Modelagem matemática e tecnologias digitais: uma aprendizagem baseada na ação <br> Math modeling and digital technologies: a learning based in action
Palavras-chave:
Abstração Reflexionante. Aprendizagem. Engenharia Didática. Modelagem Matemática. Tecnologias Digitais.Resumo
O presente artigo expõe o recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga a construção de conceitos matemáticos por estudantes do ensino médio em uma escola técnica federal. Adota-se como proposta metodológica a Engenharia Didática de M. Artigue na condução e realização das atividades. Analisa-se a produção dos estudantes à luz da teoria da abstração reflexionante de J. Piaget. Mostra-se a título de conclusão parcial do experimento na presente pesquisa que o uso das tecnologias digitais oportunizou aos sujeitos envolvidos o desenvolvimento e manutenção de formas de pensamento as quais foi possível que cada um construísse e desenvolvesse os seus próprios significados para os conceitos matemáticos abordados.
This article exposes the clipping of a doctoral research in progress investigating the construction of mathematical concepts by high school students in a federal technical school. Is adopted as proposed methodology Didactic Engineering M. Artigue in conducting and carrying out of activities. It analyzes the production of students in the light of the theory of reflective abstraction of J. Piaget. It is shown as partial completion of the experiment in this study that the use of digital technologies provided an opportunity to the subjects involved the development and maintenance of forms of thought which it was possible that each build and develop their own meanings for the addressed mathematical concepts.
Metrics
Referências
ALLEVATO, N. S. G (2005). Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Geociências e Ciências Exatas.
ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. (2012) Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo. Contexto.
ANTON, H.; RORRES, C. (2012) Álgebra Linear com aplicações. 10º Ed. Porto Alegre. Bookman.
ANTON, H.; BUSBY, R. (2003) Contemporary Algebra. Hoboken, New Jersey: Wiley.
ARAÚJO, J. L. (2002) Cálculo, tecnologias e modelagem matemática: as discussões dos alunos. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Geociências e Ciências Exatas.
ARTIGUE, M. (1996) Engenharia Didática. Didáctica das Matemáticas (Dir, Jean Brun). Trad. Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, Horizontes Pedagógicos.
BEHRENDS, E. (2000) Introduction to Markov Chains: with special emphasis on rapid mixing. Berlin: Vieweg.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. (2011) Modelagem Matemática no ensino. 5º edição. São Paulo. Contexto.
BLUM, W,; NISS, M. (1991) Applied Mathematical Problem Solving, Modelling, Applications, and Links to Order Subjects. Trends and Issues in Mathematics Instruction. Educational Studies in Mathematics. Dordrechts, v. 22, n.1, p.37-68.
BORSSOI, A. H. (2013) Modelagem matemática, aprendizagem significativa e tecnologias: articulações em diferentes contextos educacionais. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Londrina (UEL). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
LOPES, L. S.; ALVES, G. L. P.; FERREIRA, A. L. A. (2015) A Simetria nas Aulas de Matemática: uma proposta investigativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 549-572, abr./jun.
MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. (2011) Modelagem em Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Autêntica.
MALHEIROS, A. P. S. (2004) A produção matemática dos alunos em um ambiente de modelagem. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Geociências e Ciências Exatas.
MOREIRA, M. A. (2011) Unidade de Enseñanza Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista. Porto Alegre, v.2, n.1, p.43-63. Agosto de 2011. Quadrimestral.
SILVA, R. S.; BARONE, D. A. C. ; BASSO, M. V. A. (2015) Modelagem Matemática e TICs: Possibilidades Para Uma Abordagem Interdisciplinar De Conceitos Através da Tecnologia Informática. In: IX CLIOA, 2015, Porto Alegre. Congresso Latino-americano Interdisciplinar Orientado ao Adolescente (CLIOA). v. 1. p. 1-12.
SOARES, D. S. (2012) Uma abordagem pedagógica baseada na análise de modelos para alunos de biologia: qual o papel do software? Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Geociências e Ciências Exatas.
SOISTAK, A. V. (2010) Uma experiência com a modelagem matemática no Ensino Médio Profissionalizante. In: Modelagem Matemática: uma perspectiva para a Educação Básica. BRANDT, C. F.; BURAK, D.; KLÜBER, T. E. (Org.). Ponta Grossa. Editora UEPG.
SKOVSMOSE, O. (2007) Educação Crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. Tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo. Cortez.
PIAGET, J. (1977) A Tomada de Consciência. São Paulo: Melhoramentos. Tradução de Edson Braga de Souza. Editora da Universidade de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).