Tendências em Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática Reveladas no EBRAPEM<br>Trends in Digital Technologies in Teaching Mathematics Revealed in EBRAPEM

Autores

  • Carla Denize Ott Felcher Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel e também professora formadora na UAB/UFPel. Doutoranda no Programa Educação em Ciências pela UFRGS. http://orcid.org/0000-0002-9733-9451
  • Ana Cristina Pinto UFPel http://orcid.org/0000-0002-0832-040X
  • Vanderlei Folmer Professor no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e coordenador do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UNIPAMPA http://orcid.org/0000-0001-6940-9080

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p001-022

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática, EBRAPEM.

Resumo

Neste artigo apresentamos e analisamos as tendências em Tecnologias Digitais no ensino da Matemática, apontadas nas edições XVIII, XIX, XX e XXI do Encontro Brasileiro de Estudante de Pós-Graduação em Educação Matemática. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da combinação de estado da arte e da meta-análise de 141 trabalhos, entre resumos e artigos completos, publicados nos anais dos anos de 2014 a 2017. Os resultados apontam que predominam as pesquisas de mestrado, envolvendo principalmente estudantes da educação básica. Ainda, observam-se como tendência nos anos de 2014 e 2015 as pesquisas envolvendo a temática tecnologia digital. No ano de 2016, o destaque foi para o software GeoGebra, seguido do tema Tecnologias Digitais e do uso de vídeos. E por fim, em 2017, permanece o software GeoGebra em destaque, seguido dos vídeos.

The aim of this article is to present and analyze the trends in digital technologies in Mathematics teaching, pointed out in the XVIII, XIX, XX and XXI editions of the Brazilian Meeting of Graduate Students in Mathematics Education. As a methodological procedure, we use the state of the art and meta-analysis of 141 papers, among abstracts and complete articles, which were published in the annals of the years 2014 to 2017. Results indicate that the master's research predominates, involving mainly students of basic education. Still, in the years 2014 and 2015, the digital technology theme is a research trend. In the year 2016, the highlight was for GeoGebra, followed by the digital technologies theme and the use of videos. Finally, in 2017, GeoGebra remains in the highlight, followed by the use of videos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel e também professora formadora na UAB/UFPel. Doutoranda no Programa Educação em Ciências pela UFRGS.

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel, especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Atua como professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel e também como professora formadora na UAB/UFPel. Doutoranda no Programa Educação em Ciências pela UFRGS, pesquisando principalmente sobre ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Educação a Distância e Formação de Professores.

Ana Cristina Pinto, UFPel

Graduada em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciência da Computação pelo PPGC /UFRGS. Atuou como coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia FTEC na unidade de Porto Alegre. Atualmente sou professora pesquisadora (bolsista/CAPES-UAB) do curso de Matemática a Distância da UFPel e desenvolvo atividades de pesquisa na área de Educação a distância (EAD) e aluna regular do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Vanderlei Folmer, Professor no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e coordenador do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UNIPAMPA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria e Letras - Português/Inglês pela Universidade Paulista, mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade de Lisboa - Portugal. É professor no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e coordenador do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UNIPAMPA. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, Nutrição, Obesidade, Diabetes mellitus e Estresse Oxidativo.

Referências

ANDRADE, G. O. Caracterização dos Aspectos Computacionais envolvendo Objetos de Aprendizagem no ensino da Matemática. In: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd6_gustavo_Andrade.pdf> Acesso em: 10 mar. 2018.

ASSIS, A. R. Tablets e Aprendizagem de Geometria na Formação Inicial de Professores. In: VXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. Anais Eletrônicos. Disponível em: < http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD6/assis6.pdf > Acesso em: 10 mar. 2018.

BESSA, D. D. Teorias da Comunicação. Brasília: Universidade de Brasília, 2006.

BICUDO, M. A. V. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, v. 9, p. 7-20, 2014.

BRASIL. Mestres e Doutores 2015. Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, 2016. Disponível em:

<https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/Apres_CGEE_MD2015_SBPCvfrev.pdf/d50b9e9d-5f0f-4b40-af53-562cf8fa605a> Acesso em: 28 abr. 2018.

