Promovendo a matemacia no sexto ano do ensino fundamental: o projeto água
Promoting matemacy in the sixth year of fundamental education: the water project

Ludmila Geralda de Paula, Ana Cristina Ferreira, Edmilson Minoru Torisu

Resumo


O presente artigo analisa contribuições de tarefas matemáticas para o desenvolvimento da matemacia em uma classe do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de XXXX. A investigação, de abordagem qualitativa, inspirou-se nas ideias de Paulo Freire e em alguns conceitos associados à Educação Matemática Crítica. Os dados foram produzidos a partir de observações e gravações em áudio e vídeo de aulas de Matemática, diário de campo da pesquisadora e registros produzidos pelos alunos. A análise evidenciou tanto a aprendizagem de conceitos relacionados ao Tratamento da Informação e o desenvolvimento da matemacia por parte da maioria dos participantes do estudo, quanto uma maior autonomia e engajamento dos alunos nas tarefas propostas.

The present article analyzes contributions of mathematical tasks to the development of mathematics in a sixty year of an elementary school of a public school in Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil. The research, with a qualitative approach, was inspired by the ideas of Paulo Freire and some concepts associated to Critical Mathematical Education. The data were produced from observations and audio and video recordings of mathematics classes, the researcher's field diary and records produced by the students. The analysis evidenced both the learning of concepts related to Information Processing and the development of mathematics by the majority of the participants, as well as a greater autonomy and engagement of the students in the proposed tasks.


Palavras-chave


Educação Matemática Crítica; Ensino Fundamental; Tratamento da Informação.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p658-680

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