Residência pedagógica matemática, inclusão e ensino remoto: desdobramentos para a formação inicial e continuada e para a identidade profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p360-384Palavras-chave:
Residência pedagógica matemática, Formação docente, Identidade profissiona docene, Educação matemática inclusiva, Ensino remotoResumo
NNeste artigo apresentamos a residência pedagógica do Núcleo de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atendendo ao objetivo de analisar algumas vivências e desdobramentos para a formação docente inicial e continuada da participação nas duas edições deste programa. Para responder à questão: “A residência pedagógica contribui para a constituição da identidade profissional docente e para formação de seus atores?”, adotamos a metodologia das narrativas dos residentes sobre essa experiência, que se focam nos destaques voltados para a educação matemática inclusiva, no edital do ano de 2018, e para a questão do ensino remoto, no edital de 2020. A condução das análises pela preceptora e pela docente orientadora revelam o impacto considerável para a constituição e consolidação da identidade docente de todos(as) os(as envolvidos(as), que entendem que este programa deve integrar permanentemente os cursos de licenciatura.
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