Recomendações fonoaudiológicas para mães de crianças cardiopatas: relato de experiência

Autores

  • Ruth Ramalho Ruivo Palladino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Fernanda Prada Machado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Claudia Cunha Pontifícia Universidade Católica de São

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Desenvolvimento Infantil, Orientação Infantil.

Resumo

Durante a aplicação de um programa fonoaudiológico  em uma casa de acolhimento para crianças cardíacas na cidade de São Paulo foram identificadas demandas maternas ligadas a diferentes aspectos do desenvolvimento infantil e ao enfrentamento de dificuldades inerentes a esse contexto de tratamento. Este programa fonoaudiológico foi constituído por diferentes ações, principalmente de caráter preventivo, objetivando essencialmente o funcionamento da linguagem oral e a alimentação das crianças, a partir das perguntas e demandas de orientações das mães. Tais demandas, aliadas às observações realizadas, levaram à elaboração de um conjunto de recomendações para as mães de crianças cardiopatas. Essas recomendações, sustentadas na observação  fonoaudiológica realizada durante a estadia na casa de  acolhimento, visam, em primeira instância, contribuir para a efetividade da interação da díade mãe/criança nessa nova etapa de vida e contribuir para uma adequada estimulação, com vistas a um adequado desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ruth Ramalho Ruivo Palladino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Professora doutora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde.

Fernanda Prada Machado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga, Doutora e pós-doutoranda em Fonoaudiologia pela PUC-SP

Maria Claudia Cunha, Pontifícia Universidade Católica de São

Fonoaudióloga, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, professora Titular do curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade De Ciências Humanas e da Saúde e do Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Palladino, R. R. R., Machado, F. P., & Cunha, M. C. (2015). Recomendações fonoaudiológicas para mães de crianças cardiopatas: relato de experiência. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19453

Edição

Seção

Comunicações