Os professores e as pesquisas da própria prática
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p186-216Palavras-chave:
Pesquisa da própria da prática, Self-Study, Formação de professores de matemática, Desenvolvimento profissional docenteResumo
Conhecer resultados de pesquisas da própria prática, realizadas por professores, pode ajudar a compreender como se dá seu próprio desenvolvimento profissional. Para tal, desenvolveu-se uma revisão sistemática sobre pesquisas da própria da prática, muitas vezes conhecidas como Self-Study, relacionadas aos processos formativos ou ao desenvolvimento docente. A pesquisa, qualitativo-interpretativa, foi realizada a partir da seleção de artigos de revistas da área da Educação Matemática, publicados entre 2013 e 2023. Tomou-se como foco pesquisa empírica envolvendo Professores que Ensinam Matemática (PEM) no contexto dos anos finais da Educação Básica ou na Formação Continuada. Em relação à postura investigativa adotada na prática, destacaram-se a importância da postura reflexiva, da comunicação, da cooperação, das interações no processo de ensino e de aprendizagem e do papel mediador do professor. Dentre os resultados, identificou-se a necessidade de novas pesquisas relacionadas às formações continuadas para a constituição de professores-pesquisadores das próprias práticas e de investigações relacionadas ao noticing do professor, por entender que tais pesquisas propiciam a percepção desse tipo de aprendizagem situada.
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