Potências da aula de matemática
sobre a trama de uma feira de ciência sustentável
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p005-024Palavras-chave:
Matemática, Oficinas com matemática, Sustentabilidade, CartografiaResumo
Este artigo apresenta recortes de uma oficina relacionando a matemática e a organização de uma feira de ciências sustentável produzida e desenvolvida com estudantes de Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Professora Herondina de Medeiros Zeferino, localizada em Florianópolis, SC. O objetivo é problematizar a matemática que acontece no processo de produção de uma feira de ciências e, ao mesmo tempo, enfatizar sua potência, na medida em que opera como um suporte para a tomada de decisões, descartes, escolhas e estratégias. A cartografia é a abordagem teórico-metodológica que aporta sustentação ao estudo. Com isso, visa-se traçar percursos que apostam na interrogação, no fazer com e na complexidade das vivências partilhadas, construindo caminhos que possam fazer da matemática um lugar para o exercício crítico do pensar.
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