Ensino e aprendizagem da matemática no contexto da implementação de um novo programa: os pais contam? <br> Teaching and learning mathematics in the context of a new program implementation: parents count?

Autores

  • Luís Menezes Instituto Politécnico de Viseu (Portugal)
  • Floriano Viseu Centro de Investigação em Educação e Universidade do Minho
  • Sandra Conceição Agrupamento de Escolas de Aveiro, Portugal

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem da Matemática, Programa de Matemática do 1.º ciclo do ensino básico, Apoio parental

Resumo

Este estudo realizou-se no contexto da implementação, em Portugal, de um novo programa de Matemática do ensino básico que introduziu profundas mudanças relativamente ao anterior. No processo de aprendizagem da Matemática é largamente reconhecida a importância dos pais/EE (Encarregados de Educação). A sua influência está dependente do conhecimento que têm e do envolvimento com a escola. É neste quadro que esta investigação, que adota uma metodologia mista, se coloca, ao propor-se compreender o que sabem e pensam os pais/EE do programa de Matemática e que apoio prestam aos seus educandos na aprendizagem desta disciplina. A análise de dados, que resultam da aplicação de questionário e entrevista a pais/EE (de duas escolas, uma urbana e outra rural), revela que estes se apercebem de um conjunto de alterações nas aprendizagens dos seus educandos, nomeadamente no cálculo mental, na resolução de problemas e no raciocínio matemático. Os pais/EE têm uma opinião favorável do programa de Matemática. Em termos de apoio parental, os pais/EE mostram estar atentos aos seus educandos e consideram que a sua ação é essencial.

 

This study was conducted in the context of the implementation, in Portugal, of a new program of mathematics for primary education, which introduced profound changes over the previous one. In the process of mathematics learning is widely recognized the importance of parents/Guardians (G). Its influence is dependent on the knowledge they have, and on their involvement with the school. It is in this context that this research, which adopts a mixed methodology, stands, trying to understand what parents/G know and think about mathematics program, and what support they provide to their children in the learning of this discipline.Data analysis, resulting from the application of a questionnaire and an interview (with parents/G of two schools, one urban and another one rural), shows that they realize a set of changes in learning of their children, particularly in mental calculation,  problem-solving and mathematical reasoning. Parents/G have a favorable opinion about the mathematics program. In terms of parental support in mathematics, parents/G show to be attentive to their children and consider their action essential.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luís Menezes, Instituto Politécnico de Viseu (Portugal)

Doutor em Educação, Especialização em Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa. Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viseu (Portugal). Investigador do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde

Floriano Viseu, Centro de Investigação em Educação e Universidade do Minho

Doutor em Educação, especialidade de Didática da Matemática – Professor de Didática da Matemática

Sandra Conceição, Agrupamento de Escolas de Aveiro, Portugal

Mestre em Didática da Matemática – Professora do Ensino Básico

Referências

BERRY III, R. (2008). Access to upper-level mathematics: The stories of successful African American middle school boys. Journal for Research in Mathematics Education, 39(5), 464-488.

CASARIN, N., & RAMOS, M. (2007). Família e aprendizagem escolar. Revista Psicopedagogia, 42(74), 182-201.

DAVIES, D. (1989). As escolas e as famílias em Portugal: realidade e perspectivas. Lisboa: Livros Horizonte.

LIMA, L. (2000). Administração escolar em Portugal: da revolução, da reforma e das decisões políticas pós-reformistas. In A. Catani & R. Oliveira (Orgs.), Reformas educacionais em Portugal e no Brasil, Belo Horizonte, Autêntica, 41-76.

LOURENÇO, L. (2008). Envolvimento dos encarregados de educação na escola: conceções e práticas. (Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa).

MARQUES, R. (1999). A escola e os pais: como colaborar? Lisboa: Texto Editora.MARQUES, R. (2001). Educar com os pais. Ensinar e aprender. Lisboa: Presença.

MATOS, J. (2015). A importância do envolvimento parental no desenvolvimento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem (Tese de Mestrado, Universidade Católica Portuguesa).

MENEZES, L., & SILVA, A. (2003). Pais, filhos, professor e comunicação matemática. Actas do Profmat 2003 (edição CD-ROM). APM: Lisboa.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2007). Programa de Matemática do ensino básico. Lisboa: DGIDC.

MOREIRA, A., & SAMPAIO, M. (2000). A Parceria entre a escola, a família e a comunidade: à descoberta da matemática e a dinamização da biblioteca como formas de envolvimento dos pais. Escola/Família/Comunidade. Lisboa: Ministério da Educação.

OLIVEIRA, M. (2010). Relação Família-Escola e Participação dos Pais. (Tese de Mestrado, ISET Porto).

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD) (2003). Programme for International Student Assessment - PISA 2003: Tchnical Report. OECD.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD) (2006). Programme for International Student Assessment - PISA 2003: Tchnical Report. Paris: Autor..

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). (2006). Assessing Scientifi c, Reading and Mathematical Literacy: A Framework for PISA 2006. Paris: Autor.

PEREIRA, I., CANAVARRO, J., CARDOSO, M., & MENDONÇA, D. (2008). Envolvimento parental na escola e ajustamento em crianças do 1º ciclo do ensino básico. Revista portuguesa de pedagogia, 41(1), 91-110.

PONTE, J. P., & SERRAZINA, L. (2009). O Novo Programa de Matemática: Uma oportunidade de mudança. Educação & Matemática, 105, 2-6.

RUIVO, M. (2014). Envolvimento Parental na Escolaridade dos filhos Emoções e qualidade percepcionadas por alunos de 2º e 3ºciclo. (Tese de Mestrado, ISPA Lisboa).

SHELDON, S., & EPSTEIN, J. (2005). Involvement Counts: Family and Community Partnerships and Mathematics Achievement. The Journal of Educational Research, 98(4), 196-207.

TUCHAPESK, M. (2004). O Movimento das tendências na relação escola-família-matemática. (Tese de Mestrado, Universidade Estadual Paulista).

VILLAS-BOAS, M. A. (2000). A parceria entre a Escola, a Família e a Comunidade: trabalhos de casa para o desenvolvimento da literacia. Lisboa: Ministério da Educação.

VILLAS-BOAS, M. A. (2001). Escola e família: Uma relação produtiva de aprendizagem em sociedades multiculturais. Lisboa: ESE João de Deus.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

MENEZES, L.; VISEU, F.; CONCEIÇÃO, S. Ensino e aprendizagem da matemática no contexto da implementação de um novo programa: os pais contam? &lt;br&gt; Teaching and learning mathematics in the context of a new program implementation: parents count?. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25474. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos