Modelagem matemática: um estudo sobre sua incorporação na educação básica a partir dos anais do SIPEM
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p124-154Palavras-chave:
Modelagem matemática, Ensino de Matemática., Educação básica, Seminário internacional de pesquisa em educação matemáticaResumo
Esse artigo tem como objetivo investigar a incorporação da Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, mais especificamente, no contexto da Educação Básica. Nesse sentido, foi realizada uma análise, a partir das produções acadêmicas feitas entre os anos 2000 e 2021, dos anais publicados nas 8 edições do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), um dos principais eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). A pesquisa, de abordagem qualitativa considerou, aspectos metodológicos quantitativos e descritivos. Diante desse estudo, observou-se que a Modelagem Matemática pode ser vista em diversos contextos, tanto como uma proposta didática e pedagógica de organização e orientação do trabalho do professor no ambiente escolar quanto como uma proposta de investigação para pesquisas acadêmicas. Além disso, notamos que a Modelagem pode ser incorporada em sala de aula, por meio de diferentes temáticas do dia a dia, por exemplo, ao explorar o consumo de energia elétrica, o consumo de água, a poluição do ar e as compras realizadas em um supermercado. Com isso, entende-se que a Modelagem tem como um de seus potenciais transformar problemas concretos da realidade dos alunos em problemas matemáticos. Diante do exposto, é possível concluir que a utilização da Modelagem, na sala de aula da Educação Básica, pode transformar esse espaço em um ambiente de aprendizagem, contextualizado com a realidade dos alunos, vivo, dinâmico e investigativo.
Referências
Almeida, L. M. W. (2006). Algumas reflexões sobre a pesquisa em Modelagem Matemática. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 157). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.
Almeida, L. M. W.; Dias, M. R. (2004). Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema - Boletim de Educação Matemática, 17(22), p. 19-35. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10529/693.
Almeida, V. H. de. (2018). A Interconexão das Tendências da Educação Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, 1(2), p. 1-15. https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/5/26.
Araki, P. H. H.; Silva, K. A. P. da (2021). Recursos semióticos na produção de signos em atividades de Modelagem Matemática. Anais do VIII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 2150-2164). Uberlândia, Minas Gerais: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf
Araújo, J. de L. (2003). Modelagem Matemática em sala de aula: imaginação ou realidade? Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 140). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.
Barbosa, J. C. (2006). A dinâmica das discussões dos alunos no ambiente de Modelagem Matemática. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 158). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.
Barbosa, J. C. (2003). Modelagem Matemática e perspectiva sócio-crítica. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 140). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bassanezi, R. C. (2002). Ensino–aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Editora Contexto.
Biembengut, M. S. (1999). Modelagem matemática & implicações no ensino e aprendizagem de matemática. Blumenau: FURB.
Borssoi, A. H.; Almeida, L. M. W. de. (2003). Buscando evidências de aprendizagem significativa nas produções dos alunos, em ambiente de Modelagem Matemática. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 141-142). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.
Brasil, Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME.
Brasil, Secretaria de Educação Básica (2006). Orientações Curriculares para o Ensino Médio/ Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. –Brasília: Ministério da Educação.
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF.
Braz, B. C.; Oliveira, W. P.; Kato, L. A. (2018). Práticas de ensino com Modelagem Matemática: influências de momentos vivenciados na formação inicial. Anais do VII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-13). Foz do Iguaçu, Paraná: SBEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/571/543.
Brito, D. dos S.; Oliveira, C. F. de; Milani, C. da S. (2015). A ‘escolarização’ dos espaços vividos nas atividades de Modelagem com Geometria: uma compreensão sob a perspectiva fenomenológica. Anais do VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-13). Pirenópolis, Goiás: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/visipem/anais/story_html5.html.
Burak, D.; Penteado, D. R. (2018). As práticas com Modelagem Matemática na Educação Básica do Paraná: um olhar. Anais do VII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-13). Foz do Iguaçu, Paraná: SBEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/490/537.
D’Ambrósio, U. (1991). Matemática, Ensino e Educação: Uma Proposta Global. Temas & Debates, 1(3), p. 1-16. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/td/issue/view/166/1.
Donato, H.; Donato, M. (2019). Etapas na Condução de Uma Revisão Sistemática. Acta Médica Portuguesa, 32(3), p. 227-235. https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923/5635.
Dos Santos, I. da S. F.; Prestes, R. I.; Do Vale, A. M. (2006). Brasil, 1930-1961: Escola Nova, LDB e Disputa Entre Escola Pública e Escola Privada. Revista HISTEDBR On-line, 22(2), p. 131-149. https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4901/art10_22.pdf.
Fernandes, A.; Tortola, E. (2021). Ludicidade em atividades de Modelagem Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Anais do VIII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 2075-2089). Uberlândia, Minas Gerais: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf.
Ferreira, D. H. L. (2003). O tratamento de questões ambientais através da Modelagem Matemática: uma proposta de trabalho com alunos do Ensino Fundamental. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 139-140). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.
Ferreira, D. H. L.; Wodewotzki; M. L. L. (2006). O tratamento de questões ambientais através da Modelagem Matemática: um trabalho com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 156). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.
Ferruzzi, E. C.; Almeida, L. M. W. de (2009). Modelagem Matemática: contexto para a construção do conhecimento matemático. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 418-419). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.
Hein, N.; Biembengut, M. S. (2003). Princípios de Metamodelagem Matemática. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 138). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.
Herminio, M. H. G. B.; Borba, M. de C. (2009). Reflexões sobre a noção de interesse em projetos de Modelagem Matemática. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 404-405). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.
Júnior, A. G. M.; Espírito Santo, A. O.; Silva; F. H. S. da (2006). O ambiente de Modelagem Matemática e a aprendizagem dos alunos: relatos de experiência. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 156-157). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.
Junior, N. da R. C.; Junior, M. A. K. (2015). A primeira experiência em Modelagem Matemática de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Anais do VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática. Pirenópolis, Goiás: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/visipem/anais/story_html5.html.
Kato, L. A.; Oliveira, W. P. (2020). Um olhar aos núcleos temáticos em Modelagem Matemática que emergiram dos trabalhos do VII SIPEM. Com a Palavra, o Professor, 5(11), p. 284-302. http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/566.
Klüber, T. E.; Burak, D. (2009). Bases epistemológicas e implicações para práticas de Modelagem em sala de aula. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 408-409). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.
Levy, L. F.; Espírito Santo, A. F. do (2009). A Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem e o paradigma epistemológico da complexidade. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 414-415). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.
Lozada, A. de O.; Lozada, C. de O.; Rozal, E. F. (2009). Contribuições para o numeramento em turmas do EJA. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 74-75). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.
Lozada, C. de O.; Morrone, W.; Araújo, M. S. T. de; Amaral, L. H. (2006). Os modelos matemáticos e a sua importância para o ensino de Física no Ensino Médio. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 154-155). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.
Luna, A. V. de A.; Souza, E. G.; Lima, L. B. de S. (2012). Textos sobre Matemática em uma prática pedagógica no ambiente de Modelagem nos anos iniciais. Anais do V Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-21). Petrópolis, Rio de Janeiro: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT10/CC01942151560_A.pdf.
Madruga, Z. E. de F. (2021). Concepções de Modelagem Matemática nas pesquisas em Etnomodelagem. Anais do VIII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 935-949). Uberlândia, Minas Gerais: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf.
Malheiros, A. P. dos S. (2003). A integração entre modelagem Matemática, interdisciplinaridade e tecnologias da informação e comunicação na sala de aula. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 139). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.
Mancera, G.; Camelo, F.; Araújo, J. de L. (2018). Reflexiones sobre metodología crítica en ambientes de Modelación Matemática: dos investigaciones en el contexto colombiano. Anais do VII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-13). Foz do Iguaçu, Paraná: SBEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/schedConf/presentations.
Martins, R. B. G.; Caldeira, A. D. (2021). Inquietações quanto aos processos de Etnomodelagem: a questão da linguagem e da insurreição dos saberes locais e suas relações com a Matemática acadêmica disciplinar. Anais do VIII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1076-1086). Uberlândia, Minas Gerais: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf.
Mendes, T. F.; Oliveira, C. F. de (2018). A inteiração e a matematização em atividades de Modelagem Matemática. Anais do VII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-12). Foz do Iguaçu, Paraná: SBEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/schedConf/presentations.
Mendonça, L. de O.; Lopes, C. E. (2009). A educação estatística no Ensino Médio por meio da Modelagem Matemática. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 472-473). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.
Milani, M. L. C.; Kato, L. A.; Cardoso, V. C. (2015). Modelagem Matemática e aprendizagem de Geometria: possíveis aproximações por meio de vídeos. Anais do VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática. Pirenópolis, Goiás: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/visipem/anais/story_html5.html.
Monteiro, A. (2003). A Modelagem Matemática na perspectiva da Etnomatemática: possibilidades e obstáculos no processo de escolarização. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 73-74). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.
Müller, I. (2000). Tendências Atuais de Educação Matemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 1(1), p. 133-144. https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1225.
Oliveira, M. L. C. de; Barbosa, J. C. (2009). Reformulação de estratégias em Modelagem Matemática: quando os alunos desafiam a condução do professor. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 416-417). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.
Oliveira, A. M. P. de; Barbosa, J. C.; Santana, T. S. (2009). Modelagem Matemática na sala de aula: uma compreensão acerca da resistência dos alunos. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 422-423). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.
Pereira, A. C. C. (2022). Um Levantamento de Pesquisas Brasileiras Envolvendo Instrumentos Matemáticos a Partir de Estudos Publicados no SNHM. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, 5(4), p. 184-211. https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/article/view/15889/9138.
Rodrigues, L. F.; Espírito Santo, A. O. do (2003). Uma proposta transdisciplinar, a educação de jovens e adultos e a Modelagem Matemática. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 142-143). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.
Rosa, M.; Orey, D. C. (2018). Um currículo trivium para a Matemática fundamentado nas perspectivas da Etnomatemática e da Modelagem. Anais do VII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-12). Foz do Iguaçu, Paraná: SBEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/schedConf/presentations.
Sant’ana, M. de F.; Sant’ana, A. A. (2015). Modelagem Matemática: relação entre formulação de perguntas e elaboração de tarefas. Anais do VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática. Pirenópolis, Goiás: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/visipem/anais/story_html5.html.
Santos, L. M. M. dos; Bisognin, V. (2006). Experiências de ensino por meio da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 159). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.
Scarlassari, N. T.; Lopes, C. E. (2019). Mapeamento dos trabalhos publicados no GT 12 do SIPEM. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 14, p. 1-17. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62131/40936.
Silva, L. A. da; Oliveira, A. M. P. de (2012). A tensão da elaboração da situação-problema no planejamento do ambiente de Modelagem Matemática. Anais do V Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-21). Petrópolis, Rio de Janeiro: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT10/CC02580726527_A.pdf
Luna, A. V. de A.; Souza, E. G.; Lima, L. B. de S (2012). Textos sobre Matemática em uma prática pedagógica no ambiente de Modelagem nos anos iniciais. Anais do V Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-21). Petrópolis, Rio de Janeiro: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT10/CC62296965504_A.pdf.
Silva, M. S. da; Santana, T. S. (2012). Os “discursos de distanciamento” dos professores no ambiente de Modelagem Matemática. Anais do V Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-21). Petrópolis, Rio de Janeiro: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT10/CC01942151560_A.pdf.
Souza, E. G.; Luna, A. V. de A. (2015). Modos de praticar Matemática em Modelagem Matemática. Anais do VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática. Pirenópolis, Goiás: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/visipem/anais/story_html5.html.
Tatsch, K. J. S.; Bisognin, V. (2006). Modelagem Matemática no Ensino Médio: uma alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 159-160). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).