Espaços formativos em uma escola básica e conhecimentos didáticos sobre números inteiros de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave:
conhecimentos de professores dos anos iniciais, números negativos e operações com números inteiros, educação algébricaResumo
Resumo O artigo expõe o contexto e os princípios que dão suporte à formação de professores, em uma escola com uma cultura de formação profissional contínua, bem como um processo que culminou com publicações de alguns deles. Analisa interpretações de oito professoras de 3º ano do ensino fundamental sobre o cálculo de um aluno de 2º ano, da mesma escola, exibindo trato com números inteiros negativos. Revela alguns lapsos de conhecimentos dessas professoras acerca de operações com números inteiros. Em decorrência, considera certos conhecimentos algébricos necessários ao conhecimento didático acerca de números inteiros e apresenta aspectos a serem desenvolvidos na formação docente sobre o assunto, contribuindo, assim, para o debate sobre currículos de cursos de licenciatura em pedagogia. Palavras-chave: conhecimentos de professores dos anos iniciais; números negativos e operações com números inteiros; educação algébrica. Abstract This paper describes the context and principles that support teacher education in a school that has built a continuous professional training culture. Besides that, it reports a process that resulted in published texts that were written by the teachers. Then it analyzes interpretations of 8 schoolteachers regarding the procedure of one pupil who used negative numbers while working out whole number calculations. The student is from the 2nd grade and the teachers teach 3rd graders (7-8-year-old pupils) at the same school. The results show the teachers’ lack of understanding regarding whole numbers. This study can contribute to a debate concerning the programs developed in courses for High School Teaching Certification in Education, both in Pedagogy courses and in other education processes. Keywords: first grades teachers’ knowledge; whole number operations and negative numbers; algebraic education.Downloads
Como Citar
Maranhão, C. (2009). Espaços formativos em uma escola básica e conhecimentos didáticos sobre números inteiros de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 10(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1643
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).