A formação do engenheiro

novas necessidades para uma velha profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p079-110

Palavras-chave:

Conceito de vetor, Trabalho, Teoria da atividade, Ação pedagógica, Engenharia civil, Significação conceitual

Resumo

Essa escrita tem por objetivo identificar e analisar necessidades e motivos na significação do conceito Vetor na profissão de Engenheiro Civil, delimitado a partir da seguinte problemática: quais os enfrentamentos necessários na formação do Engenheiro, considerando a significação conceitual de Vetor, para uma atuação profissional de forma a contemplar os indicativos propostos pelas DCN? Para tanto, consideramos como instrumentos de análise um questionário enviado a egressos e uma entrevista semiestruturada proposta a um grupo de estudantes de um Curso de Engenharia Civil. O questionário foi encaminhado via formulários Google para todos os egressos do Curso de Engenharia Civil cadastrados no Programa Egresso de uma Instituição de Ensino desde 2015. A entrevista semiestruturada, foi realizada com cinco acadêmicos do curso, a qual foi realizada via Google Meet, e as transcrições constituíram o segundo instrumento de análise desta produção. As respostas dos questionários e as transcrições das entrevistas foram analisadas considerando as etapas da ATD de Moraes e Galiazzi (2016). A base teórica deste estudo foi a Teoria da Atividade de Leontiev (1978). As análises realizadas apontaram que, para enfrentar as necessidades de uma formação que contemple as novas diretrizes curriculares e que possibilite um processo formativo com significação conceitual, é preciso que a atividade educativa, se reestruture e se adapte às novas demandas do mercado, proporcionando um processo de ensino mais significativo, com articulação entre as disciplinas e proposição de atividades que mobilizem os conceitos em situações da prática profissional.

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Biografia do Autor

Viviane Roncaglio, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - UNIJUÍ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Mestre em Educação nas Ciências - área Matemática da Unijuí. Especialista em MATEMÁTICA-MÍDIAS DIGITAIS-DIDÁTICA:TRIPÉ PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Integrante do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática. Atualmente professora de educação básica do Estado do RS.

Isabel Koltermann Battisti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora em Educação nas Ciências

Cátia Maria Nehring, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora em Educação

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Publicado

2023-10-03