A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual utilizando a modelagem matemática: experiência de uma turma de 9ºano <br> Writing and mathematical thinking in virtual environment using the math modeling: experience of 9th class grade

Autores

  • Sandra Maria Schroetter Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF
  • Nilson Sergio Stahl Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Carla Sarlo Chrysostomo UNINI-México
  • Camila Ramos Duncan Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

A Escrita e o Pensamento Matemático, Modelagem Matemática, . Educação à Distância, Trabalho colaborativo.

Resumo

No presente artigo é apresentado o relato de um trabalho de pesquisa utilizando a escrita como ferramenta para o desenvolvimento do processo cognitivo da aprendizagem em matemática. A utilização da escrita cada vez mais evidenciada nos meios eletrônicos possibilita a estudantes, professores e pesquisadores refletir sobre sua práxis, seus objetivos e seu aprendizado. A busca de novas metodologias de ensino/aprendizagem com utilização de tecnologias que possibilitem a melhoria de seu desempenho acadêmico vem a ser uma atitude científica significativa. Esta produção apresenta reflexões registradas pelos educandos em ambiente virtual, diante de um problema gerador a ser resolvido utilizando a Modelagem Matemática. Nas mensagens compartilhadas podemos observar às trocas de ideias, num trabalho colaborativo, com diversidade de articulações de saberes, de certezas ou dúvidas e de respeito mútuo as formas de pensamento de cada um.

 

This article presents the report of a research  using writing as a tool for the development of cognitive mathematics learning process. This production presents reflections recorded by students in a virtual environment with a generator problem to be solved using the Mathematical Modeling. We can observe in shared messages  the exchange of ideas in a collaborative work using various joints and knowledge of certainties or doubts and mutual respect with the ways of thinking of each other contributing to the construction of knowledge in mathematics.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Schroetter, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF

Mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Licenciada em Matemática Plena com Habilitação para Física e Desenho Geométrico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Possui especialização em Educação Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Especialização em Educação Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC). Atualmente é professora regente do Centro Escola Dimensão e Espaço, professora regente do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), professora regente do Instituto de Ensino Superior Professor Aldo Muylaert (ISEPAM). Tem experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Matemática.

Nilson Sergio Stahl, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pos doutorando em Rutgers State University of New Jersey onde trabalha com Ambientes virtuais de Aprendizagem, trabalho colaborativo e Modelagem Matematica. Atualmente é professor associado II da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Foi coordenador geral do PARFOR por cinco anos. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino/aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, objetos de aprendizagem, modelagem matemática no ensino, modelos computacionais em meio ambiente, cognição no ensino/aprendizagem da Matemática, trabalho colaborativo em ambiente virtual, escrita e pensamento matemático. Credenciado nos Programas de Pós Graduação em Cognição e Linguagem e Ciências Naturais da Universidade Esttadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro com diversas orientações de mestrado já concluídas e em andamento, além de uma co-orientacao de Doutorado concluída e outra em andamento.

Carla Sarlo Chrysostomo, UNINI-México

Mestranda em Educação: UNINI México, Professora do Curso de Formação de Professores Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert – ISEPAM rede FAETEC.

Camila Ramos Duncan, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2013). Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

SCHROETTER, S. M.; STAHL, N. S.; CHRYSOSTOMO, C. S.; DUNCAN, C. R. A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual utilizando a modelagem matemática: experiência de uma turma de 9ºano &lt;br&gt; Writing and mathematical thinking in virtual environment using the math modeling: experience of 9th class grade. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22181. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos