Uma avaliação da literacia estatística e probabilística no ensino médio <br> An evaluation of statistics and probabilistic literacy in the high school

Autores

  • Magnus Cesar Ody Facat - Faculdades Integradas de Taquara, RS
  • Lori Viali Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

, Literacia Estatística e Probabilística. Ensino Médio. Tratamento da Informação e da Incerteza

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar a Literacia Estatística e Probabilística de alunos ingressantes e concluintes do Ensino Médio. A investigação foi realizada em duas escolas públicas de um município da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e envolveu um total de 444 alunos com idades variando entre 14 e 18 anos. A metodologia utilizada foi a de métodos mistos com base em (CRESWELL, 2010). O instrumento de coleta de dados foi um questionário envolvendo 30 questões parte abertas e parte fechadas. Os resultados indicaram que os alunos tanto ingressantes quanto concluintes possuem habilidades limitadas na escrita, na leitura, no cálculo e na interpretação de dados estatísticos e probabilísticos contidos em gráficos e tabelas.


This study aimed to investigate the Literacy Statistics and Probability of students entering and graduating from high school. The research was conducted in two public schools of the metropolitan area of Porto Alegre, Rio Grande do Sul and involved a total of 444 students aged between 14 and 18 years. The methodology used was a mixed method based on (CRESWELL, 2010). The data collection instrument was a questionnaire involving 30 questions part open and part closed. The results indicated that students entering both as graduates have limited skills in writing, reading, calculation and interpretation of statistical and probabilistic data contained in graphs and tables.


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Biografia do Autor

Magnus Cesar Ody, Facat - Faculdades Integradas de Taquara, RS

Professor do Ensino Médio e Superior. Doutorando do PPGEDUCEM - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor Titular da Faculdade de Matemática da PUCRS. Professor permanente do PPGEDUCEM - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

ODY, M. C.; VIALI, L. Uma avaliação da literacia estatística e probabilística no ensino médio &lt;br&gt; An evaluation of statistics and probabilistic literacy in the high school. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24407. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos