Aprendizagem baseada em problemas no ensino de estatística
uma análise comparativa e reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p209-228Palavras-chave:
Metodologia ativa, Aprendizagem baseada em problemas, Ensino tradicional, Ensino de estatísticaResumo
O presente artigo tem como objetivo fazer faz uma análise comparativa da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas com o Método Tradicional de Ensino, como uma alternativa para o ensino de Estatística. Este ensaio teórico foi realizado para discutir as características da Aprendizagem Baseada em Problemas para o ensino de Estatística, bem como as vantagens em relação ao Método Tradicional de ensino. A utilização de metodologias ativas, particularmente a aqui adotada, pode atingir os objetivos educacionais e capacitar os estudantes para as demandas e mudanças da sociedade contemporânea. Isso se deve ao fato de que, ao investigar e resolver problemas da metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos podem desenvolver competências e habilidades sociais, tornando-se agentes ativos de sua aprendizagem. Sendo assim, a metodologia de ensino ABP pode oferecer benefícios significativos para a Educação Estatística. Ao promover uma aprendizagem ativa, desenvolver competências cognitivas, integrar teoria e prática, capacitar para a cidadania e oferecer diretrizes práticas, a metodologia de ensino ABP pode transformar a forma como a Estatística é ensinada e aprendida, preparando os estudantes para os desafios da sociedade contemporânea.
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