A (re)constituição da identidade profissional de futuros professores de matemática no contexto da residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p254-292

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Identidade Profissional Docente, Formação Inicial em Matemática, Aprendizados da Docência, Reflexão

Resumo

Este artigo discute a relação entre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e a constituição da identidade profissional docente (IPD), com o objetivo de identificar mobilizações nas IPD dos(as) residentes vivenciadas no contexto de um núcleo de matemática de uma IES pública federal. O percurso metodológico, de abordagem qualitativa, recorreu à técnica da coleta documental nos relatórios finais de um grupo de oito residentes, a partir das técnicas da análise de conteúdo. A pesquisa revelou que as mobilizações identitárias foram (re)constituídas considerando a relação entre os aprendizados da docência e a IPD, enfatizando as ambientações nas escolas, o apoio das preceptoras, a importância do planejamento e dos recursos e ferramentas digitais. Destacou também as reflexões enquanto aspecto formativo e constitutivo da IPD, como característica do núcleo, e o PRP como elemento identitário e espaço multi formativo da IPD, ilustrado pela interação entre residentes e professoras experientes.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/Canindé

Doutorado em Educação

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará - UECE/Professor

Mestre em Educação; Licenciado em Matemática.

Luiza Santos Pontello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE

Doutora em Educação; Mestra em Educação; Licenciada em Matemática.

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE

Doutora em Educação; Mestra em Educação; Licenciada em Pedagogia. 

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

GOUVEIA DE SOUSA, A. C.; BEZERRA DE MELO, C. I.; SANTOS PONTELLO, L.; DA SILVA NETA, M. de L. A (re)constituição da identidade profissional de futuros professores de matemática no contexto da residência pedagógica. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 254–292, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p254-292. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58188. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022