Equação Polinomial do Primeiro Grau: Uma Análise Praxeológica em Três Livros didáticos do 7º do Ensino Fundamental<br>Polynomial Equation of the First Degree: a Praxeological Analysis in Three Textbooks of the 7th Elementary School

Autores

  • Edelweis Jose Tavares Barbosa Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Campus Agreste
  • Ana Paula Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p1-20

Palavras-chave:

Livro Didático de Matemática, Equação do Primeiro Grau, Teoria Antropológica do Didática.

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de parte uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar comparativamente as praxeologias matemáticas e didáticas sobre o conceito de equações polinomiais do primeiro grau em três livros didáticos. A realização deste estudo está fundamentada na ótica da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A metodologia se constituiu em uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que as praxeologias nesses três livros não esclarecem as diferenças existentes entre os subtipos de tarefas trabalhadas, bem como as potencialidades das técnicas organizadas ou sistematizadas

 

This article presents the results of part of a doctoral research whose objective was to analyze comparatively the mathematical and didactic praxeologies on the concept of polynomial equations of the first degree in three didactic collections. This study is based on the view of the Anthropological Theory of Teaching (ATD). The methodology was a qualitative approach. The results indicate that the praxeologies in these three books do not clarify the differences between the subtypes of tasks worked, as well as the potentialities of organized or systematized techniques.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ARAUJO, A. J. de, O ensino de Álgebra no Brasil e na França: um estudo sobre o ensino de equações do 1° grau à luz da teoria antropológica do didático. Tese de doutorado, UFPE, 2009.

ANDRINI, A. Praticando Matemática, 7 / Álvaro Andrini e Maria José Vasconcelos. 3ª Ed. Renovada- São Paulo: Editora do Brasil, 2012 (Coleção Praticando Matemática)

BARBOSA, E. J.T, Praxeologia do professor: análise comparativa com os documentos oficiais e do livro didático no ensino de equações polinomiais do primeiro grau. Tese de doutorado, UFRPE. 2017.

CHEVALLARD, Y. Le passage de l'arithmétique à l'algébrique dans l'enseignement des mathématiques au collège: l'évolution de la transposition didactique. In : Petit X n° 5, IREM, Grenoble, 1984.

___________Dimension ibstrumentale, dimension sémiotique de l’activité mathématique.Séminaire de didactique des mathématiques et de L’informatique de Grenoble. LSD2, IMAG, Université J. Fourier, Grenoble. (1991)

___________. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L’approche anthropologique. Actes de l’U.E. de la Rochelle, 1998.

________________. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L´approche antropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Vol 19, nº 2, pp. 221-266, 1999.

FONSECA, C. (2004), Discontinuidades matemáticas y didácticas entre la Enseñaza Secundaria y la Enseñaza Universitaria. Tesis Doctoral.Departamento de Matemática Aplicada I. Universidad de Vigo.

GALVEZ, G.. A Didática da Matemática / In. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas Cecília Parra, Irma Saiz...[et. al.]; trad. Juan Acuña Liorens. Porto Alegre: Arte Medicas, 1996.

IMENES, L. M. Matemática. Imenes & Lellis. Obra em 4 v. para alunos de 6° ao 9° ano. São Paulo: Moderna, 1ª ed. 2010.

KAPUT, J. (2005) Teaching and learning a new algebra with understanding. Documento retirado de http://www.simcalc.umassd.edu/downloads/KaputAlgUnd.pdf em 22 de Janeiro de 2014.

KIERAN, C. The learning and teaching of algebra. Montreal: Université du Québec à Montréal, 1992.

_________. Learning and teaching Algebra at the middle school through college levels: Building meaning for symbols and their manipulation. In F.K. Lester, Jr., (Ed.), Second Handbook of research on mathematics teaching and learning (pp. 707-762). Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2007.

NAME, M. A. Tempo de Matemática, 7: ensino fundamental, 2 ed.- São Paulo: Editora do Brasil, 2010

NCTM (2007). Princípios e normas para a Matemática escolar. Lisboa: APM.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Edição

Seção

Artigos