O estudo de Grafos: uma proposta investigativa<br>The study of Graphs: an investigative proposal
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p334-348Palavras-chave:
Educação Matemática, Investigação, Grafos, Algoritmo de Dijkstra.Resumo
O presente estudo é uma experimentação acerca da abordagem estudo por investigação, com ênfase em Grafos. A proposta apresentada nesse trabalho tem como enfoque a elaboração de um ensaio sobre a inserção do Algoritmo de Dijkstra no Ensino de Matemática. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de uma atividade pautada no ensino por investigação, onde os alunos foram instigados a resolver determinados problemas totalmente construídos com dados reais e com informações do âmbito da escola. Durante o desenvolvimento dessa experimentação, surgiram peculiaridades que nos fizeram validar a inserção de uma abordagem baseada no ensino por investigação destacando a importância do estudo da Teoria de Grafos na Educação Básica.
This paper presents an experimentation based on the study by investigation with emphasis in the Theory of the Graphs. The proposal presented in this paper focuses on the elaboration of an essay on the insertion of the Dijkstra Algorithm in Mathematics Education. In order to elaborate this, it is proposed the development of an activity based on study by investigation, where the students were instigated to solve certain problems totally constructed with real data and with information of the scope of the school. During the development of this experiment, peculiarities appeared that allowed us to validate the insertion of an approach based on study by investigation and finally observing the importance of the study of Graph Theory in Basic Education.
Metrics
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. 3. ed. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio (PCNEM): Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília. MEC, 2000
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf > Acesso em 30 de março de 2018.
ASSIS, D.F.C. Resolução de problemas via Teoria de Grafos: uma possibilidade de tornar a Matemática mais atraente na Educação Básica. São João Del-Rei, 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática). Disponível em:
<https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=150400203>. Acesso em 20 de fevereiro de 2018.
BONDY, J.A. and MURTY, U.S. Rama. Graph theory with applications. MacMillan, 1976.
CORRADI, D.K.S. Investigações Matemáticas. Revista da Educação Matemática da UFOP, Vol I, 2011 - XI Semana da Matemática e III Semana da Estatística, 2011. Disponível em:
<http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/redumat/article/view/346 > Acesso em 12 fevereiro de 2018.
JURKIEWICZ, S. Grafos – Uma Introdução. (2009). Disponível em: Acesso em 3 de março de 2018.
NEGRI, M.A.S. Caminhos em um Grafo e o Algoritmo de Dijkstra. Florianópolis, 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática). Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=150661376> Acesso em 20 de fevereiro de 2018.
NOGUEIRA JÚNIOR, D.C. Grafos e problemas de Caminhos. Florestal, MG, 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=150942197> Acesso em 20 de fevereiro de 2018.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SANTOS, J.P.O.; MELLO, M.P. e MURARI, I.T.C. Introdução à Análise Combinatória. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2007.
SPINILLO, A.G. et al. Formulação de Problemas Matemáticos de Estrutura Multiplicativa por Professores do Ensino Fundamental. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 59, p. 928-946, dez. 2017. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n59/0103-636X-bolema-31-59-0928.pdf> Acesso em 25 de julho de 2018.
VIEIRA, G.; ALEVATTO, N.S.G. Tecendo relações entre resolução de problemas e investigações matemáticas nos anos finais do ensino fundamental. Anais do Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul. São Paulo. p. 1-13. 2012. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/epd/article/view/515> Acesso em 10 de fevereiro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).