Aprendizagem baseada em problemas no ensino de estatística

uma análise comparativa e reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p209-228

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Aprendizagem baseada em problemas, Ensino tradicional, Ensino de estatística

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer faz uma análise comparativa da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas com o Método Tradicional de Ensino, como uma alternativa para o ensino de Estatística. Este ensaio teórico foi realizado para discutir as características da Aprendizagem Baseada em Problemas para o ensino de Estatística, bem como as vantagens em relação ao Método Tradicional de ensino. A utilização de metodologias ativas, particularmente a aqui adotada, pode atingir os objetivos educacionais e capacitar os estudantes para as demandas e mudanças da sociedade contemporânea. Isso se deve ao fato de que, ao investigar e resolver problemas da metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos podem desenvolver competências e habilidades sociais, tornando-se agentes ativos de sua aprendizagem. Sendo assim, a metodologia de ensino ABP pode oferecer benefícios significativos para a Educação Estatística. Ao promover uma aprendizagem ativa, desenvolver competências cognitivas, integrar teoria e prática, capacitar para a cidadania e oferecer diretrizes práticas, a metodologia de ensino ABP pode transformar a forma como a Estatística é ensinada e aprendida, preparando os estudantes para os desafios da sociedade contemporânea.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues, UTFPR

Doutorando do programa de Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT

Guataçara dos Santos Junior , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina Probabilidade e Estatística para cursos de Engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, cursos de mestrado e doutorado, onde orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada.

Referências

Almeida, V. O., & Macêdo, C. S. (2018). Limites e possibilidades da aprendizagem baseada em problemas (ABP) no ensino de ciências. Acta tecnológica, 13(2), 91-114.

Aquilante, A. G. et al. (2011). Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção. Revista Brasileira de Educação Médica, 35(02), 147-156.

Anasagasti, J., & Berciano, A. (2016). El aprendizaje de la estadística a través de PBL con futuros profesores de primaria. Contextos Educativos, 1 (extraordinario), 31-43.

Barco Rojas, C. A. (2021). Aprendizaje Baseado en Problemas para la Enseñanza de la Matemática: una revisión sistemática entre 2010 y 2019. [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá].

Barbosa, E. F., & de Moura, D. G. (2013). Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, 39(2), 48-67. https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349

Berbel, N. A. N. (1998). A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2, 139-154.

Bland, J. M. (2004). Teaching statistics to medical students using problem-based learning: the Australian experience. BMC Medical Education, 4, 1-5.

Borochovicius, E., & Tassoni, E. C. (2021). Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino fundamental. Educação em Revista, 37. https://doi.org/10.1590/0102-469820706

Borochovicius, E., & Tortella, J. C. B. (2014). Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 22(83), 263-293.

Brighente, M. F., & Mesquida, P. (2016). Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, 27, 155-177. https://doi.org/10.1590/0103-7307201607909

Cazorla, I. M. et al. (2022). Potencialidades do ensino de Estatística como mobilizador de empoderamento e engajamento social. Revista Baiana de Educação Matemática, 3(01). https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.1572

Darmawan, M., & Hidayah, N. Y. (2017). Application of scl-pbl method to increase quality learning of industrial statistics course in department of industrial engineering pancasila university. In IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, 277(1). https://doi.org/10.1088/1757-899X/277/1/012037

De Bortoli, A. F. et al. (2020). Estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação (2016-2019): uma análise das políticas de CTI no Brasil. COLÓQUIO: Revista do Desenvolvimento Regional, 17(4), 94-113. https://doi.org/10.26767/1808

De Godoi, K. A. et al. (2020). Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no Ensino Fundamental: uma revisão sistemática de literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 21(3), 244-249. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p244-249

Diesel, A. et al. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268-288. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Ferrarini, R. et al. (2019). Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, 57(52). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52id15762

Frei, F. (2020). Aprendizagem baseada em problemas (abp) aplicada ao ensino de estatística inferencial não paramétrica no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 11(1), 13-26. https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1.1842

Freire, P. (1974). Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra.

Freire, P. (1987). A alfabetização como elemento de formação da cidadania. Política e Educação.

Freire, P. (1994). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Garcia, G. P. (2014). O Ensino de Engenharia e o Método PBL. Seminário Internacional de Educação Superior, 16, 39-44.

