Análise de redes semânticas baseada em títulos de artigos* de periódicos científicos: o caso dos periódicos de divulgação em educação matemática

Autores

  • Inácio de Sousa Fadigas Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Trazíbulo Henrique Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Valter de Senna SENAI - CIMATEC
  • Marcelo A. Moret SENAI - CIMATEC
  • Hernane Borges de Barros Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Análise de redes sociais, Redes complexas, Educação matemática

Resumo

Resumo Redes sociais e complexas representam uma das formas de se estudar sistemas complexos. A proposta do presente artigo é descrever e analisar redes semânticas construídas a partir dos títulos de artigos de periódicos nacionais de divulgação da educação matemática. A escolha dos periódicos considerou principalmente um público mais ampliado composto por estudantes e professores de matemática. Para realizar o estudo, a análise de redes sociais e a teoria das redes complexas foram usadas. O artigo descreve ainda o método para construção das redes e os resultados são apresentados em três blocos: os quantitativos gerais, os índices da teoria das redes complexas e os índices da análise de redes sociais. Finalmente, é realizado um diagnóstico sobre a caracterização das redes semânticas, assim como sobre a importância das palavras e sua freqüência nos títulos, semelhanças na linha editorial, vocabulário padrão, entre outras constatações. Uma importante contribuição deste trabalho é de oferecer suporte para a definição de estratégias que captem mais leitores, ajudando no processo de difusão do conhecimento em campos específicos. Palavras-chave: Análise de redes sociais, Redes complexas, Educação matemática Abstract Social and complex networks provide an important contribution to the understanding and representation of complex systems. The purpose of this paper is to describe and analyze semantic networks constructed from titles of papers published in Brazilian journals on mathematical education. The choice of the journals took into account the site of the audience, composed of students and math teachers. In order to carry out the proposed study, social network analysis and complex network theory were used. The paper describes the method for constructing semantic networks and the findings are presented in three groups: quantitative results, indices derived from complex network theory, and indices from social network analysis. Finally, a diagnostic on the semantic network characterization is carried out, as well as on the importance of words and their frequency in the titles of the papers, the similarities in the editorial line and standard vocabulary, among other findings. An important contribution of this work is to offer support for the development of strategies to entice more readers, helping in the process of diffusion of knowledge on specific fields. Keywords: Social network analysis, Complex networks, Mathematical Education

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Biografia do Autor

Inácio de Sousa Fadigas, Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

2010-01-24

Edição

Seção

Artigos