O software GeoGebra na Concepção de Micromundo

Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros, Elen Priscila Stivam

Resumo


A semântica principal de um micromundo deve ser uma linguagem que permita ao aluno transferir suas habilidades cotidianas para construção do conhecimento científico, sob uma perspectiva construcionista, onde a interação do sujeito com o computador é a principal característica. O software GeoGebra possui potencialidades para auxiliar o aluno na construção do conhecimento, mas muitos professores ainda não conhecem tais qualidades. Deste modo, realizamos um estudo teórico sobre o software, que embasa duas pesquisas qualitativas de mestrado, nas quais o GeoGebra foi analisado como um ambiente que permite a construção de um micromundo e apresentado como alternativa para o estudo da Matemática.

Palavras Chave: GeoGebra; micromundo; construcionismo.

Abstract

The main semantics of a microworld must be a language that allows the student to transfer their skills to everyday construction of scientific knowledge, from a constructionist perspective, where the subject's interaction with the computer is the main feature. The software GeoGebra has the potential to assist the student in constructing knowledge, but many teachers still do not know these qualities. Thus, we performed a theoretical study on the software that supports two qualitative research Masters in which the GeoGebra has been analyzed as an environment that allows construction of a microworld and is presented as an alternative for the study of mathematics.

Keywords: GeoGebra; microworld; constructionism.


Palavras-chave


Palavras-Chave: GeoGebra; micromundo; construcionismo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.