O processo de decisão de compra por meio da web: um estudo de campo aplicando o CHIC<b>Le processus de decision d'achat par le web: une étude de domaine de l'application CHIC
Palavras-chave:
Decision making process, Consumer behavior in the web, CHICResumo
A velocidade da ocorrência de mudanças no mercado atual tem feito com que as empresas busquem novas ferramentas para conquistar e fidelizar os seus clientes. Cada vez mais a internet se torna uma ferramenta importante para a realização de transações comerciais, o que é chamado de comércio eletrônico. O presente trabalho buscou entender o comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra no ambiente da internet bem como a participação dos elementos de influência nesse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva utilizando o método qualitativo de análise. Como instrumentos para a coleta de dados foram usados entrevista por meio de um roteiro não estruturado e realizada com seis indivíduos escolhidos aleatoriamente, e um questionário, aplicado em cinco grupos distintos totalizando cento e cinco questionários. Para as análises foram aplicadas a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) e a técnica de Árvore de Similaridade, com a utilização do CHIC (COUTURIER; BODIN; GRAS, 2003). Os resultados obtidos através das análises mostram que o processo de decisão de compra no ambiente da internet é muito semelhante ao processo que ocorre para a compra em lojas físicas. Além disso, os consumidores sofrem a influência de diversos elementos para a realização da compra, podendo ser citado o grupo de referência e a personalidade.
The continue changes in today's market have made companies to seek new ways to attract and retain customers. More and more, the Internet becomes an important tool for conducting business transactions, which is known by called electronic commerce. This study sought to understand consumer behavior and buying decision process in the Internet environment as well as the use of elements of influence in this process. For this, a search was conducted using a descriptive qualitative method of analysis. The instruments for collecting data used were interview, using a script unstructured and carried out with six individuals randomly selected, and the questionnaire, applied to five groups, totaling 105 questionnaires. For the analysis were used the technique of content analysis (BARDIN, 2004) and the technique of Tree Similarities analysis via CHIC (COUTURIER; BODIN, GRAS, 2003). The results show that the process of purchasing decisions in the Internet environment is very similar to the process that occurs for purchase in physical stores. Moreover, consumers are influenced by various elements to perform the purchase, mentioning reference group and personality.
Metrics
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CHURCHILL JR., G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
COUTURIER, R.; BODIN, A.; GRAS, R. A Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva. Disponível em: math.unipa.it/~grim/asi/asi_03_gras_bodin_cout.pdf Acesso em: 12 de Outubro de 2010
CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia Científica: teoria e prática. 2 ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
CUNHA, Maria M. C; Infra-estruturas de suporte ao comércio electrónico
Entre empresas: mercados electrónicos ; 2007; Revista de Estudos Politécnicos; Vol V, nº 8. Disponível em: www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/tek/n8/v5n8a03.pdf Acesso em: 04 de Junho de 2010.
ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do Consumidor. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
FRANCO JUNIOR, C F. E-Business na Infoera: o Impacto da Infoera na Administração de Empresas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GLOOR, P. Transformando a Empresa em e-business: como ter sucesso na economia digital. São Paulo: ATLAS, 2001.
KOTLER, P.; KELLER, K. L.: Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.
LIMEIRA, T. M. V. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
MORGADO, M. G. Comportamento do consumidor online: perfil, uso da Internet e atitudes. São Paulo: FGV-EAESP, 2003. 159 p. (Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós-graduação da FGV-EAESP, Área de Concentração: Mercadologia).
MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do Consumidor. 1 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
O´BRIEN, J. A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. 2°ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
PARRA FILHO, D.; SANTOS, J. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Futura, 2002.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
STAIR, R. M.; REYNOLDS, G. W. PrincÍpios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
TURBAN, E.; KING, D. Comércio Eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
TURBAN, E.; RAINER JR, R. K.; POTTER, R. E. Introdução a Sistemas de Informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janiero: Elsevier, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).