A Validação de vídeos para Educação Estatística com o suporte do CHIC<br>Videos validation for Statistical Education with CHIC support

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p538-571

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Estatística, Literacia Estatística, Raciocínio sobre variabilidade, CHIC

Resumo

Resumo

Nesse artigo, o objetivo dos autores é evidenciar a metodologia aplicada na análise dos dados provenientes de uma investigação realizada a respeito do raciocínio sobre variabilidade. Esse texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado na área da Educação Estatística que buscou investigar se é possível potencializar a compreensão do conceito de variabilidade por meio de vídeos sobre Educação Estatística. Os vídeos, criados com foco nos conceitos que envolvem a compreensão da variabilidade, foram analisados por professores e alunos por meio de um instrumento de validação. Esse instrumento de validação consistia em um questionário que abordava diferentes características dos vídeos produzidos. Os dados coletados foram analisados a partir do método de análise de similaridades com o suporte do software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva). No presente artigo, expõe-se a análise realizada usando esse recurso metodológico. Com base nos resultados, é possível afirmar que os vídeos atingiram os objetivos propostos na pesquisa e identificou-se, também, um avanço na concepção do conceito de variabilidade entre os participantes da pesquisa após assistirem os vídeos.

Palavras-chave: Educação Matemática, Educação Estatística, Literacia Estatística, Raciocínio sobre variabilidade, CHIC.

Abstract

In this article, the authors' objective is to highlight the methodology applied in the data analysis of an investigation carried out regarding the reasoning about variability. This text is an excerpt from a master's research in the area of Statistical Education that sought to investigate whether it is possible to enhance the understanding of the concept of variability through videos of Statistical Education. The videos created with a focus on concepts that involve understanding variability were analyzed by teachers and students through a validation instrument. This validation instrument consisted of a questionnaire that addressed different characteristics of the videos produced. The data collected using this instrument were analyzed using the similarity analysis method with the support of the CHIC software (Implicative and Cohesive Hierarchical Classification). In the present article, the analysis carried out using this methodological resource is exposed. Based on the results of the analysis, it is possible to state that the videos achieved the objectives proposed in the research, and it was also identified an advance in the understanding of the concept of variability among the research participants after watching the videos.

Keywords: Mathematics Education, Statistical Education, Statistical Literacy, Reasoning about variability, CHIC.

Resumen

En este artículo, el objetivo de los autores es resaltar la metodología aplicada en el análisis de datos de una investigación realizada sobre el razonamiento sobre la variabilidad. Este texto es un extracto de una investigación de maestría en el área de Educación Estadística que buscó investigar si es posible profundizar la comprensión del concepto de variabilidad a través de videos sobre Educación Estadística. Los videos creados con un enfoque en conceptos que involucran la comprensión de la variabilidad, fueron analizados por maestros y estudiantes a través de un instrumento de validación. Este instrumento de validación consistió en un cuestionario que abordaba diferentes características de los videos producidos. Los datos recopilados utilizando este instrumento se analizaron utilizando el método de análisis de similitud con el apoyo del software CHIC (clasificación jerárquica implícita y cohesiva). En el presente artículo se expone el análisis realizado con este recurso metodológico. Con base en los resultados del análisis, es posible afirmar que los videos alcanzaron los objetivos propuestos en la investigación y también se identificó un avance en la concepción del concepto de variabilidad de los participantes de la investigación después de ver los videos.

Palabras clave: Educación Matemática, Educación Estadística, Alfabetización Estadística, Razonamiento de Variabilidad, CHIC.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Angelo Pereira, Escola Municipal Coronel Ribeiro dos Reis, Pirapetinga, MG

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES/UFF.  Atualmente é Professora de Matemática da Rede Municipal de Pirapetinga, MG e Tutora à Distância da disciplina de Matemática Discreta do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). 

Chang Kuo Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora colaboradora do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense

FABIANO SOUZA é Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em março de 2007. 

Referências

Almouloud, S. A. (2015). O que está por Detrás do CHIC? In Valente, J. A.; Bianconcini, M. A. (Eds.). Uso do CHIC na Formação de Educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e das pesquisas e foco (pp. 55-78). Rio de Janeiro: Letra Capital.

Borba, M. C., Oechsler, V. (2018). Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 181-213. Disponível em: <https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434/pdf>.

Costa, A.; Nacarato, A. (2011). A estocástica na formação do professor de matemática: percepções de professores e de formadores. Bolema,24(39), 367-386. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ bolema/article/view/5092>.

Dante, L. R. (2013). Matemática: Contexto e Aplicações. São Paulo: Ática.

Gal, I. (2002). Adult’s Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1 – 25.

Gras, R. (2015). O Uso do CHIC na Formação de Educadores. In Valente, J. A.; Bianconcini, M. A. (Eds.). Uso do CHIC na Formação de Educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e das pesquisas e foco (pp. 9-12). Rio de Janeiro: Letra Capital.

Lopes, C. E. (2013). Educação Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática. Bolema, 27(47),901-915. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/2912/291229747010/>.

Moran, J. M. (1995). O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, 2, 27-35.

Moran, J. M. (2013). Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. InMoran, J. M., Masetto, M. T., Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica(pp.11-65). Campinas: Papirus.

Pfannkuch, M., & Wild, C. (2004). Towards an understanding of Statistical thinking. In: Ben-zvi, D. & Garfield, J. (org.), The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking (pp. 17-46). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Reading, C., & Reid, J. (2010) Reasoning about variation: rethinking theoretical frameworks to inform practice. In C. Reading (Ed), Data and context in statistics education: Towards an evidence-based society. Proceedings of theEighth International Conference on Teaching Statistics (ICOTS 8). Ljubljana, Slovenia. Voorburg, The Netherlands: International Statistical Institute.

Reading, C., & Shaughnessy, J. M. (2004). Reasoning about Variation. In: Garfield, J. & Ben-zvi, D. (org.). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking (pp. 201- 226). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Silva, C. B. (2007) O Pensamento Estatístico e Raciocínio sobre variação: um estudo com professores de Matemática. Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Souza, Fabiano dos Santos. (2016).Política Nacional de Formação de Professores: análise da implementação do PIBID de Matemática pela Universidade Federal Fluminense no período de 2009 - 2013. Tese de Doutorado em Educação. Niterói:Universidade Federal Fluminense.

Souza, F. S., Coutinho, C. Q. S. (2019). Um Estudo com Bolsistas do PIBID Sobre Concepções de Formação Docente. Educação Matemática em Pesquisa, 21 (1), 500-524. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p496-520

Valente, J. A. (2015). O Uso do CHIC na Pesquisa. InValente, J. A.; Bianconcini, M. A. (Eds.). Uso do CHIC na Formação de Educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e das pesquisas e foco (pp. 79-115). Rio de Janeiro: Letra Capital.

Watson, J. M.; Kelly, B. A. (2002). Can grade 3 students learn about variation? In B. Phillips (Ed.), Proceedings of the Sixth international Conference on Teachings Statistics: Developing a Statistically Literate Society, South Africa. The Netherlands: IASE. Disponível em: https://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/1/2a1_wats.pdf.

Downloads

Publicado

2021-01-09

Edição

Seção

Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas