Será que eu sei produzir informação, professor? A constituição da educação estatística crítica de estudantes do ensino superior<br>¿Sé cómo producir información, profesor? La constitución de la educación estadística crítica de los estudiantes de educación superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p372-394

Palavras-chave:

Produção de informação, Educação Estatística Crítica, Literacia Estatística, Ensino Superior.

Resumo

O objetivo desse estudo consiste em analisar a produção de informação realizada por estudantes universitários na perspectiva da Educação Estatística Crítica. Estiveram envolvidos 44 estudantes, representando 8 cursos de graduação de uma instituição de ensino superior da grande Porto Alegre. Considerou-se a questão de pesquisa: quais as contribuições da produção de informação, realizada por estudantes universitários, na perspectiva da Educação Estatística Crítica? Os materiais foram elaborados no segundo semestre de 2020 na realização do componente curricular de Introdução à Estatística. Foram observadas as contribuições teóricas da Educação Estatística Crítica e da Literacia Estatística. A partir dos grupos, emergiram textos e infográficos, abordando diversos temas, em função da natureza interdisciplinar e do perfil profissional dos acadêmicos. Foram identificadas dificuldades na produção textual, contudo, a elaboração dos infográficos, permitiu desenvolver as competências relacionadas à Literacia, ao Raciocínio e ao Pensamento Estatístico. A Educação Estatística Crítica tem papel fundamental nas aproximações da Educação Estatística e da Educação Crítica, pois, não ocorreram dificuldades, por parte dos estudantes, na compreensão dos conceitos de estatística, e, sim, em como eles estão presentes e podem ser compreendidos, interpretados e explicados no contexto, por mais elementares que possam parecer.

 

The aim of this study is to analyse the production of information created by undergraduate students in working with critical statistical education. Forty-four students were involved, representing eight university courses from a higher education institution in the metropolitan region of Porto Alegre. The research question considered was: Does the production of information, by university students from different undergraduate courses, contribute to a critical statistical education? The materials were prepared in the second semester of 2020 in the implementation of the curriculum component of Introduction to Statistics. Student contributions to critical statistical education and statistical literacy were observed. From the groups, texts and infographics emerged, addressing several themes, depending on the interdisciplinary nature and the professional profile of the academics. Difficulties in textual production were identified, however, the development of infographics allowed to develop the skills related to literacy, reasoning, and statistical thinking. Critical statistical education played a fundamental role in overcoming difficulties in understanding statistical concepts.

 

El objetivo de este estudio es analizar la producción de información generada por estudiantes universitarios en el trabajo con la educación estadística crítica. Participaron 44 estudiantes, que representan ocho cursos de pregrado de una institución de educación superior de la región metropolitana de Porto Alegre. La pregunta de investigación fue: ¿La producción de información por parte de estudiantes universitarios de diferentes carreras contribuyó a una educación estadística crítica? Los materiales fueron elaborados en el segundo semestre de 2020 en la implementación del componente curricular de Introducción a la Estadística. Se observaron las contribuciones de los estudiantes en relación con la educación estadística crítica y la alfabetización estadística. De los grupos surgieron textos e infografías que abordan varios temas, en función de la interdisciplinariedad y el perfil profesional de los académicos. Se identificaron dificultades en la producción textual, sin embargo, el desarrollo de la infografía permitió desarrollar las habilidades relacionadas con la literacia, el razonamiento y el pensamiento estadístico. La educación estadística crítica jugó un papel fundamental en la superación de las dificultades en la comprensión de los conceptos estadísticos.

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Publicado

2021-07-04

Como Citar

ODY, M. C.; VIALI, L.; GIORDANO, C. C. Será que eu sei produzir informação, professor? A constituição da educação estatística crítica de estudantes do ensino superior&lt;br&gt;¿Sé cómo producir información, profesor? La constitución de la educación estadística crítica de los estudiantes de educación superior. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 372–394, 2021. DOI: 10.23925/983-3156.2021v23i4p372-394. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53801. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro