Estudo Completo das Funções Seno e Cosseno com o Apoio do Software GeoGebra

Autores

  • Moises Alberto Namburete Escola Secundaria da Munhuana
  • Cândido Jordão Covele scola Secundária da Munhuana
  • Evaristo Alves Pascoal Escola Secundária da Munhuana
  • Edgar Luciano Moises

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p196-217

Palavras-chave:

GeoGebra & STEAM, Funções seno e cosseno, Aprendizagem Significativa

Resumo

A presença das tecnologias nas mais variadas camadas da sociedade vem impondo novos modelos metodológicos do processo de ensino e aprendizagem e mudanças na concepção de diversos processos educativos. O presente artigo resulta de um estudo de caso descritivo-interpretativo e avaliativo, essencialmente qualitativo, com objetivo de compreender como o software GeoGebra pode contribuir no estudo completo das funções trigonométricas seno e cosseno a partir da análise gráfica, baseado na realização de tarefas, desenvolvidas em uma turma de 50 alunos da 11ª Classe na Escola Secundária da Munhuana localizada na cidade de Maputo. Este estudo se enquadra no âmbito do projeto de investigação do pós-doutoramento subordinada ao tema “GeoGebra e STEAM: implicações para a melhoria da Educação Matemática e das Ciências Naturais em Moçambique”. Os principais resultados ressaltam a autonomia e o maior envolvimento dos alunos na resolução de tarefas, maior interação aluno-software, apropriação dos conteúdos, construção de modelos e manipulação de parâmetros.

Palavras-Chave: GeoGebra & STEAM; Funções seno e cosseno; Aprendizagem Significativa.

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Biografia do Autor

Cândido Jordão Covele, scola Secundária da Munhuana

Professor de Física na Escola Secundária da Munhuana

Evaristo Alves Pascoal, Escola Secundária da Munhuana

Professor de Matemática e TIC na Escola Secundária da Munhuana

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Namburete, M. A., Covele, C. J., Pascoal, E. A., & Moises, E. L. (2024). Estudo Completo das Funções Seno e Cosseno com o Apoio do Software GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(1), 196–217. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p196-217