Aula chat de matemática: o papel do professor nas interações síncronas com alunos do ensino médio <br> Mathematics' chat class: the teacher's role in synchronous interactions with high school students

Autores

  • Leonardo José da Silva Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.
  • Odete Pacubi Baierl Teixeira Universidade Estadual Paulista "Julio de mesquita Filho". Faculdade de Ciências - Unesp/Bauru

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Matemática, Chat Educacional

Resumo

Neste artigo serão discutidos os resultados da pesquisa de doutorado cujo foco foi analisar a prática discursiva de alunos e professor em uma aula chat de Matemática no Ensino Médio. Utilizando elementos da análise do discurso, foi construída uma ferramenta analítica que visando categorizar os discursos de professor e alunos durante uma sessão de chat. Apesar das dificuldades do professor em lidar com o intenso fluxo comunicativo e com a linguagem simbólica matemática, o ambiente chat se mostrou profícuo para os processos de ensino e aprendizagem de Matemática.

 

In this article it will be partially discussed the doctorate's research results conducted by the author. The goal here is to analyze how is the teacher, who is also the author of the study, coordinated the discursive dynamics in mathematics’ chat class in high school. Using elements of discourse analysis, it was built an analytical tool aiming to categorize the teacher talks and the students. Despite the difficulties of the teacher in dealing with the intense communication flow and the symbolic language of mathematics, the environment chat proved fruitful for the processes of teaching and learning mathematics.

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Biografia do Autor

Leonardo José da Silva, Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

Doutor em Educação para ciência - Unesp/Bauru.

Prof. de depto de Matemática do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - ICE/UFJF.

Odete Pacubi Baierl Teixeira, Universidade Estadual Paulista "Julio de mesquita Filho". Faculdade de Ciências - Unesp/Bauru

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a ciências. Unesp/Bauru.

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

SILVA, L. J. da; TEIXEIRA, O. P. B. Aula chat de matemática: o papel do professor nas interações síncronas com alunos do ensino médio &lt;br&gt; Mathematics’ chat class: the teacher’s role in synchronous interactions with high school students. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/23925. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

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Artigos