O software Geogebra e as possibilidades do trabalho com animação

Authors

  • Sandra Malta Barbosa Universidade Estadual de Londrina

Keywords:

investigação, tecnologias de informação e comunicação, resolução de problemas.

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que tem por uma das metas investigar as possibilidades do trabalho com o recurso de animação do software Geogebra, e analisar a relação desses recursos e a produção do conhecimento matemático. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com professores da rede de Ensino, Fundamental e Médio, do Estado do Paraná, na região de Londrina. Os dados foram coletados a partir do desenvolvimento das atividades ocorridas em sala de aula e posteriormente postadas na plataforma Moodle. A análise dos dados sugere que o recurso de animação de figuras geométricas pode levar os alunos/professores à manipulação de objetos matemáticos e a consequente reformulação de suas conjecturas acerca da construção e conceitualização dos elementos geométricos.

Downloads

Metrics

PDF views
1,567
Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026781
|

Author Biography

Sandra Malta Barbosa, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Matemática, Educação Matemática, Tecnologias de Ensino.

Published

2013-04-26

How to Cite

Barbosa, S. M. (2013). O software Geogebra e as possibilidades do trabalho com animação. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 2(1), 22–32. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/12843

Issue

Section

Artigos