Processos de Socialização do Professor Formador nos Cursos de Licenciatura em Matemática: o emergir da Identidade Docente<br>Socialization processes of the professors in Mathematics Degree courses: the emergence of a teacher identity

Autores

  • Júlio Henrique Cunha Neto Universidade de Uberaba
  • Váldina Gonçalves Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p419-447

Palavras-chave:

Identidade profissional docente, professores formadores, licenciatura em matemática.

Resumo

A presente pesquisa versa sobre a constituição da identidade profissional dos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática. Indaga-se: quais fatores foram e/ou são indispensáveis à construção da identidade desse profissional? O sujeito se forma professor vivenciando e interiorizando diferentes aprendizados em ambientes e momentos distintos. Em busca de resposta ao questionamento ora apresentado, analisam-se os processos de socialização vivenciados por professores formadores de um Curso de Licenciatura em Matemática. Para a realização dessa análise, entrevistam-se cinco docentes, utilizando uma abordagem qualitativa. Constatou-se que a identidade profissional dos professores em pauta se constitui de questões familiares e de experiências que se sucedem durante a educação básica, ensino superior, no campo profissional, entre outros níveis de ensino. 


As we studied how trainers in Mathematics Degree courses constitute their own professional identity, we faced another question: what factors were / are essential to the construction of the professional identity of teacher educators in Mathematics Degree courses? The subject is formed a professor by experiencing and internalizing different learning, in different environments and different times. Thus, we analyzed socialization processes experienced by teacher trainers from a Mathematics Degree course. Five teachers were interviewed through a qualitative approach. We noted that such a professional is formed through family issues, experiences that took place during elementary education, higher education, in the professional field, among others.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Júlio Henrique Cunha Neto, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE

Váldina Gonçalves Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação Matemática – PUC/SP e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

Referências

BELO, E. S. V. Professores formadores de professores de Matemática, 2012, 150p., dissertação (mestrado em ensino de ciências e matemática) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

BELO, E. S. V; GONÇALVES, O. T. A identidade profissional do professor formador de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.14, n.2, p.299-315, 2012.

BERGER, P.L; LUCKMANN,T. A Construção Social da Realidade. Trad. Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2003.

CANOAS, S. S. Perspectivas para a formação de professores de Matemática de uma Faculdade Isolada: modernização ou transformação? (1996-2002). 2005. 159 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, 2005.

COSTA, V. G. Condição docente e constituição do formador: um olhar para a licenciatura em Matemática. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2011.

COSTA, V. G. Professores Formadores dos Cursos de Licenciatura em Matemática do Estado de Minas Gerais. 2009. 186 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.

COSTA, V. G.; PASSOS, L. F. O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo: PUC-SP, v.11, n.3, pp.597-623, 2009.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Trad. Annette Pierrette R. Botelho e Estla Pinto Ribeiro Lamas. Portugal: Porto Editora,1997.

DUBAR, C. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Educ. Soc., Campinas, v. 19, n. 62, p. 13-30,1998. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301998000100002. Acesso em: 12 jan. 2016.

LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCELO, C. A Identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente. Belo Horizonte, Autêntica, v. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.

MINAYO, M. C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14.ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco,2014.

PONTE, J. P., E OLIVEIRA, H. Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista de Educação, v.11, n.2, 2002, p.145-163.

RONCA, V. F. C. Relações entre mestre-educando: modelos identitários na constituição do sujeito. Tese de doutorado: São Paulo: PUC/SP, 2005.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Educação e Sociedade. Campinas-SP: Unicamp, ano XXI, n. 73, dez. 2000.

VASCONCELOS, M. B. F. A contextualização e o ensino de matemática: um estudo de caso. 2008. 113p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

CUNHA NETO, J. H.; COSTA, V. G. Processos de Socialização do Professor Formador nos Cursos de Licenciatura em Matemática: o emergir da Identidade Docente&lt;br&gt;Socialization processes of the professors in Mathematics Degree courses: the emergence of a teacher identity. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p419-447. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/28065. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos