Reflexões compartilhadas em uma investigação sobre a própria prática: trajetória de aprendizagem de uma professora envolvendo ensino exploratório de estatística

Autores

  • Dalva Spiler Brandelero Unespar
  • Everton José Goldoni Estevam Unespar Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p479-507

Palavras-chave:

Tarefa exploratória, Ensino de estatística, Educação matemática, Ensino exploratório

Resumo

Este artigo discute uma primeira experiência de ensino em que uma professora da Educação Básica realiza uma pesquisa sobre a própria prática e tem por objetivo investigar aprendizagens que se evidenciam em suas reflexões, as quais são compartilhadas com um grupo de pesquisa do qual participa, quando realiza e analisa uma prática assente no Ensino Exploratório de Estatística. Os dados analisados consideram as transcrições de gravações em áudio dessa primeira experiência de ensino e das gravações em vídeos de interações com o grupo de pesquisa, a partir de episódios e considerações intencionalmente selecionados pela professora-pesquisadora. Os episódios analisados evidenciam as aprendizagens emergentes a partir da implementação de uma aula assente no Ensino Exploratório de Estatística, revelando a complexidade dessa trajetória marcada pela importância da reflexão individual e coletiva em um contexto de compartilhamento e contraposição de ideias, ampliação das percepções e fortalecimento profissional da professora-pesquisadora, valendo-se de um planejamento anteriormente realizado. A investigação da própria prática, apesar de exigir coragem e exposição pública, quando realizada de forma honesta e responsável, mostra-se pertinente para a aprendizagem profissional do professor. A experiência permitiu, ainda, perceber que a perspectiva do ensino exploratório é capaz de promover o raciocínio dos alunos em situações complexas, como a problematizada nessa prática, revelando-se possível e promissora ao ensino na Educação Básica.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dalva Spiler Brandelero, Unespar

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Everton José Goldoni Estevam, Unespar Campo Mourão

 Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Referências

Batanero, C. (2019). Treinta años de investigación en educación estocástica: reflexiones y desafios. In: Contreras, J. M. et al. (ed.). Actas del tecer congresso internacional virtual de educación estadística (p. 1-15). https://www.ugr.es/~fqm126/civeest.html

Brandão, R. J. B. (2012). Formação do professor de matemática no centro de estudos superiores de Bacabal/UEMA para o ensino de estatística [Tese de doutorado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/3496

Brandelero, D. S. (2021). Aprendizagem profissional de uma professora na realização de práticas de Ensino Exploratório de Estatística [Dissertação de mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual do Paraná]. http://biblioteca.unespar.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00008a/00008adb.pdf

Canavarro, A. P. (2011.) Ensino Exploratório de Matemática: Práticas e desafios. Revista Educação e Matemática, 115, 11-17. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/1982

Chapman, O., & Heater, B. (2010). Understanding change through a high school mathematics teacher’s journey to inquiry-based teaching. Journal of Mathematics Teacher Education, 13(6), 445-458. https://doi.org/10.1007/s10857-010-9164-6

Cochran-Smith, M., & Lytle, S. L. (1999). Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, 24, 249–305. https://doi.org/10.3102/0091732X02400124

Costa Júnior, J. R. (2019). Compreensões de letramento estatístico entre licenciandos de matemática: explorando dimensões críticas em situação de formação [Tese de doutorado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco]. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37704

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed.

Cyrino, M. C. C. T., & Jesus, C. C. (2014). Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciência & Educação, 20(3), 751-764. https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300015

Cyrino, M. C. C. T., & Oliveira, H. M. (2016). Ensino exploratório e casos multimídia na formação de professores que ensinam matemática. In: Cyrino, M. C. C. T. (Ed.). Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. Londrina: EDUEL, 19-32.

Cyrino, M. C. C. T., & Teixeira, B. R. (2016). O ensino exploratório e a elaboração de um framework para os casos multimídia. In: Cyrino, M. C. C. T. (Org.). Recurso multimídia, para formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. 1ª ed. Londrina: Eduel (pp. 83-99).

De Paula, E. F., & Cyrino, M. C. C. T. (2021). Identidade profissional de professores que ensinam matemática: elementos e ações para a construção de uma proposta para futuras investigações. Pro-Posições, 32, e20180109. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0109

Estevam, E. J. G., & Cyrino, M. C. C. T. (2016). Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 9(1), 115-150. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n1p115-150

Estevam, E. J. G., Cyrino, M. C. de C. T., & Oliveira, H. (2018). Desenvolvimento do Conhecimento Estatístico para ensinar a partir da análise de tarefas em uma comunidade de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 9(2), 32–51. https://doi.org/10.26843/rencima.v9i2.1643

Estevam, E. J. G., Cyrino, M. C.C. T., & Oliveira, H. M. (2015). Medidas de Tendência Central e o Ensino Exploratório de Estatística. Perspectivas Da Educação Matemática, 8(17). https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/835

Estevam, E. J. G., Cyrino, M. C.C. T., & Oliveira, H. M. (2021). Aprendizagens profissionais de professores sobre o ensino de estatística suscitadas por reflexões na análise de um caso multimedia. Revista Portuguesa De Educação, 34(1). https://doi.org/10.21814/rpe.20709

Freire, I., Bahia, S., Estrela, M. T., Amaral, A. (2014). A Dimensão Emocional da Docência: Contributo para a Formação de Professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46-2, 151-171. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_8

Gal, I. (2002). Statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25. https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.2002.tb00336.x

Lima, C. N. M. F., & Nacarato, A. M. (2009). A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em matemática. Educação em Revista, 25(2), 241-265. https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000200011

Oliveira, H., & Cyrino, M. (2013). Developing Knowledge of Inquiry-Based Teaching by Analysing a Multimedia Case: One Study with Prospective Mathematics Teachers. Sisyphus. Journal of Education, 1(3), 214-245. http://dx.doi.org/10.25749/sis.3712

Oliveira, H., & Serrazina, L. (2002). A reflexão e o professor como investigador. In: GTI (Org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 29-42). APM.

Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In: GTI (Org.). Refletir e investigar sobre a prática profissional (pp.5-28). APM.

Ponte, J. P. (2004). Investigar a nossa própria prática: uma estratégia de formação e de construção do conhecimento profissional. In: Castro, E. & Torre, E. (Eds.), Investigación en educación matematica (pp. 61-84). Coruña: Universidad da Coruña. Republicado em 2008, PNA - Revista de Investigación em Didáctica de la Matemática, 2(4), 153-180. http://dx.doi.org/10.30827/pna.v2i4.6196

Rodgers, C. (2002). Defining Reflection: Another Look at John Dewey and Reflective Thinking. Teachers College Record, 104(4), 842–866. https://doi.org/10.1111/1467-9620.00181.

Schön, D. A. (1983). The Reflective Practitioner: how professionals think in action. Basic Books.

Stein, M. K.; Engle, R. A.; Smith, M. S.; Hughes, E. K. (2008). Orchestrating Productive Mathematical Discussions: five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, 10(4), 313-340. https://doi.org/10.1080/10986060802229675.

Publicado

2023-04-29