.). Inclusive Mathematics Education. Cham: Springer, p. 71-84. (2019).

Skovsmose, O. (2023). Critical mathematics education. Springer.

Solórzano, D. G., & Huber, L. P. (2020). Racial Microaggressions: Using Critical Race Theory to Respond to Everyday Racism. Teachers College Press.

Sue, D. W., & Spanierman, L. (2020). Microaggressions in everyday life (Second Edition ed.). John Wiley & Sons.

Tummala-Narra, P. (2020). Intersectionality in the immigrant context. Em M. Belkin, & C. White, Intersectionality and Relational Psychoanalysis (pp. 119-143). Routledge. doi:https://doi.org/10.4324/9780429344312-9

Valoyes-Chavez, L., & Andrade-Molina, M. V. (2022). Black Immigrant Children: Abjection, In(ex)clusion and School Mathematics Reform. Magis, Revista Internacional De Investigación En Educación, 15, pp. 1–24. doi:https://doi.org/10.11144/Javeriana.m15.bica

Valoyes-Chávez, L., Montecino, A., & Guzmánc, P. (2021). Global mobility and processes of racialisation: the case of immigrant adults in mathematics education. Research in Mathematics Education, 23(3), pp. 248-261. doi:https://doi.org/10.1080/14794802.2021.1993979

Yosso, T. (March de 2005). Whose culture has capital? A critical race theory discussion of community cultural wealth. Race Ethnicity and Education, 8(1), pp. 69–91. doi:https://doi.org/10.1080/1361332052000341006

Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar