Implicações do conhecimento matemático para o ensino usando modelagem matemática
um olhar para as discussões de professores em formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p155-185Palavras-chave:
Conhecimento matemático para o ensino, Modelagem matemática, Modelo matemático, Função polinomial do segundo grau, Função definida por duas sentençasResumo
Neste artigo trazemos reflexões para a questão: Quais as implicações do conhecimento matemático para o ensino usando modelagem matemática emergem das discussões de professores em formação continuada? Para isso, nos debruçamos nas discussões dos professores no papel de modeladores em uma atividade de modelagem matemática. A análise de conteúdo, de natureza qualitativa, foi subsidiada por gravações em áudio e vídeo de nove professores participantes de uma disciplina de Modelagem Matemática de um programa de mestrado profissional em Ensino de Matemática de uma universidade federal brasileira, no ano de 2022. Os resultados indicam que as implicações no ensino usando modelagem foram evidenciadas, principalmente, no que chamamos de discussões pedagógicas, e o conhecimento matemático para o ensino se revelou, principalmente, nas discussões matemáticas procedidas de forma conjunta entre a professora formadora e os professores em formação. Os questionamentos intencionais empreendidos pela professora formadora foram o mote para elucidar o conhecimento especializado do conteúdo, provocando implicações com relação à antecipação de conteúdos matemáticos que poderiam ser empreendidos em práticas ao se ensinar usando modelagem. Esses resultados elucidaram a importância do compartilhamento de ideias entre os professores em formação continuada para que, em colaboração, aprimoramentos nos conhecimentos se façam presentes ao se discutir uma atividade de modelagem no âmbito da formação continuada de professores.
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