O tornar-se professor de matemática em um Programa de Residência Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p331-359

Palavras-chave:

Início de carreira, Formação de professores, Programa de Residência Docente

Resumo

Este artigo, parte de uma dissertação, tem por objetivo analisar as contribuições do Programa de Residência Docente – PRD – da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – para o tornar-se professor de matemática. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e para a produção de dados utilizaram-se o questionário e entrevistas com dois professores de matemática iniciantes na carreira docente, que participaram do programa como residentes. Este estudo demonstrou que os sistemas educacionais brasileiros têm dado pouca atenção aos(às) professores(as) principiantes, e faltam políticas públicas de apoio à inserção e à permanência destes(as) no mercado de trabalho, o que pode acarretar elevadas taxas de evasão da docência. Além disso, a indução profissional docente apresenta diversas situações desafiadoras, como o sentimento de solidão, a desvalorização da profissão docente, a motivação dos(as) alunos(as), o currículo, o saber fazer e ser professor(a) iniciante, o desenvolvimento de uma identidade profissional, dentre outros. Diante disso, salienta-se que há necessidade de criar políticas públicas voltadas a esse professorado iniciante e dar atenção, auxílio e suporte aos primeiros anos de exercício profissional docente na tentativa de que superem, descobrem e sobrevivam à iniciação profissional no âmbito do ensino da matemática.

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Biografia do Autor

Bertrand Luiz Corrêa Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-graduado Lato Sensu em Neuroeducação e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM). Ex-bolsista do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) em Portugal pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) (Agosto/2018 à Agosto/2019). Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática Pontal (Setembro/2016 à Julho/2018). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/ Subprojeto Matemática. (Junho/2015 à Agosto/2016).

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Matemática e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor da Faculdade de Educação da UFJF

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

LIMA, B. L. C.; CARNEIRO, R. F. O tornar-se professor de matemática em um Programa de Residência Docente. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 331–359, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p331-359. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57937. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022