Será que eu sei produzir informação, professor? A constituição da educação estatística crítica de estudantes do ensino superior<br>¿Sé cómo producir información, profesor? La constitución de la educación estadística crítica de los estudiantes de educación superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p372-394

Palavras-chave:

Produção de informação, Educação Estatística Crítica, Literacia Estatística, Ensino Superior.

Resumo

O objetivo desse estudo consiste em analisar a produção de informação realizada por estudantes universitários na perspectiva da Educação Estatística Crítica. Estiveram envolvidos 44 estudantes, representando 8 cursos de graduação de uma instituição de ensino superior da grande Porto Alegre. Considerou-se a questão de pesquisa: quais as contribuições da produção de informação, realizada por estudantes universitários, na perspectiva da Educação Estatística Crítica? Os materiais foram elaborados no segundo semestre de 2020 na realização do componente curricular de Introdução à Estatística. Foram observadas as contribuições teóricas da Educação Estatística Crítica e da Literacia Estatística. A partir dos grupos, emergiram textos e infográficos, abordando diversos temas, em função da natureza interdisciplinar e do perfil profissional dos acadêmicos. Foram identificadas dificuldades na produção textual, contudo, a elaboração dos infográficos, permitiu desenvolver as competências relacionadas à Literacia, ao Raciocínio e ao Pensamento Estatístico. A Educação Estatística Crítica tem papel fundamental nas aproximações da Educação Estatística e da Educação Crítica, pois, não ocorreram dificuldades, por parte dos estudantes, na compreensão dos conceitos de estatística, e, sim, em como eles estão presentes e podem ser compreendidos, interpretados e explicados no contexto, por mais elementares que possam parecer.

 

The aim of this study is to analyse the production of information created by undergraduate students in working with critical statistical education. Forty-four students were involved, representing eight university courses from a higher education institution in the metropolitan region of Porto Alegre. The research question considered was: Does the production of information, by university students from different undergraduate courses, contribute to a critical statistical education? The materials were prepared in the second semester of 2020 in the implementation of the curriculum component of Introduction to Statistics. Student contributions to critical statistical education and statistical literacy were observed. From the groups, texts and infographics emerged, addressing several themes, depending on the interdisciplinary nature and the professional profile of the academics. Difficulties in textual production were identified, however, the development of infographics allowed to develop the skills related to literacy, reasoning, and statistical thinking. Critical statistical education played a fundamental role in overcoming difficulties in understanding statistical concepts.

 

El objetivo de este estudio es analizar la producción de información generada por estudiantes universitarios en el trabajo con la educación estadística crítica. Participaron 44 estudiantes, que representan ocho cursos de pregrado de una institución de educación superior de la región metropolitana de Porto Alegre. La pregunta de investigación fue: ¿La producción de información por parte de estudiantes universitarios de diferentes carreras contribuyó a una educación estadística crítica? Los materiales fueron elaborados en el segundo semestre de 2020 en la implementación del componente curricular de Introducción a la Estadística. Se observaron las contribuciones de los estudiantes en relación con la educación estadística crítica y la alfabetización estadística. De los grupos surgieron textos e infografías que abordan varios temas, en función de la interdisciplinariedad y el perfil profesional de los académicos. Se identificaron dificultades en la producción textual, sin embargo, el desarrollo de la infografía permitió desarrollar las habilidades relacionadas con la literacia, el razonamiento y el pensamiento estadístico. La educación estadística crítica jugó un papel fundamental en la superación de las dificultades en la comprensión de los conceptos estadísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Alrø, H. & Skovsmose, O. (2006). Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica.

Batanero, C. (2002). Los retos de la cultura estadística. Conferencia en las Jornadas Interamericanas de Enseñanza de la Estadística, Buenos Aires. Confederación Latino-americana de Sociedades de Estadística.

Campos, C. R. (2007). A Educação Estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da Estatística em cursos de graduação. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102161.

Campos, C. R.; Wodewotzki, M. L. L & Jacobini, O. R. (2013). Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 2ª edição. Belo Horizonte: Editora Autêntica.

