GeoGebra Discovery at EGMO 2022
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p005-016Palavras-chave:
GeoGebra, Prova Automática, Geometria Euclidiana, Olimpíadas, EGMOResumo
Este estudo mostrará a capacidade (ou incapacidade) da GeoGebra Discovery de lidar com problemas de geometria euclidiana propostos na recente Olimpíada Europeia de Matemática das Meninas (Hungria, 6 a 12 de abril de 2022). Após uma breve introdução ao contexto desta Olimpíada e ao programa GeoGebra Discovery, os problemas serão descritos e será feita uma tentativa de resolvê-los com a GeoGebra Discovery, finalmente apontando a relação entre as dificuldades encontradas pelos membros da equipe e pela GeoGebra, que podem contribuir para o estabelecimento de critérios sobre o interesse (e complexidade) dos resultados obtidos automaticamente.
Downloads
Metrics
Referências
Bak, P. (2020): Automated generation of planar geometry Olympiad problems. Master Thesis. Pavol Josef Šafárik University in Košice.
Espinoza, J.; Lupiáñez, J.L.; Segovia, I. (2022): A Study of the Complexity of Problems Posed by Talented Students in Mathematics. Mathematics,10,1841. https:// doi.org/10.3390/math10111841
European Girls’ Mathematical Olympiad. [EGMO] (April 26, 2022). https://www.egmo.org
European Girls’ Mathematical Olympiad 2022. [EGMO2022] (April 26, 2022). https://www.egmo.org/egmos/egmo11/
Gao, H.; Li, J.; Cheng J.: (2019): Measuring Interestingness of Theorems in Automated Theorem Finding by Forward Reasoning Based on Strong Relevant Logic. In: 2019 IEEE International Conference on Energy Internet (ICEI), pp. 356–361, doi:10.1109/ICEI.2019.00069.
Hanna, G.; Yan, X. (2021): Opening a discussion on teaching proof with automated theorem provers. For the Learning of Mathematics 41(3):42--46.
Kovács, Z.: GeoGebra Discovery. A GitHub project. (April 26, 2022). https://github.com/kovzol/geogebra-discovery.
Problems: European Girls’ Mathematical Olympiad 2022, [Problems:EGMO2022], 2022). https://www.egmo.org/egmos/egmo11/solutions.pdf
Quaresma, P.; Santos, V.; Graziani, P.; Baeta, N. (2020): Taxonomy of geometric problems. Journal of Symbolic Computation 97, 31–55.
Quaresma, P.; Santos, V. (2022): Four Geometry Problems to Introduce Automated Deduction in Secondary Schools. In: J. Marcos, W. Neuper and P. Quaresma (Eds.): Theorem Proving Components for Educational Software 2021 (ThEdu’21): EPTCS 354, 2022, pp. 27-42, http://eptcs.web.cse.unsw.edu.au/paper.cgi?ThEdu21.3
Real Sociedad Matemática Española. Comisión de Olimpiadas. [RSME], (April 26, 2022). https://www.rsme.es/la-sociedad/organizacion-interna/comisiones-comites-y-grupos/comision-de-olimpiadas/
Real Sociedad Matemática Española: European Girls’ Mathematical Olympiad. [RSME-EGMO], (April 26, 2022). https://www.rsme.es/european-girls-mathematical-olympiad/
Recio, T.; Van Vaerenbergh, S.; Vélez, M. P. (2020). Herramientas de Razonamiento Automático en GeoGebra: qué son y para qué sirven. Unión, Revista Iberoamericana de Educación Matemática. Año XVI - Número 59. Agosto 2020, páginas 08-15. https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/202
Santos, V.; Baeta, N.; Quaresma, P. (2019): Geometrography in Dynamic Geometry. The International Journal for Technology in Mathematics Education, vol. 26, no. 2, June 2019, pp. 89—96.
Spanish Team. European Girls’ Mathematical Olympiad 2022. [Spanish Team:EGMO2022] (April 26, 2022). https://www.egmo.org/egmos/egmo11/countries/country45/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.