Implicações do conhecimento matemático para o ensino usando modelagem matemática

um olhar para as discussões de professores em formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p155-185

Palavras-chave:

Conhecimento matemático para o ensino, Modelagem matemática, Modelo matemático, Função polinomial do segundo grau, Função definida por duas sentenças

Resumo

Neste artigo trazemos reflexões para a questão: Quais as implicações do conhecimento matemático para o ensino usando modelagem matemática emergem das discussões de professores em formação continuada? Para isso, nos debruçamos nas discussões dos professores no papel de modeladores em uma atividade de modelagem matemática. A análise de conteúdo, de natureza qualitativa, foi subsidiada por gravações em áudio e vídeo de nove professores participantes de uma disciplina de Modelagem Matemática de um programa de mestrado profissional em Ensino de Matemática de uma universidade federal brasileira, no ano de 2022. Os resultados indicam que as implicações no ensino usando modelagem foram evidenciadas, principalmente, no que chamamos de discussões pedagógicas, e o conhecimento matemático para o ensino se revelou, principalmente, nas discussões matemáticas procedidas de forma conjunta entre a professora formadora e os professores em formação. Os questionamentos intencionais empreendidos pela professora formadora foram o mote para elucidar o conhecimento especializado do conteúdo, provocando implicações com relação à antecipação de conteúdos matemáticos que poderiam ser empreendidos em práticas ao se ensinar usando modelagem. Esses resultados elucidaram a importância do compartilhamento de ideias entre os professores em formação continuada para que, em colaboração, aprimoramentos nos conhecimentos se façam presentes ao se discutir uma atividade de modelagem no âmbito da formação continuada de professores.

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Toledo, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Campi Cornélio Procópio e Londrina. Vice-diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - regional Paraná (SBEM-PR). Possui mestrado (2012), doutorado (2016) e pós-doutorado (2022) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Licenciatura Plena em Matemática (2010) pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), atual Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Campo Mourão. Já atuou como Professor Responsável pelas atividades de Estágio do Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, Campus Toledo, Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES) e Docente Orientador do Programa de Residência Pedagógica (RP - CAPES). Pesquisa na área de Educação Matemática, com interesse particular em Modelagem Matemática, associando-a a temas como a Filosofia da Linguagem, na perspectiva de Wittgenstein, a ludicidade e a educação matemática nos primeiros anos escolares. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Educação Matemática e do Grupo de Pesquisa Modelagem Matemática no Contexto Educacional.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Silva, K. A. P. da, & Tortola, E. (2025). Implicações do conhecimento matemático para o ensino usando modelagem matemática: um olhar para as discussões de professores em formação continuada. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(1), 155–185. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p155-185