Campos, C. R. (2016). Towards critical Statistics Education: theory and practice. Deutschland: Lambert Academic Publishing.

Cezón, P, A., Batanero, C., Cañadas, G., & Contreras, J. M. (2011). Las Tablas y Gráficos Estadísticos como Objetos Culturales. Números, v. 76, 55-67. http://www.sinewton.org/numeros/.

Delmas, R. C. (2002). Statistical Literacy, reasoning and Thinking: a commentary. Journal of Statistical Education, v. 10, n. 3. https://doi.org/10.1080/10691898.2002.11910674.

Faccat. (2021). Faculdades Integradas de Taquara. www.faccat.br.

Freire, P. (2016). Conscientização. São Paulo: Cortez.

Gal, I. (2002). Adults’ statistical literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25.

Giroux, H. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

Kanno, M. (2013). Infografe: Como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Edição eletrônica.

Lopes, C. E. (2010). Os desafios para Educação Estatística no currículo de Matemática. In: Lopes, C. E.; Coutinho, C. Q. S.; Almouloud, S. A. (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Editora Mercado das Letras, p. 47-64.

Mallows, C. (1998). The zeroth problem. The American Statistician, 52, p. 1-9.

Ottaviani, M. G. (1998). Developments and perspectives in statistical education. Proceedings IASS/IAOS Joint Conference, Statistics for Economic and Social Development, [CD-ROM]. Aguascalientes: International Association for Official Statistics.

Ody, M. C. (2019). Desenvolvimento e perspectivas da Educação Estatística: narrativas de educadores estatísticos no contexto Ibero-Americano. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9055.

Ody, M. C.; Viali, L & Giordano, C. C. (2020). Análise do tratamento da informação realizado por estudantes do ensino superior. In: Serrano, M. G.; Arroyo, R. Á.; Guerrero, J. A. G. (Org.). Seminario Hispano Brasileño de Educación Estadística. 1.ed. Granada: España, p. 93-96.

Perin, A. P. (2019). Educação Estatística Crítica: um estudo das práticas discentes em um curso de tecnologia. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Câmpus de Rio Claro. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/182412.

Perin, A. P & Wodewotzki, M. L. L. (2019). As competências da Educação Estatística e a competência crítica: uma discussão sobre possíveis entrelaçamentos. In: Lopes, C. E.; Porciúncula, M.; Samá, S. Perspectivas para o ensino e a aprendizagem da Estatística e Probabilidade. Campinas, SP: Editora Mercado da Letras, p. 247-270.

Pita, A. P. G. (2020). Um caminho, um olhar, um novo fazer: narrativas de professores, após formação continuada sobre Educação Estatística Crítica. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Câmpus de Rio Claro. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/202573.

Viali, L. (2008). O ensino de Estatística e Probabilidade nos cursos de Licenciatura em Matemática. Anais do Décimo Oitavo Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. Estância de São Pedro – SP.

Viali, L & Ody, M. C. (2020). A produção brasileira em Educação Estatística, avaliada pela análise das teses. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 22, n. 1, pp. 068-094. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p068-094.

Watson, J. M. (2006). Statistical Literacy at School. Mahwach, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Wild, C & Pfannkuch, M. (1999). Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, 67(3), 223-265.

Rosling, R. (2010). O prazer da estatística. https://goo.gl/9Fj6zm.

Silva, C. R & Samá, S. (2018). Infografia com gráficos: Um estudo semiótico da percepção e do processamento da informação estatística. REnCiMa. São Paulo, v. 9, n. 2, pp. 127-146. https://doi.org/10.26843/rencima.v9i2.1655.

Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus.

Skovsmose, O. (2014). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 3. ed. Campinas: Papirus.

Zieffler, A.; Garfield, J & Fry, E. (2018). What Is Statistics Education? IN: Ben-Zvi, D; Makar, Katie; Garfield, J. (Ed.). International Handbook of Research in Statistics Education. New York: Springer International Handbooks of Education.

Downloads

Publicado

2021-07-04

Edição

Seção

Finalizada - Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro