Diferentes dimensões do ensino e aprendizagem do Cálculo
Mots-clés :
ensino do Cálculo, professor-aluno, dimensão epistemológica.Résumé
Neste artigo o objetivo é discutir diferentes componentes envolvidas no ensino e aprendizagem do Cálculo, em particular aquelas referentes ao próprio saber matemático e às expectativas dos sujeitos envolvidos no processo: estudantes e professores. Partindo de uma breve contextualização do estado das pesquisas referentes ao ensino superior, apresentamos o projeto sobre o tema, que vem sendo desenvolvido há aproximadamente uma década com alunos de mestrado e doutorado em Educação Matemática. São descritos os objetivos de sub-temas e os pressupostos metodológicos que tem guiado o andamento do projeto. As dissertações e teses defendidas forneceram os resultados organizados sob diferentes perspectivas; tais resultados apontam para o fato de que considerar diferentes dimensões envolvidas no processo pode desvendar informações que favorecem a compreensão da causa de dificuldades presentes na aprendizagem do Cálculo. Abstract In this paper we aim to discuss the different components involved in teaching and learning of calculus, in particular those related to their own mathematical knowledge and expectations of individuals involved in the process: students and teachers. Starting with a brief background of the state of research concerning higher education, we present the project on the subject, which has being developed about a decade ago with masters and doctoral students in Mathematics Education. It is described the goals of sub-themes and methodological assumptions that have guided the project's progress. Dissertations and theses already approved provided the results organized from different perspectives, these results point out the fact that considering different dimensions involved in the process can uncover information that promote the understanding of the cause of difficulties in the learning of Calculus. Keywords : Teaching Calculus ; teacher-student ; epistemological dimensionMétriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2011-10-27
Comment citer
DA SILVA, B. A. Diferentes dimensões do ensino e aprendizagem do Cálculo. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 393–413, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7101. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).