Questões de gênero no currículo de matemática: atividades do livro didático <br> Gender Issues in the Mathematics Curriculum: Didactic Book Activities

Autores

  • Deise Maria Xavier de Barros Souza UFMS
  • Marcio Antonio da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p374-392

Palavras-chave:

Educação Matemática, currículo, questões de gênero.

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa de doutorado ainda em andamento que interroga marcas de gênero no currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Problematiza o currículo de matemática em uma interlocução com teorizações contemporâneas, interrogando marcas discursivas de gênero heteronormativas articuladas ao conhecimento matemático para a construção de identidades excludentes, em um movimento na análise do discurso. O trabalho analítico no princípio multiplicativo de atividades matemáticas faz aparente a instituição de modos de vida que aprisionam os sujeitos interpelados pelo discurso do currículo de matemática, calando qualquer forma de representação fora de uma norma discursiva de uma sociedade sexual reprodutora.

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Biografia do Autor

Deise Maria Xavier de Barros Souza, UFMS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS.

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS, Brasil. Líder do GPCEM (Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática). Endereço para correspondência: Cidade Universitária, Caixa Postal 549, CEP: 79070-900, Campo Grande/MS, Brasil.

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática