O uso do GeoGebra em práticas laboratoriais na construção de conceitos geométricos por licenciandos em matemática da UECE
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p138-158Palavras-chave:
GeoGebra, Práticas Laboratoriais, Conceitos geométricosResumo
Nos dois últimos anos, a educação vem passando por diversas mudanças, ocasionada pela pandemia do COVID-19 que forçou o ensino domiciliar potencializado pelos recursos tecnológicos. Nos cursos de formação de futuros professores também foram afetados, tendo que repensar disciplinas práticas que eram ministradas presencialmente, para um cenário digital que levaram ganhos e perdas. No caso dos cursos de licenciaturas em matemática, em especial, o situado na Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Itaperi, em Fortaleza no Ceará, essa realidade não foi diferente. Dessa forma, esse relato de experiência tem o intuito de apresentar as possibilidades didáticas do uso do GeoGebra em práticas laboratoriais na construção de conceitos geométricos por licenciandos em matemática da UECE. O enfoque é mostrar os materiais digitais construídos pelos discente e suas orientações metodológicas para a aplicação em uma aula a distância e/ou presencial dentro da disciplina de laboratório de ensino de geometria. Dessa forma, percebeu-se que o GeoGebra ultrapassa seu uso apenas com a ferramenta régua e compasso, e traz várias possibilidades como recurso didático para a confecção de jogos, quebra-cabeças e construção de simuladores.
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