Reflexões compartilhadas em uma investigação sobre a própria prática: trajetória de aprendizagem de uma professora envolvendo ensino exploratório de estatística

Autores

  • Dalva Spiler Brandelero Unespar
  • Everton José Goldoni Estevam Unespar Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p479-507

Palavras-chave:

Tarefa exploratória, Ensino de estatística, Educação matemática, Ensino exploratório

Resumo

Este artigo discute uma primeira experiência de ensino em que uma professora da Educação Básica realiza uma pesquisa sobre a própria prática e tem por objetivo investigar aprendizagens que se evidenciam em suas reflexões, as quais são compartilhadas com um grupo de pesquisa do qual participa, quando realiza e analisa uma prática assente no Ensino Exploratório de Estatística. Os dados analisados consideram as transcrições de gravações em áudio dessa primeira experiência de ensino e das gravações em vídeos de interações com o grupo de pesquisa, a partir de episódios e considerações intencionalmente selecionados pela professora-pesquisadora. Os episódios analisados evidenciam as aprendizagens emergentes a partir da implementação de uma aula assente no Ensino Exploratório de Estatística, revelando a complexidade dessa trajetória marcada pela importância da reflexão individual e coletiva em um contexto de compartilhamento e contraposição de ideias, ampliação das percepções e fortalecimento profissional da professora-pesquisadora, valendo-se de um planejamento anteriormente realizado. A investigação da própria prática, apesar de exigir coragem e exposição pública, quando realizada de forma honesta e responsável, mostra-se pertinente para a aprendizagem profissional do professor. A experiência permitiu, ainda, perceber que a perspectiva do ensino exploratório é capaz de promover o raciocínio dos alunos em situações complexas, como a problematizada nessa prática, revelando-se possível e promissora ao ensino na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Dalva Spiler Brandelero, Unespar

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Everton José Goldoni Estevam, Unespar Campo Mourão

 Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

SPILER BRANDELERO, D.; GOLDONI ESTEVAM, E. J. . Reflexões compartilhadas em uma investigação sobre a própria prática: trajetória de aprendizagem de uma professora envolvendo ensino exploratório de estatística. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 479–507, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p479-507. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58091. Acesso em: 13 nov. 2024.