Modelagem matemática: um estudo sobre sua incorporação na educação básica a partir dos anais do SIPEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p124-154

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Ensino de Matemática., Educação básica, Seminário internacional de pesquisa em educação matemática

Resumo

Esse artigo tem como objetivo investigar a incorporação da Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, mais especificamente, no contexto da Educação Básica. Nesse sentido, foi realizada uma análise, a partir das produções acadêmicas feitas entre os anos 2000 e 2021, dos anais publicados nas 8 edições do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), um dos principais eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). A pesquisa, de abordagem qualitativa considerou, aspectos metodológicos quantitativos e descritivos. Diante desse estudo, observou-se que a Modelagem Matemática pode ser vista em diversos contextos, tanto como uma proposta didática e pedagógica de organização e orientação do trabalho do professor no ambiente escolar quanto como uma proposta de investigação para pesquisas acadêmicas. Além disso, notamos que a Modelagem pode ser incorporada em sala de aula, por meio de diferentes temáticas do dia a dia, por exemplo, ao explorar o consumo de energia elétrica, o consumo de água, a poluição do ar e as compras realizadas em um supermercado. Com isso, entende-se que a Modelagem tem como um de seus potenciais transformar problemas concretos da realidade dos alunos em problemas matemáticos. Diante do exposto, é possível concluir que a utilização da Modelagem, na sala de aula da Educação Básica, pode transformar esse espaço em um ambiente de aprendizagem, contextualizado com a realidade dos alunos, vivo, dinâmico e investigativo.

Biografia do Autor

Sara Martins Bessa, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos da Universidade Estadual do Ceará

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2023). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) (2019). Especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos FAFIDAM/UECE, residente na área de Educação Matemática. Possui Experiência como Formador regional do MaisPaic na CREDE 7 Canindé na área de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2019), experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé . Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), especialização em matemática pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Realizou pós-doutorado na área de Telecomunicações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outro na área de Ensino na Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações. Tem atuado nos seguintes temas: equações diferencias especiais, ensino de física e de matemática, formação docente, tecnologias de informação e comunicação e metodologias de ensino e aprendizagem.

Referências

Almeida, L. M. W. (2006). Algumas reflexões sobre a pesquisa em Modelagem Matemática. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 157). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.

Almeida, L. M. W.; Dias, M. R. (2004). Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema - Boletim de Educação Matemática, 17(22), p. 19-35. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10529/693.

Almeida, V. H. de. (2018). A Interconexão das Tendências da Educação Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, 1(2), p. 1-15. https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/5/26.

Araki, P. H. H.; Silva, K. A. P. da (2021). Recursos semióticos na produção de signos em atividades de Modelagem Matemática. Anais do VIII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 2150-2164). Uberlândia, Minas Gerais: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf

Araújo, J. de L. (2003). Modelagem Matemática em sala de aula: imaginação ou realidade? Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 140). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.

Barbosa, J. C. (2006). A dinâmica das discussões dos alunos no ambiente de Modelagem Matemática. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 158). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.

Barbosa, J. C. (2003). Modelagem Matemática e perspectiva sócio-crítica. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 140). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bassanezi, R. C. (2002). Ensino–aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Editora Contexto.

Biembengut, M. S. (1999). Modelagem matemática & implicações no ensino e aprendizagem de matemática. Blumenau: FURB.

Borssoi, A. H.; Almeida, L. M. W. de. (2003). Buscando evidências de aprendizagem significativa nas produções dos alunos, em ambiente de Modelagem Matemática. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 141-142). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.

Brasil, Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME.

Brasil, Secretaria de Educação Básica (2006). Orientações Curriculares para o Ensino Médio/ Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. –Brasília: Ministério da Educação.

Brasil, Secretaria de Educação Fundamental (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF.

Braz, B. C.; Oliveira, W. P.; Kato, L. A. (2018). Práticas de ensino com Modelagem Matemática: influências de momentos vivenciados na formação inicial. Anais do VII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-13). Foz do Iguaçu, Paraná: SBEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/571/543.

Brito, D. dos S.; Oliveira, C. F. de; Milani, C. da S. (2015). A ‘escolarização’ dos espaços vividos nas atividades de Modelagem com Geometria: uma compreensão sob a perspectiva fenomenológica. Anais do VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-13). Pirenópolis, Goiás: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/visipem/anais/story_html5.html.

