<br>Utilização do Scratch em sala de aula<br>Using Scratch in the classroom

Autores

  • Fernanda Schuck Sápiras
  • Rodrigo Dalla Vecchia
  • Marcus Vinicius Maltempi UNESP

Palavras-chave:

educação tecnológica, jogos matemáticos, Scratch, Construcionismo

Resumo

A presente investigação busca indícios da formação de habilidades relacionadas à literacia digital e sua associação com aspectos lógicos matemáticos na construção de jogos eletrônicos feitos por meio do software Scratch. Como principais referenciais teóricos, estão as ideias construcionistas de Papert e a literacia digital de Jenkins. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do sétimo e oitavo ano de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O paradigma metodológico assumido foi o qualitativo. O recorte dado ao artigo envolveu habilidades relacionadas ao conceito de simulação. Como principais resultados, destacamos que tanto a matemática quanto aspectos computacionais podem fomentar a construção da habilidade chamada de simulação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BICUDO, M. A. V.; ROSA, M. Realidade e Cibermundo: horizontes filosóficos e educacionais antevistos. Canoas: Editora da ULBRA, 2010.

BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; ZULATTO, R. B. Educação a Distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. Annual American Educational Research Association Meeting, Vancouver, BC, Canada, pp.1–25. 2012. Disponível em: <http://web.media.mit.edu/~kbrennan/files/Brennan_Resnick_AERA2012_CT.pdf.> Acesso em: 20 jun. 2015.

DALLA VECCHIA, R. A Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. [s.l.] Universidade Estadual Paulista, 2012.

GELLERT, U.; JABLONKA, E. Mathematisation and demathematisation: social, philosophical and educational ramifications. New York: Lighning Source, 2007.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 5a. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

JENKINS, H. et al. Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. Mit Press, 2009.

LIFELONG KINDERGARTEN GROUP. Reference Guide Scratch. MIT Media Lab, 2011. Disponível em: <http://info.scratch.mit.edu/Support/>. Acesso: em 20 jun. 2015.

MALTEMPI, M. V. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Eds.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 1–344.

PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SZWARCFITER, J.; MARKENZON, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. Rio de Janeiro: LTC, 1994.

Downloads

Publicado

2015-12-31