Estratégias formativas: um elemento potencializador para ressignificação da prática docente <br> Formation strategies: a potentiation element for resignification the teaching practice

Autores

  • Vera Lucia Merlini Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Aparecido dos Santos Rede Estadual de São Paulo Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Sandra Maria Pinto Magina Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p121-140

Palavras-chave:

Colaboração, Prática Docente, Ressignificação.

Resumo

Identificar ressignificação e transformação da prática docente de professoras participantes de uma formação. Apoiado nas ideias teóricas de: Nacarato e Santos referente aos processos formativos com viés colaborativo; Schön, Zeichner e Pimenta no que tange à reflexão sobre a prática docente; Vergnaud no que concerne às Estruturas Multiplicativas e Magina, Santos e Merlini às categorias de base do Campo Conceitual Multiplicativo. Os dados foram coletados no âmbito de uma formação continuada com um grupo de 14 professoras dos anos iniciais, numa escola pública da cidade de São Paulo. As análises permitem sustentar uma mudança qualitativa nas práticas dessas professoras, nas dimensões: gestão da sala de aula de Matemática; conhecimento didático e pedagógico do conteúdo e ressignificação do currículo.


Identify reinterpretation and transformation of teaching practice of participants of training teachers. Data were collected as part of a continuing training with a group of 14 teachers of early years, a public school in São Paulo. The analyzes allow sustain a qualitative change in the practices of these teachers, dimensions: management of mathematics classroom; didactic and pedagogical content knowledge and reframing the curriculum.


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Biografia do Autor

Vera Lucia Merlini, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP

Professora Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e atua na Graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.

Aparecido dos Santos, Rede Estadual de São Paulo Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Doutor em Educação Matemática PUC-SP. Professor efetivo da Rede Estadual de São Paulo e Professor da Graduação da Universidade Nove de Julho – UNINOVE/São Paulo-SP.

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação Matemática University of London, Inglaterra. Professora Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e atua na Graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.

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Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos