Formação do engenheiro: O conceito de vetor no programa curricular de um curso de engenharia civil<br>Engineer training: the vector concept in the curricular program of a civil engineering undergraduate course

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p263-296

Palavras-chave:

Conceito Força, Formação Profissional do Engenheiro Civil, Teoria da Atividade, Atividade Principal - trabalho.

Resumo

Resumo

Esta escrita tem a pretensão de responder o seguinte problema: em quais disciplinas e de que forma o Conceito Vetor é mobilizado no Programa Curricular de um Curso de Engenharia Civil? Para tanto, iremos utilizar como instrumentos de análise o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil e Planos de Ensino de disciplinas selecionadas. A teoria que sustenta esta escrita é, principalmente, a Teoria da Atividade de Leontiev (1978). O percurso metodológico utilizado é a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016), a partir da qual constituímos a seguinte unidade de análise “O Conceito Vetor no PPC do Curso de Engenharia Civil”, com a respectiva categoria e proposição “Identificação do Conceito Vetor nas ementas e conteúdos programáticos das disciplinas” e “Força, conceito mobilizador do Conceito Vetor”. Sendo assim, podemos dizer que a forma como o conceito vetor é mobilizado nas disciplinas que constituem o PPC do curso de Engenharia Civil, depende do contexto em que está sendo considerado, no contexto matemático vetor é tratado como um vetor livre, no contexto da física ou das disciplinas específicas, vetor é mobilizado por meio da grandeza vetorial força ou então em cálculos envolvendo equações vetoriais, e que podem ser divididos em dois tipos, em vetor fixo e vetor deslizante.

Palavras-chave: Conceito Força, Formação Profissional do Engenheiro Civil, Teoria da Atividade de Leontiev.

Abstract

This study aims to answer the following question: in which subjects and how is the vector concept used in the curricular programme of a civil engineering undergraduate course? For this purpose, we will use both the pedagogical project of the civil engineering undergraduate course and the teaching plans of the selected subjects as analytical tools. The theory that supports this writing is mainly Leontiev’s theory of activity (1978). The methodology used is the textual discursive analysis of Moraes and Galiazzi (2016), from which we constitute the following unit of analysis “The Vector Concept in the Pedagogical Project of the Civil Engineering Undergraduate Course”, with the respective category and proposition: “Concept Identification Vector in the syllabus of the subjects” and “Strength, mobilising concept of the Vector Concept”. Therefore, we can say that the way the vector concept is mobilised in the subjects that constitute the Curricular Pedagogical Project of the Civil Engineering undergraduate course depends on the context in which it is being considered. In the mathematical field the vector is treated as a free vector, in the physics field or in the specific disciplines the vector is mobilised by means of the vector quantity strength, or even in calculations involving vector equations, which can be divided into two types, namely both fixed vector and sliding vector.

Keywords: Strength concept, Professional education of the civil engineer, Activity theory of Leontiev.

Resumen

Este escrito tiene la pretensión de responder al siguiente problema: ¿en cuales disciplinas y de que forma el concepto de vector es movilizado en el programa curricular de un curso de ingeniería civil? Para ello, vamos a utilizar como instrumento de análisis el proyecto pedagógico del curso de ingeniería civil y planes de enseñanza de las disciplinas seleccionadas. La teoría que sustenta el escrito es, principalmente, la teoría de la actividad de Leontiev (1978). El recurso metodológico utilizado es el análisis textual discursivo de Moraes y Galiazzi (2016), a partir de la cual constituimos la siguiente unidad de análisis “El concepto de vector en el PPC del curso de ingeniería civil”, con la respectiva categoría y proposición “Identificación del concepto de vector en los resúmenes y contenidos programáticos de las disciplinas” e “Fuerza, concepto movilizador del concepto de vector”. Por lo tanto, podemos decir que la forma en que se moviliza el concepto de vector en las disciplinas que constituyen el PPC de la carrera de ingeniería civil, depende del contexto en el que se esté considerando. En el contexto matemático, el vector se trata como un vector libre, en el contexto de la física o de las asignaturas específicas, el vector se moviliza mediante la cantidad vectorial fuerza o bien en cálculos que involucran ecuaciones vectoriales, que pueden dividirse en dos tipos, vector fijo y vector deslizante.

Palabras clave: Concepto fuerza, Formación profesional del ingeniero civil, Teoría de la actividad de Leontiev.

 

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Biografia do Autor

Viviane Roncaglio, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - UNIJUÍ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Mestre em Educação nas Ciências - área Matemática da Unijuí. Especialista em MATEMÁTICA-MÍDIAS DIGITAIS-DIDÁTICA:TRIPÉ PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Integrante do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática. Atualmente professora de educação básica do Estado do RS.

Isabel Koltermann Battisti, UNIJUÍ

Possui graduação em Licenciatura Plena Habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), é Especialista em Educação Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), mestre pelo Programa de Mestrado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutora pelo Programa em Educação nas Ciências- UNIJUÍ, área de concentração matemática. Atua como professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Docente do DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, coordena o Projeto Multidisciplinar do Programa Residência Pedagógica/UNIJUI, atua como voluntária no PIBID/UNIJUI. Tem vasta experiência na educação básica. Temáticas de pesquisa em Educação Matemática: processo de ensinar e de aprender matemática, significação de conceitos matemáticos, sistematicidade de conceitos matemáticos, abordagem histórico-cultural, teoria da atividade; formação de professor de matemática e mediação em aulas de matemática. Integrante do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática.

Cátia Maria Nehring, UNIJUÍ

Possui graduação em Ciências: Licenciatura Plena Habilitação Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1993), Graduação em Ciências Licenciatura Plena Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professora Adjunto 3 da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. Programa de Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado. Reitora da UNIJUÍ - Gestão 2017/2019.Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: educação matemática, formação inicial e continuada, ensino aprendizagem e ensino superior. É avaliadora ad doc do SINAES/INEP/MEC desde 2009, de cursos de matemática e institucional. Líder do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática - 1996

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Publicado

2021-04-11

Como Citar

RONCAGLIO, V.; BATTISTI, I. K.; NEHRING, C. M. Formação do engenheiro: O conceito de vetor no programa curricular de um curso de engenharia civil&lt;br&gt;Engineer training: the vector concept in the curricular program of a civil engineering undergraduate course. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 263–296, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i1p263-296. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/49595. Acesso em: 22 dez. 2024.