TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA OU PRÁTICAS MATEMÁTICAS ESPECÍFICAS? O CASO DO NÚMERO ORDINAL E CARDINAL
Palavras-chave:
Transposição Didática, Matemática Escolar e Acadêmica, Número ordinal e cardinalResumo
Este trabalho pretende retomar uma discussão que tem como referência a Transposição Didática de Chevallard e tem como objeto os números cardinais e ordinais. Tal discussão aponta uma contradição entre o saber escolar e o saber científico, pois na matemática acadêmica os conceitos de ordinal e cardinal para conjuntos finitos não se diferenciam, enquanto essa discussão é presença marcante nos programas nacionais de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Neste artigo a contradição mencionada é resolvida por meio de uma mudança de referencial teórico em relação à Transposição Didática, a saber, pela compreensão de que há especificidades nas práticas matemáticas escolar e acadêmica mediante as quais podem ser entendida a não correspondência entre o modo como o tema dos cardinais e ordinais é abordado nas respectivas práticas escolares e acadêmicas. Abstract This work intends to rescue a debate that has a reference in Chevallard´s notion of didactical transposition, and deals with ordinal and cardinal numbers. Such a discussion points for a contradiction between scholar and science knowledge, for in academic mathematics the concepts of ordinal and cardinal for finite sets do not differentiate, since this discussion is quite present in national programs of elementary and high school education. In this article the contradiction cited above is solved through a theorical change related to didactical transposition, i.e., noticing that there are specificities in scholar and academic mathematical practices through which can be understood a non-correspondence in the way that the problem of ordinal and cardinals are approached in each scholar and academic practices. Keywords: Didactical Transposition; Scholar Mathematics; Academic Mathematics; ordinal and cardinal numbers.Metrics
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Publicado
2011-05-10
Como Citar
VILELA, D.; MENEGHETTI, R. C. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA OU PRÁTICAS MATEMÁTICAS ESPECÍFICAS? O CASO DO NÚMERO ORDINAL E CARDINAL. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2405. Acesso em: 21 dez. 2024.
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Artigos
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