Burak, D.; Penteado, D. R. (2018). As práticas com Modelagem Matemática na Educação Básica do Paraná: um olhar. Anais do VII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-13). Foz do Iguaçu, Paraná: SBEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/490/537.

D’Ambrósio, U. (1991). Matemática, Ensino e Educação: Uma Proposta Global. Temas & Debates, 1(3), p. 1-16. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/td/issue/view/166/1.

Donato, H.; Donato, M. (2019). Etapas na Condução de Uma Revisão Sistemática. Acta Médica Portuguesa, 32(3), p. 227-235. https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923/5635.

Dos Santos, I. da S. F.; Prestes, R. I.; Do Vale, A. M. (2006). Brasil, 1930-1961: Escola Nova, LDB e Disputa Entre Escola Pública e Escola Privada. Revista HISTEDBR On-line, 22(2), p. 131-149. https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4901/art10_22.pdf.

Fernandes, A.; Tortola, E. (2021). Ludicidade em atividades de Modelagem Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Anais do VIII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 2075-2089). Uberlândia, Minas Gerais: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf.

Ferreira, D. H. L. (2003). O tratamento de questões ambientais através da Modelagem Matemática: uma proposta de trabalho com alunos do Ensino Fundamental. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 139-140). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.

Ferreira, D. H. L.; Wodewotzki; M. L. L. (2006). O tratamento de questões ambientais através da Modelagem Matemática: um trabalho com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 156). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.

Ferruzzi, E. C.; Almeida, L. M. W. de (2009). Modelagem Matemática: contexto para a construção do conhecimento matemático. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 418-419). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.

Hein, N.; Biembengut, M. S. (2003). Princípios de Metamodelagem Matemática. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 138). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.

Herminio, M. H. G. B.; Borba, M. de C. (2009). Reflexões sobre a noção de interesse em projetos de Modelagem Matemática. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 404-405). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.

Júnior, A. G. M.; Espírito Santo, A. O.; Silva; F. H. S. da (2006). O ambiente de Modelagem Matemática e a aprendizagem dos alunos: relatos de experiência. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 156-157). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.

Junior, N. da R. C.; Junior, M. A. K. (2015). A primeira experiência em Modelagem Matemática de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Anais do VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática. Pirenópolis, Goiás: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/visipem/anais/story_html5.html.

Kato, L. A.; Oliveira, W. P. (2020). Um olhar aos núcleos temáticos em Modelagem Matemática que emergiram dos trabalhos do VII SIPEM. Com a Palavra, o Professor, 5(11), p. 284-302. http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/566.

Klüber, T. E.; Burak, D. (2009). Bases epistemológicas e implicações para práticas de Modelagem em sala de aula. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 408-409). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.

Levy, L. F.; Espírito Santo, A. F. do (2009). A Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem e o paradigma epistemológico da complexidade. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 414-415). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.

Lozada, A. de O.; Lozada, C. de O.; Rozal, E. F. (2009). Contribuições para o numeramento em turmas do EJA. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 74-75). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.

Lozada, C. de O.; Morrone, W.; Araújo, M. S. T. de; Amaral, L. H. (2006). Os modelos matemáticos e a sua importância para o ensino de Física no Ensino Médio. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 154-155). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.

Luna, A. V. de A.; Souza, E. G.; Lima, L. B. de S. (2012). Textos sobre Matemática em uma prática pedagógica no ambiente de Modelagem nos anos iniciais. Anais do V Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-21). Petrópolis, Rio de Janeiro: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT10/CC01942151560_A.pdf.

Madruga, Z. E. de F. (2021). Concepções de Modelagem Matemática nas pesquisas em Etnomodelagem. Anais do VIII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 935-949). Uberlândia, Minas Gerais: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf.

Malheiros, A. P. dos S. (2003). A integração entre modelagem Matemática, interdisciplinaridade e tecnologias da informação e comunicação na sala de aula. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 139). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.

Mancera, G.; Camelo, F.; Araújo, J. de L. (2018). Reflexiones sobre metodología crítica en ambientes de Modelación Matemática: dos investigaciones en el contexto colombiano. Anais do VII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-13). Foz do Iguaçu, Paraná: SBEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/schedConf/presentations.

Martins, R. B. G.; Caldeira, A. D. (2021). Inquietações quanto aos processos de Etnomodelagem: a questão da linguagem e da insurreição dos saberes locais e suas relações com a Matemática acadêmica disciplinar. Anais do VIII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1076-1086). Uberlândia, Minas Gerais: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf.

