O software Geogebra e as possibilidades do trabalho com animação

Autores/as

  • Sandra Malta Barbosa Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

investigação, tecnologias de informação e comunicação, resolução de problemas.

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que tem por uma das metas investigar as possibilidades do trabalho com o recurso de animação do software Geogebra, e analisar a relação desses recursos e a produção do conhecimento matemático. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com professores da rede de Ensino, Fundamental e Médio, do Estado do Paraná, na região de Londrina. Os dados foram coletados a partir do desenvolvimento das atividades ocorridas em sala de aula e posteriormente postadas na plataforma Moodle. A análise dos dados sugere que o recurso de animação de figuras geométricas pode levar os alunos/professores à manipulação de objetos matemáticos e a consequente reformulação de suas conjecturas acerca da construção e conceitualização dos elementos geométricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sandra Malta Barbosa, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Matemática, Educação Matemática, Tecnologias de Ensino.

Publicado

2013-04-26

Cómo citar

Barbosa, S. M. (2013). O software Geogebra e as possibilidades do trabalho com animação. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 2(1), 22–32. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/12843

Número

Sección

Artigos