A produção brasileira em Educação Estatística avaliada pela análise das teses<br>The Brazilian production in Statistical Education evaluated by the thesis analysis
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p068-094Palavras-chave:
Educação Estatística, Teses brasileiras, Ensino de Estatística, Ensino de Probabilidade, Ensino de Combinatória.Resumo
O artigo apresenta um estudo na área da Educação Estatística. O propósito foi realizar um mapeamento da produção brasileira de teses em Educação Estatística defendidas até o meio do ano de 2018. As contribuições emergiram a partir de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Foram identificadas 74 teses defendidas em programas brasileiros nos últimos 25 anos, envolvendo principalmente os programas de Educação e Educação Matemática. Foram identificados os orientadores, os programas, a distribuição geográfica e temporal, bem como, a identificação dos temas, sujeitos e objetos das pesquisas. A Educação Estatística está evoluindo no país, mas de forma lenta e irregular. A produção de teses aumentou devido ao crescimento dos cursos de pós-graduação, especialmente de doutorado, na área de ensino/educação de ciências e matemática ou de ensino/educação matemática. A produção nesses programas deve crescer significativamente nos próximos anos, pelo fato de muitos serem recentes.
The paper presents a study in the area of Statistical Education. The purpose was to map the Brazilian production of dissertations in Statistical Education defended until the middle of 2018. The contributions emerged from a state-of-the-knowledge research. We identified 74 dissertations defended in Brazilian programs in the last 25 years, mainly involving the Education and Mathematics Education programs. Guidance, programs, geographic and temporal distribution were identified, as well as the identification of subjects, subjects and research objects. Statistical Education is developing in the country, but slowly and irregularly. The production of theses has increased due to the growth of postgraduate courses, especially doctorates, in the area of education / education in science and mathematics or in mathematics education/education. Production in these programs is expected to grow significantly in the coming years because many are recent.
Metrics
Referências
BATANERO, Carmen. Didáctica de la Estadística. Universidad de Granada. Departamento de Didáctica de la Matemática, 2001.
BATANERO, Carmen. Veinte años de conferencias internacionales de educación estadística. 27 Congreso Nacional de Estadística e Investigación Operativa. Lleida, España, 8-11 de abril de 2003.
GAL, Iddo. Adults' Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.
GARFIELD, J. B., BEN-ZVI, D. Developing students´ statistical reasoning: connecting research and teaching practice. Emeryville (CA): Key College Publishing, 2007.
ISI: Mission & Objectives. https://www.isi-web.org/index.php/about-isi/what-is-isi/missions. Acesso 10 de julho de 2018.
LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag. (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
MALLOWS, C. The zeroth problem. The American Statistician, n. 52, p. 1-9, 1998.
MORAES, Moema Gomes; PEIXOTO, Joana. Estado do conhecimento como perspectiva crítica para as pesquisas em educação: educação e tecnologias em questão. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 321-338, 2017.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito. Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. e-ISSN 2179-8435.
ODY, Magnus Cesar. Literacia Estatística e Probabilística no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, 2013.
ODY, Magnus Cesar, VIALI, Lori. Una análisis de los temas y conceptos explorados en las tesis relacionados con la educación estadística en Brasil. VIII CIBEM (Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática), Madri - Espanha. De 10 a 14 de julho de 2017.
PHILLIPS, Brian. The IASE – Background, activities and future. ICOTS-6, Durban, South Africa, 2002.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Diálogo Educacional. Curitiba, v. 6, n. 9, p. 37-50, 2006.
SANTOS, Rodrigo Medeiros dos. Estado da arte e história da pesquisa em Educação Educação Estatística em Programas Brasileiros de Pós-Graduação. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2015.
SBEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2018). Disponível em: . Acesso em: ago. 2018.
VIALI, Lori. O ensino de Estatística e Probabilidade nos cursos de Licenciatura em Matemática. Anais do Décimo Oitavo Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. Estância de São Pedro – SP, 2008.
WATSON, Jane M. Statistical Literacy at School. Mahwach (New Jersey): Lawrence Erlbaum Associates, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).