A prática docente em estocástica, revelada por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental<br>The teaching practice on stochastic revealed by teachers who teach mathematics in elementary school
Palavras-chave:
aprendizagem docente, prática docente, educação matemática na infância, educação estocástica.Resumo
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou algumas aprendizagens reveladas por professores que ensinam Matemática para crianças, inseridos em um espaço formativo, com foco em Estocástica. Esse termo refere-se à interface entre os conceitos combinatório, probabilístico e estatístico, os quais possibilitam o desenvolvimento de formas particulares de pensamento, envolvendo fenômenos aleatórios, interpretação de amostras e elaboração de inferências. Neste texto, apresentam-se as práticas socializadas por três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que atuam na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Analisaram-se as aprendizagens das professoras por meio do fazer docente expresso pelos relatos oral e escrito, relativos à elaboração de propostas para a abordagem das ideias estocásticas na infância. As aprendizagens evidenciadas demostram que o conhecimento do conteúdo específico gera e mobiliza ações no ambiente profissional das professoras.
This article is an excerpt from a doctoral research that investigated learning revealed by some teachers who teach mathematics to children, in a learning environment, focusing on Stochastic. This term refers to the interface between combinatorial, probabilistic and statistical concepts, which enable the development of particular ways of thinking, involving random phenomena, interpretation of samples and drawing of inferences. In this paper, we present the practical shared by three teachers of the early years of elementary school, working in the Municipal Secretary of Education of São Paulo. We analyzed the teachers’ learning through their oral and written narrative concerning the preparation of proposals for addressing stochastic ideas in childhood. The learning evidenced demonstrates that knowledge of the specific content generates and mobilizes actions in the professional environment of the teachers.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).