A construção da identidade profissional dos residentes do núcleo Interdisciplinar da residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p138-166Palavras-chave:
Identidade profissional, Residentes da UFABC, Análise textual multivariadaResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar as indicações da construção de identidade profissional pelos residentes de uma universidade federal do estado de São Paulo, Brasil, referente às ações do núcleo interdisciplinar/matemática em 2020/2021. O software IRaMuTeQ foi utilizado para a análise textual multidimensional a partir da organização em textos (corpus), sendo cada um deles definido como “segmento de texto”. Cada texto foi elaborado considerando o que foi enfatizado na pesquisa: “De que forma a residência pedagógica contribuiu para sua identidade como docente?” É possível considerar que, mesmo nesse período de atividades remotas e pandemia da Covid-19, os(as) residentes vinculados ao Programa Residência Pedagógica (PRP) consideraram as experiências vivenciadas no programa relevantes para sua formação docente, visto que relataram consideráveis aprendizados que foram fundamentais para a qualificação de sua prática docente e, consequentemente, para a formação de sua identidade profissional.
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