Mendes, T. F.; Oliveira, C. F. de (2018). A inteiração e a matematização em atividades de Modelagem Matemática. Anais do VII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-12). Foz do Iguaçu, Paraná: SBEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/schedConf/presentations.

Mendonça, L. de O.; Lopes, C. E. (2009). A educação estatística no Ensino Médio por meio da Modelagem Matemática. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 472-473). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.

Milani, M. L. C.; Kato, L. A.; Cardoso, V. C. (2015). Modelagem Matemática e aprendizagem de Geometria: possíveis aproximações por meio de vídeos. Anais do VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática. Pirenópolis, Goiás: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/visipem/anais/story_html5.html.

Monteiro, A. (2003). A Modelagem Matemática na perspectiva da Etnomatemática: possibilidades e obstáculos no processo de escolarização. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 73-74). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.

Müller, I. (2000). Tendências Atuais de Educação Matemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 1(1), p. 133-144. https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1225.

Oliveira, M. L. C. de; Barbosa, J. C. (2009). Reformulação de estratégias em Modelagem Matemática: quando os alunos desafiam a condução do professor. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 416-417). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.

Oliveira, A. M. P. de; Barbosa, J. C.; Santana, T. S. (2009). Modelagem Matemática na sala de aula: uma compreensão acerca da resistência dos alunos. Anais do IV Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 422-423). Brasília, Distrito Federal: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIV.pdf.

Pereira, A. C. C. (2022). Um Levantamento de Pesquisas Brasileiras Envolvendo Instrumentos Matemáticos a Partir de Estudos Publicados no SNHM. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, 5(4), p. 184-211. https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/article/view/15889/9138.

Rodrigues, L. F.; Espírito Santo, A. O. do (2003). Uma proposta transdisciplinar, a educação de jovens e adultos e a Modelagem Matemática. Anais do II Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 142-143). Santos, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemII.pdf.

Rosa, M.; Orey, D. C. (2018). Um currículo trivium para a Matemática fundamentado nas perspectivas da Etnomatemática e da Modelagem. Anais do VII Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-12). Foz do Iguaçu, Paraná: SBEM. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/schedConf/presentations.

Sant’ana, M. de F.; Sant’ana, A. A. (2015). Modelagem Matemática: relação entre formulação de perguntas e elaboração de tarefas. Anais do VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática. Pirenópolis, Goiás: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/visipem/anais/story_html5.html.

Santos, L. M. M. dos; Bisognin, V. (2006). Experiências de ensino por meio da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (p. 159). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.

Scarlassari, N. T.; Lopes, C. E. (2019). Mapeamento dos trabalhos publicados no GT 12 do SIPEM. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 14, p. 1-17. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62131/40936.

Silva, L. A. da; Oliveira, A. M. P. de (2012). A tensão da elaboração da situação-problema no planejamento do ambiente de Modelagem Matemática. Anais do V Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-21). Petrópolis, Rio de Janeiro: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT10/CC02580726527_A.pdf

Luna, A. V. de A.; Souza, E. G.; Lima, L. B. de S (2012). Textos sobre Matemática em uma prática pedagógica no ambiente de Modelagem nos anos iniciais. Anais do V Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-21). Petrópolis, Rio de Janeiro: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT10/CC62296965504_A.pdf.

Silva, M. S. da; Santana, T. S. (2012). Os “discursos de distanciamento” dos professores no ambiente de Modelagem Matemática. Anais do V Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 1-21). Petrópolis, Rio de Janeiro: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT10/CC01942151560_A.pdf.

Souza, E. G.; Luna, A. V. de A. (2015). Modos de praticar Matemática em Modelagem Matemática. Anais do VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática. Pirenópolis, Goiás: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/visipem/anais/story_html5.html.

Tatsch, K. J. S.; Bisognin, V. (2006). Modelagem Matemática no Ensino Médio: uma alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Anais do III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática (pp. 159-160). Águas de Lindóia, São Paulo: SBEM. https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemIII.pdf.

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Bessa, S. M., Oliveira, F. W. S., & Paulino, O. F. (2025). Modelagem matemática: um estudo sobre sua incorporação na educação básica a partir dos anais do SIPEM. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(1), 124–154. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p124-154