Os professores e as pesquisas da própria prática

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p186-216

Palavras-chave:

Pesquisa da própria da prática, Self-Study, Formação de professores de matemática, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

Conhecer resultados de pesquisas da própria prática, realizadas por professores, pode ajudar a compreender como se dá seu próprio desenvolvimento profissional. Para tal, desenvolveu-se uma revisão sistemática sobre pesquisas da própria da prática, muitas vezes conhecidas como Self-Study, relacionadas aos processos formativos ou ao desenvolvimento docente. A pesquisa, qualitativo-interpretativa, foi realizada a partir da seleção de artigos de revistas da área da Educação Matemática, publicados entre 2013 e 2023. Tomou-se como foco pesquisa empírica envolvendo Professores que Ensinam Matemática (PEM) no contexto dos anos finais da Educação Básica ou na Formação Continuada. Em relação à postura investigativa adotada na prática, destacaram-se a importância da postura reflexiva, da comunicação, da cooperação, das interações no processo de ensino e de aprendizagem e do papel mediador do professor. Dentre os resultados, identificou-se a necessidade de novas pesquisas relacionadas às formações continuadas para a constituição de professores-pesquisadores das próprias práticas e de investigações relacionadas ao noticing do professor, por entender que tais pesquisas propiciam a percepção desse tipo de aprendizagem situada.

Biografia do Autor

Rosana Maria Luvezute Kripka, Universidade de Passo Fundo ,RS, BR, de 1998 a 2022.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática com ênfase em Computação pela  Universidade de São Paulo (ICMC-USP/São Carlos) (1992) e mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo ICMC-USP/São Carlos (1995). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM), da Faculdade de Física, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha: Tecnologias em Educação em Ciências e Matemática (início em 2014). É professora Titular I da Área de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF)/RS/BR. Atua com pesquisa nas linhas  de ensino e aprendizagem de matemática com uso de TIC, modelagem matemática, otimização e lógica matemática. Também atua em projetos de extensão na área de ensino de ciências e matemática e na área de ciências humanas

Alessandro Jacques Ribeiro, Universidade Federal do ABC

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); Mestre em Educação Matemática (2001) e Licenciado em Matemática (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou dois estágios de Pós-Doutoramento: na Rutgers, The State University of New Jersey, Estados Unidos (2015); no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2017). Atualmente é Professor Associado no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Atuou como Professor Auxiliar, na área da Didática da Matemática, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2021/2022). É Editor Associado dos periódicos "PNA - Revista de Investigación em Didática de la Matemática" e Zetetiké. Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Experiência acadêmica e profissional nas área de Matemática e de Educação Matemática, atuando principalmente nos temas: Educação Algébrica e Formação de Professores que Ensinam Matemática. Atuou como docente na Educação Básica por 10 anos e tem participado de programas de formação (inicial e continuada) de professores desde 2001. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no período de 07/2013 a 07/2016. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, nos períodos de 02/2013 a 01/2015 e de 02/2019 a 01/2021. É Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Kripka, R. M. L., & Ribeiro, A. J. . (2025). Os professores e as pesquisas da própria prática: uma revisão sistemática de literatura . Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(1), 186–216. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p186-216