BORBA, M. C. GPIMEM-Dez anos: sua interação com o EBRAPEM. Anais VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro, UNESP, 2003.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. S; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BORBA, M. C; RANGEL, F. L. A. H; CHIARI, A. S. S. Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA. Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 53, 2015.

BORSOI, C. Geogebra 3D no Ensino Médio: uma possibilidade para a

aprendizagem da geometria espacial. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wpcontent/uploads/2016/04/gd6_caroline_borsoi.pdf>Acesso em: 10 mar. 2018.

D’AMBRÓSIO. U. Educação Matemática: da Teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 2010.

DINIZ, C. S. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos. Disponível em:

Acesso em: 10 mar. 2018.

DOMINGUES, N. S; BORBA, M. C. Compreendendo o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 18, p. 47-68, 2018.

DUARTE, E. M. O jogo educacional digital e a aprendizagem matemática no ensino superior orientado pela Resolução de Problemas. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem-2/> Acesso em: 10 mar. 2018.

EBRAPEM. 2017. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem-2/> Acesso em: 10 mar. 2018.

FELCHER, C. D. O et al. Produzindo vídeos, construindo conhecimento: Uma investigação com acadêmicos da Matemática da Universidade Aberta do Brasil. In: Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, n. 1, 2017. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/640> Acesso em: 10 mar. 2018.

FERNANDES, F. D. A. Reflexões Sobre a Utilização de Dispositivos Móveis no Contexto da Educação Financeira. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos. Disponível em:<http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd6_fausto_fernandes.pdf > Acesso em: 10 mar. 2018.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas" estado da arte. Educação & sociedade, v. 23, p. 257 citation_lastpage= 272, 2002.

FONTES, B. C. O Audiovisual na Educação Matemática: um olhar para a comunicação da matemática a partir de vídeos produzidos por alunos da UAB. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem-2/> Acesso em: 10 mar. 2018.

GOMES, M. L.M; BRITO, A. J. Vertentes da produção acadêmica brasileira em história da educação matemática: as indicações do EBRAPEM. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), Ano 22, nº 34, 2009, p. 105 a 130. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/2912/291221876006/ . Acesso em 10 mar 2018.

HALBERSTAD, F. F. A aprendizagem da geometria analítica do Ensino Médio: um olhar a partir das suas representações semióticas no GrafEq. In: VXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. Anais Eletrônicos. Disponível em: <http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD6/halberstadt6.pdf > Acesso em: 10 mar. 2018.

HENRIQUE, M. P. Um toque ou um arrastar direto na tela do Smartphone: reflexões e possibilidades para aprender sobre retas paralelas cortadas por uma transversal por meio do GeoGebra In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos. Disponível em:

<http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wpcontent/uploads/2016/04/gd6_marcos_henrique.pdf > Acesso em: 10 mar. 2018.

HERRERA, A. N. Pizarra digital interactiva en aulas de matemáticas. IN: Revista de Didáctica de las Matemáticas, n. 72, pp.121-127, diciembre. 2009. Disponível em: <http://www.sinewton.org/numeros/ numeros/72/Enlared_01.pdf >.

KENSKI, V. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas/SP: Papirus, 2012.

LAURINDO, J. C. S. Estatística na Educação Básica: o estudo de conceitos através do software GeoGebra. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos. Disponível em:<https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem-2/> Acesso em: 10 mar. 2018.

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2010.

MACHADO, N. J. Ensino de Matemática: das concepções às ações docentes. In.: Ensino de Matemática: pontos e contrapontos. Nilson José Machado, Ubiratan D’Ambrósioe Valéria Arantes (Orgs.)São Paulo: Summus, 2014.

MALTEMPI, M. V. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente/Mathematics education and digital technologies: Reflexions about the practice in teacher education. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 59-67, 2008.

MARIN, D. Professores de matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior. Dissertação de Mestrado UNESP - Rio Claro: [s.n.], 2009.

MARQUES, W. Formas de numeramento em smartphones: arquitetando telas sensíveis ao toque. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem-2/ Acesso em: 10 mar. 2018.