Hung, W. (2016). All PBL starts here: The problem. Interdisciplinary Journal of problem-based learning, 10(2). https://doi.org/10.7771/1541-5015.1604

Krüger, L. M., & Ensslin, S. R. (2013). Método Tradicional e Método Construtivista de Ensino no processo de Aprendizagem: uma investigação com os acadêmicos da disciplina Contabilidade III do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Organizações em Contexto, 9(18), 219-270. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=534256499009

Leão, D. M. M. (1999). Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa, 107, 187-206.

Lima, P. H. et al. (2021). Análise das principais metodologias ativas utilizadas no ensino de matemática na educação básica: um estudo bibliográfico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 9(2). https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12530

Lopes, R. M. et al. (2019). Características gerais da aprendizagem baseada em problemas. In R. M. Lopes, M. Veranio Filho & N. G. Alves (Orgs.), Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores (pp. 45-72). Publiki.

Malheiro, J., & Diniz, C. (2008). Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências: Mudando atitudes de alunos e professores. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 4, 1-10. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v4i0.1721

Moran, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, 2(1), 15-33. http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf

Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In L. Bacich & J. Moran (Orgs.), Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática (pp. 35-76). Penso Editora.

Oliveira, S. L. D. et al. (2020). Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34, 764-785. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20

Paiva, M. R. F. et al. (2016). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, 15(2). https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049

Palfrey, J., & Gasser, U. (2011). Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Artmed.

Pereira, C. S. (2022). Caminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisador. [Tese de doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba]

Perin, A. P. (2019). Educação Estatística Crítica: um estudo das práticas discente em um curso de tecnologia. [Tese de doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista de Rio Claro, Rio Claro].

Perin, A. P., & Campos, C. R. (2020). A competência crítica em Metodologias Ativas: uma abordagem por meio de Modelagem Matemática. Pesquisa e Ensino, 1. http://dx.doi.org/10.37853/pqe.e202043

Perin, A. P., & Ribeiro Campo, C. (2022). Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 2º ano do ensino médio. Revista Baiana de Educação Matemática, 3(1). https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15645

Schreiber, K. P., & Porciúncula, M. (2021). Conhecimentos mobilizados por professores ao refletir sobre o percurso formativo e a prática pedagógica na perspectiva da educação estatística. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 10(2). https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5384

Rodríguez-Villalobos, R. et al. (2020). Desarrollo de la metodología de aprendizaje basado en problemas en un curso de ingeniería. Revista Digital Educación en Ingeniería, 15(30), 26-33. https://doi.org/10.26507/rei.v15n30.1122

Silva, J. F., & Schimiguel, J. (2016). Problem-based Learning, Educação Estatística e Educação a Distância: um estudo teórico sobre possíveis convergências no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 7(3), 32-52. https://doi.org/10.26843/rencima.v7i3.1169

Silveira, D. P. et al. (2020). As múltiplas interfaces da atuação docente: um debate no campo da educação. In D. P. Silveira et al. (Orgs.). Saberes Sociais. Editora Ilustração.

Sousa, S. D. O. (2010). Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedade. Acta Scientiarum. Education, 32(02), 237-245. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i2.11170

Souza, D. V. (2016). O ensino de noções de cálculo diferencial e integral por meio da aprendizagem baseado em problemas. [Dissertação de mestrado em ensino de ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, São Paulo].

Souza, S. C., & Dourado, L. G. P. (2015). Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Hollos, 5, 182-200. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2880

Spada, A. B. D. (2019). Metodologias ativas de aprendizagem: um estudo com professores de matemática na graduação. [Tese de doutorado em Educação Matemática, Universidade Anhanguera, São Paulo].

Tangerino, L. I. (2017). Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de matemática em um curso técnico integrado ao ensino médio. [Dissertação de Mestrado em Ciências e Tecnologia, Instituto Federal de Educação de São Paulo, São Paulo].

Veras, M. (2011). Inovação e métodos de ensino para nativos digitais. Atlas.

Vidic, A. D. (2007). Types of problems in problem-based learning. Didactica Slovenica-pedagoska obzorja, 22(3-4), 13-27.

Publicado

2024-09-01

Como Citar

DOMINGUES, M. A. F. G.; SANTOS JUNIOR , G. dos . Aprendizagem baseada em problemas no ensino de estatística: uma análise comparativa e reflexiva. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 209–228, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i2p209-228. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/67165. Acesso em: 18 set. 2024.