Percepções de jovens estudantes sobre a educação financeira: um estudo em Barra do Garças-MT <br> Perceptions of young students on the financial education: a study in Barra do Garças-MT
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p179-196Palavras-chave:
Educação Financeira na escola, ENEF, alfabetização financeira.Resumo
Vários estudos tem mostrado como a educação financeira é importante para o bem-estar dos indivíduos e, por isso, deve ser inserida nas escolas. O objetivo desse trabalho foi registrar a percepção dos alunos sobre a educação financeira nas escolas. Para isso, foi realizado um minicurso com assuntos básicos de gestão de finanças pessoais com alunos do Ensino Fundamental. Em seguida, foi aplicado um questionário para coletar informações sobre a percepção dos alunos em relação ao minicurso. O formato e o tempo do minicurso foram considerados adequados para o conteúdo ensinado. Em relação à temática, ela foi importante para a reflexão do comportamento financeiro e serviu para iniciar o debate de finanças com a família. Por fim, os alunos fizeram diversas sugestões para aprimorar as intervenções de educação financeira na escola.
The financial education at school has been considered relevant to the formation of individuals and their welfare. The goal of this paper was to register the student’s perceptions about financial education at school. Thereunto, it was accomplished a short course with basic topics of personal finances with young students of Fundamental Education at three schools in Barra do Garças, Mato Grosso. Then, it was gathered information upon students perceptions related to short course. The format and the course time load were considered adequate to topics taught. In relation to financial education, this topic was important to financial behavior reflection and was useful to initiate the family financial debate. Lastly, the students made several suggestions to improve the interventions of financial education at school.
Metrics
Referências
AZEVEDO, D. A. dos S.; PAULO, J. C.; AZEVEDO, E. B. V. Atividades lúdicas: tecendo um suporte psicopedagógico. In: Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas, v. 5, n. 2, p. 68-71, 2012.
BERNHEIM, D.B.; GARRETT, D.M.; MAKI, D.M. Education and saving: the long-term effect of high school financial curriculum mandates. In: Journal of Public Economics, v. 80, n. 3, p. 435–465, 2001.
BEVERLY, S. G.; BURKHALTER, E. K. Improving the financial literacy and practices of youths. In: Children & Schools, v. 27, n. 2, p. 121–124, 2005.
BRASIL. Decreto Presidencial n° 7.397 de 22 de setembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm>. Acessado em: 24 dez 2016.
BRASIL/COREMEC. Educação financeira nas escolas – Ensino médio. Bloco 1 (Livro do professor). COREMEC, GAP, UNIBANCO, 2010b.
CAMPOS, C. R.; TEIXEIRA, J.; COUTINHO, C. de Q. e S. Reflexões sobre a educação finaneira e suas interfaces com a educação matemática e a educação crítica. In: Educação Matemática em Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 556-577, 2015.
CLARKE, M. D.; HEATON, M. B.; ISRAELSEN, C. L.; EGGETT, D. L. The acquisition of family financial roles and responsibilities. In: Family and Consumer Sciences Research Journal, v. 33, p. 321–340, 2005.
FERNANDES, D.; LYNCH Jr., J. G.; NETEMEYER, R. G. Financial literacy, financial education and downstream financial behaviors. In: Management Science, v. 60, n. 8, p. 1861-1883, 2014.
INFE; OCDE. Guidelines on financial education at school and guidance on learning framework. Disponível em.< http://www.oecd.org/finance/financial-education/48493142.pdf>. Acessado em: 30 de out de 2016.
LACHANCE, M. J.; LEGAULT F. College students’ consumer competence: identifying the socialization sources. In: Journal of Research for Consumers, v. 13, p. 1–5, 2007.
LIMA, A. de S.; COSTA, C. S. A Educação Financeira na Educação Básia: um bom negócio. In: Educação Matemática em Revista, n. 43, p. 30-38, 2015.
LUSARDI, A.; MITCHELL, O.S. Financial literacy and retirement preparedness: evidence and implications for financial education programs. In: Business Economics January, p. 35–44, 2007.
MANDELL, L.; KLEIN, L. S. The impact of financial literacy education on subsequent financial behavior. In: Journal of Financial Counseling and Planning, v. 20, n. 1, p. 15-24, 2009.
MEIER, S.; SPRENGER, C. D. Discounting financial literacy: time preferences and participation in financial education programs. In: Journal of Economic Behavior & Organization, v. 95, p. 159-174, 2013.
OCDE (2013). Advancing national strategies for financial education. Disponível em:< https://www.oecd.org/finance/financial-education/G20_OECD_NSFinancialEducation.pdf >. Acessado em: 30 de out de 2016.
OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Recommendation on principles and good practices for financial education and awareness. Disponível em:< http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf> Acessado em: 30 de outubro de 2016.
SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, Flávia de Angelis. Paradigmas da educação financeira no Brasil. In: Rev. RAP, p. 1121 – 1141, nov/dez 2007.
SILVA, A. M. da; KISTEMANN Jr, M. A.; VITAL, M. C. Um estudo sobre a inserção da educação financeira como tema curricular nas escolas públicas brasileiras. XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2014a.
SILVA, M. R. da; LAIER, S. S. dos S.; ROSINKE, P. Gold Freire – GF$: Uma experiência de Educação Financeira. In: Educação Matemática em Revista, n. 43, p. 49-58, 2014b.
SOHN, S.; JOO, S.; GRABLE, J. E.; LEE, S.; KIM, M. Adolescents’ financial literacy : The role of financial socialization agents , financial experiences , and money attitudes in shaping financial literacy among South Korean youth. In: Journal of Adolescence, v. 35, n. 4, p. 969-980, 2012.
TOMÁSKOVÁ, H.; MOHELSKÁ, H.; NÊMCOVÁ, Z. Issues of financial literacy education. In: Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 28, p. 365-369, 2011.
VIDA&DINHEIRO. Estratégia nacional de educação financeira. Disponível em:< http://www.vidaedinheiro.gov.br/>. Acessado em: 30 de out de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. ISSN 1983-3156
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).