MEIRELES, T. F. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem de Matemática usando o Scratch: da elaboração à construção. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos. Disponível em:<http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wpcontent/uploads/2016/04/gd6_tatiana_meireles.pdf>.Acesso em: 10 mar 2018.

MONTEIRO, S. A. I. et al. Educações na contemporaneidade: reflexão e pesquisa. São Carlos: Pedro & João, 2011.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. São Paulo: Comunicação & Educação. 1995. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131 >. Acesso em: 22 out. 2017.

MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 14ª Ed. São Paulo: Papirus, 2008.

NESI, T. L. Reformulando o Objeto de Aprendizagem “Descobrindo Comprimentos”. . In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos. Disponível em:< https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem-2/> Acesso em: 10 mar. 2018.

OECHSLER.V. Vídeos e Educação Matemática: um olhar para dissertações e teses. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos. Disponível em:

<http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd6_vanessa.pdf> Acesso em: 10 mar. 2018.

OLIVEIRA, L. P. F. Uso e produção de vídeos nas aulas de matemática do ensino fundamental. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos. Disponível em:<http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wpcontent/uploads/2016/04/gd6_Luana_Oliveira.pdf> Acesso em: 10 mar. 2018.

PEREIRA, A. L. Uma análise sobre as concepções dos professores acerca da utilização das Tecnologias Digitais em aulas de Matemática. In: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd6_anderson_pereira.pdf> Acesso em: 10 mar 2018.

PIRES, L. F. R. Influência das TICs em Estratégias de Ensino e Aprendizagem no ensino do Cálculo Integral. VXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. Anais Eletrônicos. Disponível em: http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD6/pires6.pdf Acesso em: 10 mar 2018.

PISA, Relatório OCDE. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, MEC.2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa_2015_brazil_prt.pdf . Acesso em 10 mar 2018.

SANTOS, C. F. R. A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos. Disponível em:http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wpcontent/uploads/2016/04/gd6_clodogil_santos.pdf Acesso em 10 mar. 2018.

SILVA, F. L. Digital Math: curso Virtual de Matemática, Baseada em Objetos Digitais de Aprendizagem no Ambiente Moodle – Uma Aplicação no Curso de Licenciatura em Ciências da Computação, Modalidade a Distância, na UNEB. VXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. Anais Eletrônicos. Disponível em: http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD6/fernandasilva6.pdf . Acesso em 10 mar. 2018.

SILVA, J. N. D. Educação Matemática de Jovens e Adultos: Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wpcontent/uploads/2016/04/gd6_jonson_silva.pdf Acesso em: 10 mar. 2018.

SILVA, M. S. Elaboração de Atividades com Tecnologias Digitais: algumas considerações. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos. Disponível em:https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem-2/ Acesso em: 10 mar. 2018.

SOUZA, M. B Integrando Software, Vídeo e Demonstração Matemática. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos. Disponível em:< https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem-2/> Acesso em: 10 mar. 2018.

SOUZA, M. E. (Re) Construção de Conhecimentos Matemáticos de Professores: uma ação de formação continuada para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. VXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. Anais Eletrônicos. Disponível em:http://www.lematec.net.br/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD6/maurosouza6.pdf

Acesso em 10 mar. 2018.

STEINLE, N. O. Rede de aprendizagem matemática: no contexto das redes sociais e da cultura popular virtual. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais Eletrônicos. Disponível em:< https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem-2/> Acesso em: 10 mar. 2018.

TATAGIBA, J. S. A utilização de games digitais nas aulas de Matemática. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos. Disponível em:

http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wpcontent/uploads/2016/04/gd6_jocilea_tatagiba.pdf Acesso em: 10 mar. 2018.

TEIXEIRA, I. R. G. O uso do software GeoGebra nas construções gráficas de Funções Quadráticas. In: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos. Disponível em: http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd6_igor_teixeira.pdf Acesso em: 10 mar. 2018.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

FELCHER, C. D. O.; PINTO, A. C.; FOLMER, V. Tendências em Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática Reveladas no EBRAPEM&lt;br&gt;Trends in Digital Technologies in Teaching Mathematics Revealed in EBRAPEM. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v21i2p001-022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39080. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos