A formação do engenheiro
novas necessidades para uma velha profissão
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p079-110Palavras-chave:
Conceito de vetor, Trabalho, Teoria da atividade, Ação pedagógica, Engenharia civil, Significação conceitualResumo
Essa escrita tem por objetivo identificar e analisar necessidades e motivos na significação do conceito Vetor na profissão de Engenheiro Civil, delimitado a partir da seguinte problemática: quais os enfrentamentos necessários na formação do Engenheiro, considerando a significação conceitual de Vetor, para uma atuação profissional de forma a contemplar os indicativos propostos pelas DCN? Para tanto, consideramos como instrumentos de análise um questionário enviado a egressos e uma entrevista semiestruturada proposta a um grupo de estudantes de um Curso de Engenharia Civil. O questionário foi encaminhado via formulários Google para todos os egressos do Curso de Engenharia Civil cadastrados no Programa Egresso de uma Instituição de Ensino desde 2015. A entrevista semiestruturada, foi realizada com cinco acadêmicos do curso, a qual foi realizada via Google Meet, e as transcrições constituíram o segundo instrumento de análise desta produção. As respostas dos questionários e as transcrições das entrevistas foram analisadas considerando as etapas da ATD de Moraes e Galiazzi (2016). A base teórica deste estudo foi a Teoria da Atividade de Leontiev (1978). As análises realizadas apontaram que, para enfrentar as necessidades de uma formação que contemple as novas diretrizes curriculares e que possibilite um processo formativo com significação conceitual, é preciso que a atividade educativa, se reestruture e se adapte às novas demandas do mercado, proporcionando um processo de ensino mais significativo, com articulação entre as disciplinas e proposição de atividades que mobilizem os conceitos em situações da prática profissional.
Metrics
Referências
Battisti, I. K.; Nehring, C. M. A formação acadêmica do engenheiro: produto de uma atividade coletiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. 2, p. 543-558, abr./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/ view/11434/8598#info. Acesso em: 20 jan. 2020.
Battisti, I. K.; Nehring, C. M. Mediações na significação do conceito vetor com tratamento da Geometria Analítica em aulas de Matemática. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
Bernardes, M. E. M. Atividade educativa, pensamento e linguagem: contribuições da psicologia histórico-cultural. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 2, p. 323-332, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/wDmmMhJ3jTqmKTmrxn87Pxt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2021.
Brasil. Resolução CNE/CES nº 02, de 24 de abril de 2019. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolu%C3%87%C3%83o-n%C2%BA-2-de-24-de-abril-de-2019-85344528. Acesso em: 12 fev. 2021.
Cedro, W. L. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de Matemática: uma perspectiva histórico-cultural. 2008. 242f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
CNI – CONSELHO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Documento de apoio à implantação das DCNs do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília: CNI, 2020. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2020/6/documento-de-apoio-implantacao-das-dcns-do-curso-de-graduacao-em-engenharia/. Acesso em: 03 jun. 2021.
Grymuza, A. M. G.; Rêgo, R. G. Teoria da atividade: uma possibilidade no ensino de Matemática. Revista Temas Em Educação, V. 23, N. 2, P. 117-138, Jul./Dez. 2014.
Leontiev, A. N. Actividade, consciência e personalidade. 1978a. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000004.pdf. Acesso em: 12 jul. 2017.
Leontiev, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizontes, 1978b.
Luzzi, D. A.; Philipp JR., A. Interdisciplinaridade, pedagogia e didática da complexidade na formação superior. In: Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. São Paulo: Manole, 2011.
Marques, M. O. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 3. ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
Moraes, R.; Galiazzi, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. rev. ampl. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
Moretti, V. D. Professores de Matemática em atividade de ensino: uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente. 2007. 206f. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
Moura, M. O. et al. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M. O. (coord.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2016.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul. Projeto Pedagógico de Curso de Engenharia Civil. 2017.
Roncaglio, V.; Battisti, I. K.; Nehring, C. M. Aulas de Mecânica Geral I em um Curso de Engenharia e a mobilização do conceito vetor. In: SANTOS, M. P. (org.). Tópicos especiais no ensino e na aprendizagem de Matemática. Ponta Grossa: AYA, 2021a.
Roncaglio, V.; Nehring, C. M.; Battisti, I. Conceito força: Uma grandeza vetorial mobilizada pela mecânica e base dos cursos de engenharia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023010, 2023. e-ISSN: 1982- 5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16208
Roncaglio, V.; Battisti, I. K.; Nehring, C. M. Formação do engenheiro: o conceito vetor no programa curricular de um Curso de Engenharia Civil. Educ. Matem. Pesq., v. 23, n. 1, p. 263-296, 2021c. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/ 49595/pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).