Impactos do programa de residência pedagógica no cotidiano escolar e na formação de professores

desafios em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p282-308

Palavras-chave:

Formação de professor, Educação matemática, Discussão coletiva, Educação básica

Resumo

Este artigo apresenta os impactos do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no cotidiano escolar e na formação docente perante os desafios da pandemia de Covid-19. Constituiu-se de um movimento coletivo de reflexões e discussões da prática docente composto por dez residentes licenciandos do curso de matemática, um professor da educação básica como preceptor e uma professora do curso de licenciatura como docente orientadora, reunidos semanalmente, de outubro de 2020 a março de 2022.  A pesquisa, de cunho qualitativo baseada em análise documental, utilizou como instrumentos de produção dos dados os relatórios semestrais, os relatos de experiência, as gravações das reuniões, as narrativas dos residentes, os planos de aula das intervenções, as discussões nos fóruns do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), as observações participantes nas aulas ministradas pelos residentes, as reuniões de planejamento e de avaliação das tarefas e os registros obtidos nessas observações. Centrou-se na consolidação de diferentes saberes docentes, aproximando a educação básica e o ensino superior, gerando um espaço de produção de saberes coletivos, bem como possibilitando que o programa pudesse dialogar com a formação inicial e a prática docente. Verificou-se que a educação básica, ao mesmo tempo em que produz saberes, passa a ser beneficiada diretamente com os movimentos que o programa promove dentro e fora das salas de aula e que, sobretudo, beneficia seus estudantes. Ainda, políticas públicas como a PRP valorizam a profissionalização docente e contribuem para reflexões e discussões sobre a importância da educação e da identidade profissional do professor.

Biografia do Autor

Elcio Pasolini Milli, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Mestre em Educação em Ciências e Matemática

Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorado em Matemática

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Milli, E. P., & Paiva, M. A. V. (2025). Impactos do programa de residência pedagógica no cotidiano escolar e na formação de professores: desafios em tempos de pandemia. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(3), 282–308. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p282-308