Promovendo a matemacia no sexto ano do ensino fundamental: o projeto água<br>Promoting matemacy in the sixth year of fundamental education: the water project
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p658-680Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Ensino Fundamental, Tratamento da Informação.Resumo
O presente artigo analisa contribuições de tarefas matemáticas para o desenvolvimento da matemacia em uma classe do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de XXXX. A investigação, de abordagem qualitativa, inspirou-se nas ideias de Paulo Freire e em alguns conceitos associados à Educação Matemática Crítica. Os dados foram produzidos a partir de observações e gravações em áudio e vídeo de aulas de Matemática, diário de campo da pesquisadora e registros produzidos pelos alunos. A análise evidenciou tanto a aprendizagem de conceitos relacionados ao Tratamento da Informação e o desenvolvimento da matemacia por parte da maioria dos participantes do estudo, quanto uma maior autonomia e engajamento dos alunos nas tarefas propostas.
The present article analyzes contributions of mathematical tasks to the development of mathematics in a sixty year of an elementary school of a public school in Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil. The research, with a qualitative approach, was inspired by the ideas of Paulo Freire and some concepts associated to Critical Mathematical Education. The data were produced from observations and audio and video recordings of mathematics classes, the researcher's field diary and records produced by the students. The analysis evidenced both the learning of concepts related to Information Processing and the development of mathematics by the majority of the participants, as well as a greater autonomy and engagement of the students in the proposed tasks.
Metrics
Referências
ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Tendências em Educação Matemática).
BIOTTO FILHO, D.; FAUSTINO, A. C. MOURA, A. Q. Cenários para investigação, imaginação e ação. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, v. 6. N. 12, p. 64-80, 2017.
BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A ideologia da certeza em educação matemática. In: SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão de democracia. Campinas: Papirus, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1998.
PAULA, L. G. de. Desenvolvendo a Matemacia com o Projeto Água: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Educação Matemática. Universidade Federal de Ouro Preto, 2018.
POWELL. A. A Educação Matemática Crítica na visão de Arthur Powell. Entrevistador: TORISU, E. M. Entrevista concedida à Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 6. N. 11, p. 7-17, 2017.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
______. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2008. (Perspectivas em Educação Matemática).
______. Educação Crítica: incerteza, Matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
______. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Tradução Abgail Lins e Jussara de Loiola Araújo. 6. ed. Campinas: Papirus, 2013.
______. Ole Skovsmose e sua Educação Matemática Crítica. Entrevistadores: CEOLIM, Amauri Jersi; HERMANN, Wellington. Entrevista concedida à Revista paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.1, n.1, p. 9-20, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/860>. Acesso em: 24 jun. 2018
______. Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2014. (Perspectivas em Educação Matemática).
SKOVSMOSE, O.; PENTEADO, M. G. Trabalhos com projetos na Educação Matemática. (sd)
VALERO, Paola; ANDRADE-MOLINA; Melissa; MONTECINO, Alex. Lo político en la educación matemática: de la educación matemática crítica a la política cultural de la educación matemática. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, México, v. 18, n. 3, p. 287-300, nov. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).