O tornar-se professor de matemática em um Programa de Residência Docente
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p331-359Palavras-chave:
Início de carreira, Formação de professores, Programa de Residência DocenteResumo
Este artigo, parte de uma dissertação, tem por objetivo analisar as contribuições do Programa de Residência Docente – PRD – da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – para o tornar-se professor de matemática. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e para a produção de dados utilizaram-se o questionário e entrevistas com dois professores de matemática iniciantes na carreira docente, que participaram do programa como residentes. Este estudo demonstrou que os sistemas educacionais brasileiros têm dado pouca atenção aos(às) professores(as) principiantes, e faltam políticas públicas de apoio à inserção e à permanência destes(as) no mercado de trabalho, o que pode acarretar elevadas taxas de evasão da docência. Além disso, a indução profissional docente apresenta diversas situações desafiadoras, como o sentimento de solidão, a desvalorização da profissão docente, a motivação dos(as) alunos(as), o currículo, o saber fazer e ser professor(a) iniciante, o desenvolvimento de uma identidade profissional, dentre outros. Diante disso, salienta-se que há necessidade de criar políticas públicas voltadas a esse professorado iniciante e dar atenção, auxílio e suporte aos primeiros anos de exercício profissional docente na tentativa de que superem, descobrem e sobrevivam à iniciação profissional no âmbito do ensino da matemática.
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