GeoGebra como ferramenta facilitadora na resolução de problemas envolvendo função quadrática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p029-042Palavras-chave:
GeoGebra; Função Quadrática; Novas Tecnologias na EducaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo socializar os resultados da implementação do “Projeto Reforço da formação de professores de matemática em países de Língua Oficial Portuguesa, numa lógica STEAM & GeoGebra”. O projeto intitulado “GeoGebra como ferramenta facilitadora na resolução de problemas envolvendo função quadrática”, foi implementado na Escola Secundária de Chão Bom, com uma turma do 10º ano. A proposta foi trabalhar com esses alunos problemas envolvendo função quadrática usando o software educativo GeoGebra como recurso metodológico de forma a tornar o processo ensino-aprendizagem mais interativo e dinâmico. O principal objetivo deste trabalho é explorar as potencialidades pedagógicas do GeoGebra no ensino e aprendizagem da função quadrática.
Downloads
Metrics
Referências
Barbosa, E. F. (1998). Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais. Educativa, (pp. 1-5).
BOGDAM, C. R., & BIKLEN, S. K. (1994). INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Porto Editora.
HENZ, C. C. (2008). O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ERECHIM.
MATHEMATCS, N. C. (2000). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: ISBN:0-87353-480-8.
NEVES, C. (2018). UMA ABORDAGEM DO ESTUDO DA DERIVADA DE UMA FUNÇÃO COM APLICAÇÃO DO GEOGEBRA. Universidade Aberta.
Niehues, K. C., & Vicente, A. (2013). A Utilização do Software GeoGebra como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem de Função Quadrática, uma alternativa metodológica. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE , 17.
Silva, J. (2015). AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM SOBRE APLICAÇÕES DO GEOGEBRAEM TRIGONOMETRIA. Dissertação de Mestrado, Instituto de Ciências Matemáticae de Comunicação, São Carlos.
Valente, J. A. (2005). Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. 1-18.
Yin, K. R. (2005). ESTUDO DE CASO planejamento e Métodos (3º edição ed.). BooKman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.